O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá tentar se manter no posto para mais um mandato, nas eleições de 2026. É o que defende o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Petista, assim como o presidente, Haddad afirma que há consenso no Partido dos Trabalhadores (PT) para Lula ser novamente o candidato da sigla para o comando do Palácio do Planalto. Em outubro de 2026, período da próxima eleição presidencial, Lula terá 81 anos.
“Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026”, disse Haddad, em entrevista ao jornal O Globo nesta terça-feira, 2. “Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute.”
Leia mais:
Ou seja, o ministro da Fazenda sinalizou que o PT e outros partidos já conversam a respeito do planejamento para a reeleição de Lula. Em 2022, o petista contou com apoio formal de cinco diferentes siglas: Solidariedade, PSB, Avante, Agir e Pros. Além disso, a chapa contou com duas federações: a Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a composta por Psol/Rede Sustentabilidade.
Haddad, Lula, PT e reeleição
A afirmação de Haddad vai contra o discurso proferido por Lula durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o hoje presidente garantiu que não seria candidato à reeleição. De acordo com o ministro da Fazenda, ele o PT parecem ter mudado de opinião depois de um ano desde a volta ao poder.
Ainda na entrevista a O Globo, Haddad falou que os petistas precisam pensar quem poderá, eventualmente, ser o candidato do partido na disputa presidencial de 2030. Pela legislação eleitoral, Lula, caso seja reeleito, não poderá concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
Leia também: “Medidas de Haddad são um ‘equívoco extraordinário’, diz entidade”
“Não participo das reuniões internas sobre isso”, disse Haddad. “Mas, excluído 2026, o fato é que a questão vai se colocar. E penso que deveria haver uma certa preocupação com isso.”
Ex-prefeito de São Paulo, Haddad foi o candidato do PT a presidente em 2018. Na ocasião, chegou ao segundo turno, mas perdeu a eleição para Jair Bolsonaro.
Leia também: “O ano fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 197 da Revista Oeste
Se ele se candidatar, deverá ter um vice geriatra pra cuidar da sua cuca, que já está bem fora da casinha. Imagina ele viajando pelo mundo e triplicando as besteiras que diz. O PT vai sumir sem Lula. Não tem ninguém pra ficar no seu lugar. Aliás, nunca prepararam alguém pra isso, Lula se acha o único.
E olha que ele já está bem gagá!
Como são ridículos,, dá pena..
Esses idiotas só vão ao banheiro, se o todo poderoso mandar, simples….
Sr Terribelli, parabéns pelo excelente resumo de uma percepção pouco divulgada. O “duende megalomaníaco” é apenas um porta-bandeira, com todo respeito às escolas de samba, e sabe que a natureza virá buscá-lo em breve e com ajuda da inseparável 51. Assim, a aniquilação de opositores de peso seguirá após o fim próximo do martírio de J Bolsonaro: já tem gente na fila, como Zema e Tarcísio, para serem caluniados, difamados , lacrados, ou quiçá, até assassinados explicitamente na ponta de uma faca, por quedas de aviões ou envenenamento made in Kremlin.
Não tem nada a ver com comunismo, capitalismo, etc …. São só negócios para os oligarcas das Capitanias Hereditárias.
Consenso, sim. O ditador lula manda e tidos concordam. Ditador não larga o poder jamais. Vê se aprende, otário.
País que não prioriza educação não pode evoluir. Muitos eleitores nem conhecem os candidatos e jogam essa bomba nas costas de todos nós .
País que não prioriza educação não pode evoluir. Muitos eleitores nem conhecem os candidatos e jogam essa bomba nas costas de todos nós .
Deus no livre dessa desgraça . Só ganha se fraudarem novamente a eleição .
quem é pior? Lula ou Haddad? Pobre brasileiro que perdeu a liberdade de escolher seu presidente. Parabéns aos que se isentaram, á mída e aos pseudointelecuais que colocaram o Brasil em uma ditadura. Sorriam.
Só rindo para não chorar. Lula é ídolo do Haddad e isso é catasteofico
Kkk. “consenso” ou obediência? Kkk
Que Haddad que nada , conversa fiada , não existe candidato na esquerda a função do lula foi tirar o Bolsonaro .
A ideia mesmo é governar o país com um “parlamento de onze togados” a serviço de quem “exatamente” ainda não dá para saber e vão tentar isso assim que o lula for para o saco preto ou for considerado inapto por qualquer outro motivo.
ou alguém tem duvida?
Para isso tem que manter o Bolsonaro bem longe de qualquer possibilidade de participação política para o que quer que seja , senão o projeto todo afunda.
O Bolsonaro que se cuide pois com certeza vão tentar novamente elimina-lo fisicamente como antes se desta vez não conseguirem prende-lo afinal quem ele indicar terá enormes chances de ser eleito ao contrario do lula em que as indicações serão verdadeiros abraços de afogados.
Os políticos sabem muito bem disso tudo , afinal fazem pesquisas particulares e sigilosas o tempo todo.
Vai ser muito difícil se eleger com lula ao lado em qualquer palanque .
Já perceberam que na cortina de fumaça da futura consulta publica do tse não consta a opção do voto impresso?
Fico imaginando o que devem estar pensando os que achavam o Bolsonaro tosco e ruim., ainda bem que pensamentos não tem som.
Os asseclas sendo os vassalos de um ideologismo fracassado, só rindo mesmo.
Papo furado do medíocre Haddad. Lula está preparando o incompetente ministro da fazenda para ser o candidato do PT em 2026. Só ganhará se for daquele mesmo modo, que elegeu o ex-presidiário.
Lula já cumpriu o seu papel que foi o.de tirar do poder Bolsonaro, com quem concorre ao título de pior líder que o país que o país já ofereceu a nossa gente. Incumbe-lhe agora renunciar a favor de Alckmin. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Lula já cumpriu o seu papel que foi o.de tirar do poder Bolsonaro, com quem concorre ao título de pior líder que o país que o país já ofereceu a nossa gente. Incumbe-lhe agora renunciar a favor de Alckmin. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!