O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “é necessário e deve ser imediato”. Ele deu a declaração na edição desta quinta-feira, 29, do programa Faroeste à Brasileira.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Carlos Portinho ainda disse que 34 senadores já confirmaram o voto em favor do impeachment. No dia 9 de setembro, os parlamentares vão apresentar à mesa do Senado as assinaturas dos deputados e da população.
Número de senadores que apoiam o impeachment ainda é insuficiente
O parlamentar explicou que, depois de o pedido ser protocolado, haverá a possibilidade de se fazer um requerimento de urgência para que a mesa tramite o processo de forma rápida. No entanto, é necessário conseguir 41 assinaturas.
“Temos 34 senadores que já confirmaram votos”, afirmou Carlos Portinho. “Teremos de buscar mais seis, para conseguir o requerimento de urgência.”
Segundo o senador, é necessário trabalhar para que isso aconteça. “Não fazer nada não é uma opção”, disse. “Isso não é um Fla x Flu. É a nossa liberdade que está em jogo.”
Processos para o impeachment de Alexandre Moraes
Alexandre de Moraes encabeça a lista de 59 pedidos de impeachment de ministros do STF registrados no Senado, com 24 solicitações.
Se o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aceitar o pedido, será iniciado um processo célere que pode durar cerca de um mês.
Nesse período, parlamentares e a defesa de Alexandre Moraes vão analisar e debater a denúncia. Depois, será julgada no plenário com a presença dos 81 senadores. Para uma condenação, 54 senadores — dois terços — terão de votar a favor do impeachment.
O 24º pedido de impeachment contra Alexandre Moraes ganhou força depois de o jornal Folha de S.Paulo divulgar mensagens que sugerem que o magistrado teria utilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma ilegal para dar base a inquéritos contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Isso é BRASIL. Vai dar em nada!
Mais fácil cair Kin Jon Un, Putin e Maduro.
O povo não está muito preocupado com isso. O abaixo assinado que corre no site da Ghange org, até agora só conseguiu um milhão e cento e setenta e cinco mil assinaturas, está capengando e creio que se passar de um milhão e duzentos mil, será muito. Acho que quem abriu o abaixo assinado esperava muito mais apoio.
ESSE ENERGÚMENO INTITULADO MINISTRO JÁ DEVIA TÁ PRESO JUNTAMENTE COM TODA AQUELA CORJA DO SUPREMO TRIBUNAL DAS TREVAS…IMPEACHMENT UMA OVA.
JÁ SABÍAMOS QUE TÍAMOS UM CONGRESSO OMISSO E CONIVENTE COM ESSES BANDIDOS DO STF E DO TSE…
INSEGURANÇA JURÍDICA TOTAL…
Ora nobre senador, o povo quer ação, já cansou de blá blá blá.
Esta conversa que depende do presidente do senado para tocar isto pra frente, é balela.
O regimento do senado, diz que se houver 50% mais 1 de assinaturas, o presidente é obrigado a colocar pra andar…
Nobre senador.
O povo espera ação, pois os mesmos já estão cansados de blá blá blá..