Aborrecidos por causa das intromissões do Congresso no governo Bolsonaro, internautas reagem; presidente da Câmara sinaliza recuo
Descontentes com as interferências dos Poderes Legislativo e Judiciário no governo Jair Bolsonaro, manifestantes de oito Estados mais o Distrito Federal se organizaram em carreatas para protestar no domingo 19 contra parlamentares do Congresso e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as reivindicações estava a flexibilização do isolamento social.
O alvo favorito das manifestações, que ocorreram nas ruas e na internet, foi o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Dois dias antes, ele e Bolsonaro haviam trocado farpas por causa da aprovação do auxílio bilionário para ajudar os governadores que decretaram o isolamento social — no Twitter, mais de um milhão de pessoas pediram “ForaMaia”.
Pouco depois de encerradas as manifestações de domingo, uma bomba explodiu: o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) denunciou um golpe acordado entre Maia e a oposição para derrubar o presidente da República. Imediatamente, as bases de apoio de Bolsonaro subiram a hashtag “FechadosComBolsonaro”, que conseguiu 463 mil engajamentos.
Para retaliar o governo, Maia garantiu que não aprovaria as iniciativas do Planalto, salvo aquelas relacionadas ao combate à pandemia de coronavírus. Anteontem, em reação a essa medida, o segundo maior ataque ao presidente da Câmara se concentrou na hashtag “MaiaInimigoDoBrasil”. A frase registrou 513 mil perfis tuitando sobre ela.
A ofensiva nas redes sociais surtiu efeito: o presidente da Câmara voltou atrás e afirmou que pautará determinados projetos do governo federal. Por outro lado, Bolsonaro dobrou a aposta e quer emplacar na chefia da Casa um aliado seu. Conforme noticiou Oeste, um dos nomes cotados para representá-lo é o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Monitoramento Oeste
Apesar de Maia recuar, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro continuam mostrando força na internet. Ontem, “MaiaTraidorNacional” somou no Twitter 273 mil engajamentos. Portanto, é o terceiro maior ataque empreendido comparado às hashtags mais recentes. Ocupou os trending topics por todo o dia e se manteve na liderança por aproximadamente três horas.
Paralelamente, “MaiaSabotador” mostrou bom desempenho, ao chegar aos assuntos mais comentados. Todavia, não passou da quinta posição e, no total, juntou 33 mil perfis envolvidos. Enquanto isso, Facebook e Instagram não apresentaram resultados à altura dos vistos no Twitter. E os esforços ficaram restritos a páginas ligadas à direita, bem como a apoiadores de Bolsonaro.
As notícias da imprensa tradicional limitaram-se à cobertura de sempre: “Maia é alvo de ataques”, “presidente da Câmara defende democracia”, e “Bolsonaro apoia atos antidemocráticos contra o Congresso Nacional”. Por outro lado, por meio de pesquisas a plataformas especializadas em monitoramento de notícias realizadas por Oeste, verificou-se que as matérias com engajamento futuro mais positivo, ou seja, as que têm maior chance de aparecer no Google, são as de cunho negativo a Maia.
No buscador, as pesquisas envolvendo o nome “Rodrigo Maia” aguçaram a curiosidade de todos os Estados brasileiros. Os termos relacionados são “Jair Bolsonaro” e “Roberto Jefferson”. No entanto, palavras-chave “golpe” e “corrupção” também estão associadas a Maia, que aparecem assim que o internauta procura por informações sobre o presidente da Câmara.
Diariamente, 4,7 milhões de usuários brasileiros fazem algum tipo de consulta no Google. Sendo assim, é uma plataforma de busca muito importante para a construção de reputações na internet.
Rodrigo Maia, um deputadéco eleito pelo Rio com míseros 70 mil votos, execrado pelos brasileiros, está afrontando um presidente eleito com 58 milhões de votos e com apoio popular majoritário. E o pior, o Politiqueiro TOP que preside a Câmara, tem apoio de comparsas no Congresso, no STF e na imprensa lixo! Inversão total da lógica dos fatos!
Deveríamos elaborar uma lista com o título OS MAIS ODIADOS DO BRASIL, POlÏTICOS E EXTREMA IMPRENSA.
Aqui vão alguns nomes, c ada um se sinta a vontade para acrescer nomes.
1- Rodrigo Maia
2- Alcolumbre
3- Doria
4- Witzel
5- Ciro Gomes
6- Freixo
7- Toffoli
8- Lewandowski
9-Marco Aurélio
10- Alexandre de Moraes
11- Celso de Mello
12- Frota
13- Lula
14- Gleisi Amante Hoffman
15- Renan Calheiros
16- Humberto Costa
17- Carlos Lupi
Acho que a lista vai chegar no mínimo a uns 300 nomes.
Claro, faltou colocar:
#GloboLIXO, Folha de SP, VEJA, ISTOÉ, Antagonista, Carta Capital, etc,etc
Não subestimem a capacidade dos cariocas de elegerem e reelegerem corruptos e assemelhados.
Também fiz esse trajeto. Aquilo tornou-se puro lixo manipulador.
Aproveitadores de plantão usam de qualquer meio, inclusive uma catástrofe mundial, para tentar inescrupulosamente combater um governo que vem derrotando sistematicamente o “mecanismo”. Uma engrenagem que está funcionando no país desde a Constituição de 1988, que de “cidadã” não tem nada, pelo contrário, engessou a nossa vida pública de modo que os “mesmos de sempre” perpetuam-se no Poder para tungar o cidadão comum e a sociedade. A internet, ao invés da educação, libertou o povo que reagiu à tanta roubalheira e elegeu um”outsider”, o mesmo que por todos os meios estão tentando derrotar. Inclusive com aplicação de métodos autoritários e totalitários procuram tolher a nossa liberdade, a mesma liberdade que possibilitou a reação da população. Não vão nos calar: #ForaMaia!!!!
Perfeito, Paulo.
#ForaMaia. Mesmo ele retrocedendo, o estrago em sua vida política já está feito e pode dar adeus à ela. Nem para vereador se elege e espero que os cariocas tenham juízo e respeito pelo Brasil. Outros seguirão seu caminho se insistirem neste jogo sujo de prejudicar o Bolsonaro, pensando que não prejudicam o Brasil.
Como o assunto é o Botafogo, começo com a hastag: #foramaia. E afirmo, este bandido não tem estatura moral para ser presidente da câmara de deputados. Está envolvido nas propinas da Oderecht, fato denunciado pela Policia Federal. Inclusive, está sob investigação engavetada pela procuradora à época. Quis atravessar o rubicão e se deu mal. Vai perder a presidência e será levado ao local que merece : a cadeia. Será líder na papuda.
Os sorrateiros ratos de porão ficam só à espreita da fraqueza e da noite para atacar.
Não constroem nada, só destroem!
Só não sei ainda se é um ratão ou só um camundongo…
Exatamente como alguns amigos que já se manifestaram, eu também deixei a cusoé… ficou parecida com a mídia de bosta que temos por aí… aqui, por tudo que já li, pela colunista Ana Paula (que muito admiro) está valendo muito a pena
Imparcialidade, é por isso que eu assinei esta Revista.
As passeatas deveriam levar bandeiras que a maioria do povo apoiaria: mudanças nos critérios de nomeações para o STF e das eleições para presidente da Câmara e do Senado. Além é claro de protestar contra 5 ou 6 Ministros do STF os políticos corruptos. Onde está a emenda popular de combate à corrupção. Existem outras bandeiras que deveriam aparecer mais.
Vou comparar o Nhonho a um porcão do mato, enquanto está no junto ao bando é corajoso, mas na hora que fica sózinho vira comida de onça.
A imprensa tradicional, para não dizer outra coisa, está aparelhada há muito tempo. A Globolixo, FSP, Estadão, Correio Brasiliense, O Antagonista (decepção), entre muitos outros, deixaram de fazer jornalismo faz muito tempo. A mamata acabou, são órfãos e o desespero aumenta a cada dia, principalmente quando percebem que o presidente se fortalece cada vez mais.
finalmente podemos ler algo que seja fiel à realidade. Assinei a Oeste e recomendo.
Eu também
Obrigado revistaoeste por reportages imparciais!
Nossa imprenssa se tornou um lixo e vocês sao os melhores.
Esse maia é um bosta que se acha!
Também estou satisfeito com migração da Crusoé, onde fiquei por mais de um ano, para a Oeste e tenho divulgado com os amigos para fazerem esta migração também. São tão crápulas, que bloquearam a aba dos comentários para mim (dizem que está bloqueada por problemas para todos, mas não acredito nisto), pois sabem que iria divulgar esta migração para a Oeste por lá.
Eu também estava de mãos atadas, sem ter o que ler, não li mais o antagonista. Fiquei feliz quando um amigo me indicou a revista oeste!
Crusoé e Antagonistas se venderam. Hoje são mais um 247 da vida. Virou uma mentiraiada só.
Também fiz esse trajeto. Aquilo tornou-se puro lixo manipulador.
Devagar, a construção de Maia como estadista, feita pela grande imprensa, vai sendo desfeita. O tempo vai mostrando sua pequenez e periculosidade. Só mesmo o desespero de uma mídia sem verbas públicas explica a cobertura dada a um deputado inexpressivo como Maia.
Não nos iludamos, num guerra nuclear, as baratas e os ratos sobreviveriam, portanto é preciso esmaga-las no calcanhar da bota, se não ressurgirão.
Eu estava sem ter o que ler, até que um amigo me indicou a revista oeste, bom conteúdo, imparcial e principalmente, sem sensacionalista, estou muito satisfeito.
Com certeza, não nos iludamos. Vigiemos, pois são perigosos.
Eu tb gostei muito da revista.Imparcial, apresenta fatos verídicos e atualizados. Que a cada dia fique melhor. Parabens.
Dar so uma dica: Fica do lado da verdade que essa revista vai longe.
Um abraço .