O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é persona non grata no país. Em comunicado na manhã desta segunda-feira, 19, Tel-Aviv condenou as declarações do petista, que comparou a contraofensiva israelense em Gaza ao extermínio de 6 milhões de judeus.
“Não esqueceremos nem perdoaremos”, escreveu o chanceler Israel Katz, em mensagem à diplomacia brasileira. “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse.”
No domingo 18, durante entrevista coletiva na Etiópia, o presidente acusou Israel de cometer genocídio em Gaza. Para Lula, a reação israelense é similar ao morticínio praticado pelo ditador nazista Adolf Hitler.
Em mais um momento de insanidade Lula compara o Governo de Israel a Hitler, quando promoveu a morte de milhões de judeus em câmaras de gás. pic.twitter.com/g8uxXKcrRW
— Delegado Ramagem (@delegadoramagem) February 18, 2024
O recado de Katz segue a onda de repúdio que teve início logo depois das declarações do petista. O presidente do Yad Vashem, mais importante memorial sobre o Holocausto, qualificou as afirmações de Lula como ultrajantes. “É extremamente decepcionante que Lula tenha recorrido à distorção do Holocausto e à propagação de sentimentos antissemitas”, lamentou Dani Dayan, em comunicado.
Confederação Israelita do Brasil condena declarações de Lula
Em entrevista a Oeste, o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, classificou as declarações de Lula “lamentáveis” e “fruto de ignorância”.
“É mais ignorância do que outra coisa”, disse o presidente do Conib. “É frustrante, porque o presidente Lula tem ambições de desempenhar um papel relevante no cenário geopolítico internacional. Mas conseguiu uma única coisa: uma manifestação do Hamas, que aplaudiu suas falas.”
Leia mais:
Segundo Lottenberg, o apoio do Hamas é prejudicial ao presidente e ao Brasil. “Lula acabou sendo reconhecido por uma organização terrorista que sabe sequestrar, matar e colocar crianças vivas dentro de fornos”, afirmou. “Esse grupo é composto de criminosos. É uma pena que o nosso presidente seja aplaudido por esse tipo de pessoas. É lamentável.”
Menção ao nazismo revolta instituições judaicas
Instituições ligadas a Israel condenaram o discurso em que Lula comparou a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, promovido pelo nazista Adolf Hitler. Emitiram comunicados o Instituto Brasil-Israel, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) e a StandWithUs.
O Instituto Brasil-Israel afirmou que a declaração de Lula “é um erro grosseiro, que infla tensões e mina a credibilidade do governo brasileiro como um interlocutor pela paz”. “Não há paralelo histórico a ser feito com a guerra em reação aos ataques do Hamas”, observou.
Já a Fierj destacou que Israel e os judeus “não são genocidas”. A federação ainda chamou a comparação ao nazismo de “descabida” e cobrou do governo brasileiro a libertação de reféns.
Leia também:
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Fazer uma comparação como essa reforça a visão distorcida sobre quem são os judeus e as reais causas da guerra, porque Israel foi atacado pelo grupo terrorista Hamas”, constatou a Fierj. “Diante de tudo isso, não é possível que os governantes brasileiros não tenham, efetivamente, feito gestos para condenar o verdadeiro terrorismo imposto pelo Hamas, mesmo havendo dentre as vítimas brasileiros.”
A StandWithUs, instituição educacional sobre Israel, também comentou o assunto e classificou o discurso de Lula como “desastroso”. Para a entidade, “é evidente seu profundo desconhecimento” sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o conflito histórico entre Israel e os palestinos.
“O presidente Lula ultrapassou neste domingo todos os limites”, declarou a entidade, em nota. “Atacou Estado judeu com uma declaração infame, que envergonhará o Brasil por muito tempo.”
Este Crápula Com Verborragia Diarréica deveria ser considerado Non Grato em varios países, inclusive no BRASIL.
Declarar o presidente do Brasil como “persona non grata” é o mínimo que Israel deve fazer. Não deve ser desconsiderada a hipótese de chamar seu embaixador no Brasil de volta o que elevaria o grau de repúdio às insanidades proferidas por esse governo. Lamentavelmente temos no planalto um chefe de executivo nazista e antissemita e isso deve ser proclamado em alto e bom som para todos os países.
O que o pelêgo quer ?
DINHEIRO !
Só fez isso para chamar a atenção do seu patrão, sempre trabalhou para os filhos de Caim.
Que feio !
Ele quer mais dinheiro !
Este larápio já é persona non grata na casa dos brasileiros honestos há muito tempo.
Agora é hora de aproveitar e votar seu impeachment no Congresso para ficarmos livres desta praga.
Israel precisa expulsar o chanceler brasileiro!!!
Nós brasileiros também declaramos que Lula da Silva também é Persona Non Grata no Brasil ; )
EU ESTOU MAIS IMPRESSIONADA AINDA POIS NÃO TIVEMOS MANIFESTAÇÃO DOS PRESIDENTES DO SENADO FEDERAL E NEM DA CAMARA DOS DEPUTADOS!!!!!!!!!
CONVOQUEM UM PLEBISCITO PARA QUE O PROPRIO POVO VOTE A RETIRADA DESSE CANALHA DO PODER!!!!!!
PQ NÃO FAZEM ISSO. AFINAL. O PODER É DO POVO!!!!!!! DEMOROU!
A sua ignorância só nos envergonha.
Ele também é persona non grata no Brasil.
E quando vamos fazer o mesmo aqui no Brasil? Na minha casa esse verme plantador de uvas é persona non grata.
Quem fala o que quer, ouve o que não deve. LLule é analfabeto de pai e mãe.
Está na hora de devolver este marginal para cadeia, que é o único lugar deste antissemita desgraçado.
Lula sendo…..Mula
O que essa mula falou de bom até agora ….nada
Em Israel também, no Brasil é só ele sair na rua para perceber que é persona non grata. Por isso tem que fazer evento em ambiente fechado e controlado.
Esse boçal, ignorante e um grande imbecil não tem limites. Você não me representa seu canalha analfabeto.
O Brasil tem que reagir às atrocidades ditas por este mentecapto.
Tem a cara do capeta e age como tal.
O 9 é a besta que está no pentagrama vermelho, é a desgraça do país. Vai receber impeachment, junto com Pacheco.
Ser pessoa não grata é uma situação conhecida do molusco, aqui no Brasil ele não pode sair na rua. Uma vergonha!
Surpresa nenhuma aqui no Brasil esse pilantra ladrão anticristo também é odiado pela maioria do povo bem , só os que se beneficiam da roubalheira que esse vagabundo promove é que mantém simpatia a ao filho do demo.
PERSONAS NON GRATAS SAO TODAS AQUELAS QUE COLOCARAM UM EX-PRESIDIRARIO COMO PRESIDENTE DE NOSSA NAÇAO. “TODAS” !!!!
Pegou em fio pelado.
Como sempre a velha imprensa passando um pano por cima das falas desse crápula, não passa em lugar nenhum, até mesmo porque a mamata voltou, os milhões caindo na conta, pois seguem a diretriz que: “Pagando bem, que mal tem”. Mas o que eu sempre digo que o que me conforta é saber que essas pessoas tem um lugar lhes aguardando no fogo do inferno.
Apesar de ter sido colocado na presidência do nosso país , o descondenado não passa de um cachaceiro ignorante que não representa a
Maioria do povo brasileiro
Lula sendo…..Lula .
tenho nojo desse desgraçado FDP ladrão de nove dedos idiota crápula
Para os marginais de esquerda, negar a realidade, inventar narrativas, fantasiar denegrindo quem não-é-de-esquerda, relativizando fatos sempre favoráveis a si, invertendo papéis, dizendo, desdizendo, voltando a dizer, etc…, não há o mínimo problema, jamais se avexarão por isso.
Depende, naturalmente, da conveniência, tão somente!
Esse vagabundo ladrão é Persona non grata em qualquer lugar!
O idiota se acha o maior estadista de todos os tempos. E tem uma platéia estúpida o suficiente para aplaudir as asneiras que saem da boca do imbecil. Digno de dó! Assim como seus eleitores.
MAIS IGNORANTES SAO OS QUE COLOCARAM UM EX-CONDENADO POR CORRUPÇÃO COMO PRESIDENTE DESTA NAÇAO.
MOSSAD ajudará para remover eLe?
Não quero presidente comunista-nazista. Ele tabém ficará persona non grata aqui no Brasil mais cedo que que se espera.
Bravo! O cachaceiro conseguiu. Cada dia que passa, o mundo vê, de fato, quem é essa figua abjeta, que essa justiça vil, providenciou de tirar da cadeia e alçá-lo à cadeira presidencial.
Espetacular reação de Israel, mais ainda é pouco. Espero que venha outras sanções. Lula de tanto se achar esperto, não cabe no cargo que ocupa. Vergonha mundial. Impeachment, já!!!