O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça disse neste domingo, 18, que o Brasil abdicou de sua neutralidade diplomática em relação à guerra na Faixa de Gaza. Além disso, o magistrado sugeriu que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tomou posição na guerra e apoia “um grupo terrorista”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O Brasil tomou sua posição”, disse Mendonça, durante um culto evangélico na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo, cuja transmissão foi feita pelo YouTube. “Em resposta, tomei a minha posição: defendo a devolução de todos os sequestrados. Acho que o erro maior é apoiar um grupo terrorista que mata crianças, jovens e idosos gratuitamente.”
Mendonça visitou Israel depois do massacre do dia 7 de outubro
Na ocasião, Mendonça contou que visitou Israel depois do massacre do dia 7 de outubro. No Estado judeu, o ministro disse que conversou com o embaixador brasileiro no país, Frederico Meyer, e pediu neutralidade na guerra.
“Tivemos um almoço com o embaixador e fiz uma colocação: ‘nossa diplomacia é marcada por uma busca de equilíbrio e imparcialidade, então o senhor não acha que se a gente caminhasse mais nesse sentido, em vez de endossarmos uma petição da África do Sul que acusa Israel de genocídio, seria um caminho melhor para sermos agentes de paz?’”, disse o ministro, sem citar a data da conversa.
O magistrado disse que a resposta de Meyer foi na linha contrária à posição de neutralidade em relação ao conflito. “Ele me respondeu: ‘no mundo de hoje não há espaço para o cinza, ou é preto ou é branco”, disse.
Leia também: “Deputados protocolam pedido de impeachment de Lula por ‘fala desastrosa’ contra Israel”
Depois da conversa com o embaixador, Mendonça disse que também tomou uma posição. Ele disse que pediu a todos os cristãos para não se omitirem sobre o conflito na Faixa de Gaza.
Leia mais: “Novo vai à PGR por ‘fala criminosa’ de Lula contra Israel”
“Eu e você, como cristãos, somos chamados a tomar posições, como tudo na vida”, disse o ministro. “Não entro e não vou entrar em lutas por causas ou por atos que não acredito ou não aprovo.”
Leia também: “Deputado propõe repúdio a Lula por fala contra Israel”
Ele também disse que “o cristão não pode se omitir em relação a questões e condutas em relação às quais estão em jogo princípios e valores essenciais”. “Não é sair de mártir, mas o cristão também não lava as mãos”, afirmou.
Neste domingo, ele fez uma postagem no Twitter/X, mencionando “tempos difíceis” e citou um versículo da Bíblia: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo doce e do doce amargo.”
Leia mais: “Ministro da Defesa de Israel diz que acusação de Lula é ‘ultrajante e abominável'”
Por favor Ministro Mendonça, não é possível que VS e o Ministro Kassio, que foram indicados ao STF pelo presidente Bolsonaro, não se oponham ao que o Alexandre Moraes e os outros esquerdistas do STF fazem. Vocês tem que ser um contraponto a eles. Vi VS se curvar em embate com o AM, VS tem que criticar seus pares sem dó, em prol deus ideais. Tem que ir na imprensa e colocar seus pontos de vista. Parece que o STF só tem 1 ministro!
Então temos que ter mais DISCERNIMENTO sobre este comentário: ” Brasil tomou posição pró ramas ” , Não é bem assim. O mais SENSATO É : Um pseudo presidente MOLUSCO tomou posição pró ramas , não os BRASILEIROS, e são uma GRANDE MAIORIA !
Nenhum membro do colegiado contesta as inconstitucionalidades cometidas por Moraes, que não são poucas, porém deveriam a Instituição está desmoralizada perante a opinião pública, inclusive no exterior.
NOSSA!!!!!! ESSE GRANDE INDICADO PELO BOLSONARO FALA !!!!! E TEM OUTRO !!!
A menos que seja um jogo combinado, o que é praxe no STF, o rodizio de filhadaputisse, que ultimamente tem parado na triste figura do Simão Bacamarte de toga com a sua sanha louca de prender todo mundo, Mendonça que se prepare para ser humilhado e escorraçado no plenário do STF. O Simão precisa espancar os indicados por Bolsonaro, pra deixar bem claro que eles venceram o bolsonarismo, ainda que seja na base de ilegalidades e de pura sacanagem.
Devia ficar calado! Nada de política na Suprema Corte. Atenha-se a Constituição.
Aí discordo. Não estamos mais em uma democracia, muito menos em um Estado de Direito, se todos no STF falam e proferem ais maiores besteiras, cretinices e sacanagens, por que os indicados por Bolsonaro não podem?
Respondi não gostei pois é uma posição que um monistro do stf não deveria fazer! Está fazendo a esma coisa que a avassaladora maioria do stf fazendo política, não é? A coisa está degringolando de vez. Não tem nenhum (já incluindo o outro inidcado pelo capitão) no stf que não faz política!!!!!!!
Todos tem o direito de opinar, isso é democracia!
“ministro” Mendonça, só uma palavra o define: COVARDE
Concordo! Quando precisou nenhuma palavra…
Nossa! Eu estou surpresa, pois Mendonça fala. Todas as atrocidades cometidas pelo STF, nunca percebi uma manifestação contundente dele. Mesmo a de hoje é morna!
Pois é!
Logo quando voltar para o plenário do stf o xandão manda ele calar a boca e desdizer o que disse. Todos os frouxos têm medo do ditador, inclusive o fux, judeu e omisso.
Quanto aos presos Pol[iTicos do xandão do pt. nada! FaLta-lhe altivez, medo ou chantagem? Morno!
Profundamente evangélico e um tremendo de um cagão covarde. Tú é ministro igual ao marginal
Poderia fazer alguma coisa. O outro, Nunes Marques, também é um bundão.
Bolsonaro foi traído por todos os lados.
EU quero é novidades desse desgoverno apoia TERRORISTA DEMONIZA POLICIA INDOLATRA A BANDIDAGEM #ROUBA SÓ PRÁ TOMAR UNA CEVEJINHA#
A MAIORIA ESMAGADORA BRASILEIRA É CONTRA O TERRORISMO>
Pelo amor de Deus a revista OESTE , nao pode dar uma manchete , que da uma interpretação e quando voce le o artigo a gente fica na duvida. De acordo com a JP 82% dos brasileiros são a favor de Israel , 15% neutros e só 3% é a favor dos terroristas do HAMMAS.
NÃO CONFUNDAM A NOSSA CABEÇA REVISTA OESTE ,COM MANCHETES DUBIAS.
Está equivocado o ministro.
O Brasil de Lula, de Flávio Dino, Alexandre de Moraes e outros excrementos da República, pode ser, pode ter tomado partido dos abomináveis bestas assassinas do Hamas.
Porém, o verdadeiro Brasil, dos verdadeiros brasileiros, tomou partido dos vítimas do bárbaro ataque.
O Ministro André Mendonça está na mesma linha da maioria dos brasileiros. O próprio Jesus Cristo nos ensinou:’ Não podemos ser mornos. Ou somos quentes ou somos frios’!
O Mendonça está errado que apoia o Hamas não é o Brasil é o Luladrão e seus asseclas.
Lula orientado por Amorín e Janja. Esperar o quê? É muito lixo acumulado,exalando toda podridão …
Quem apoia ditadores apoia também a terroristas. Ja tivemos uma presidente (anta) assaltante de banco e terrorista confessa, temos um presidente ladrao e corrupto que é amigo de ditadores tambem corruptos apoiados por narcotraficantes, contrabandistas e contraventores.
Fica cada vez mais obvia a necessidade de manutençao de um sistema eleitoral apoiado em urnas eletronicas nao auditaveis.
Ninguem mais acredita que existam tantos brasileiros ignorantes, bolsistas e traficantes que tenham votado nesse verme que esta frequentando o palacio do planalto.
Espero que os que se vangloriaram de ter colocado esta pessoa na presidência da República reconheça o seu erro ,independente do seu vieis político é inimaginável um presidente de uma república democrática ser a favor de terroristas . Este posicionamento revela a falta de condições de ser o presidente do país. Ao mesmo tempo revela o que sempre foi , uma pessoa que sempre procurou dividir o seu país, utilizando-se de vários artifícios. Este foi o mais recente.colocar Árabes contra judeus em nosso país, quando nosso lema sempre foi pregar a harmonia entre os povos..
Esse André medonha não faz nada para barrar o totalitarismo e enfrentar os déspotas do STF. Um cara fraco e sem posição. Muito lamentável tudo isso. Se fosse eu ocupando uma cadeira desse esse maldito Xandão cabeça de piroca iria ver com quantos pau se faz uma canoa.
Apesar dessa manifestação tardia sobre Israel ser válida, a indicação de Mendonça ao STF foi um erro do bolsonaro. Um homem fraco para o STF.
Impressionante, André Mendonça foi o único ministro do STF que condenou a repugnante fala de lula sobre Israel. O Barroso e o Fux, amboe Judeus, ficaram quietinhos
A posição do Ministro é a coerência que a sociedade clama, esse gesto confirma o que o gov. Bolsonaro que o indicou que ministro do STF não deve ser cão fiel do governo que o indicou, ondes os valores são invioláveis, que suas opiniões fora dos autos não esteja atrelada a causas julgadas na corte.
Não tem jeito!
Esses caras do stf, tem que se colocarem no seus devidos lugares, e não, ficarem dando pitacos em política.
Numa democracia de fato, a sua Suprema Côrte, só se manifesta, no momento de exercerem suas funções de “juízes”….
Ficou claro que não é só o Descondenado que é racista, mas todo o seu Desgoverno tem que ser punido e marcado como Nazistas, tem que haver também a extinção dos Partidos que apoiam essa idéia, como PT, PSOL e toda esquerdalha.
Chamamos de coerencia a posição do Ministro, ele por se pessoa importante sua voz ecoa, fazendo com isso apoiador dessa barbarie
Vossa excelência prestaria um serviço a nação de também opussese contra as aberrações cometidas por seus pares na instituição que lhe paga aliás paga até demais, e impedisse que patriotas inocentes, jornalistas fossem presos para satisfazer desejo de vingança do governo ilegítimo que ora ocupa a presidência.
Exatamente! São muitas as aberrações e injustiças a serem denunciadas. E este ministro tem se calado diante de todas elas. Foi “omisso” (para dizer o mínimo!) inclusive nos dias que antecederam a morte do Clezão. Um verdadeiro cristão, que também é chamado a ser “profeta” e denunciar o que está errado, precisa se posicionar.