Ministério das Relações Exteriores reconhece vitória de aliado de Evo Morales
O governo brasileiro se manifestou em relação ao resultado da eleição presidencial da Bolívia. Em nota divulgada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores, o Executivo federal reconhece a vitória da chapa encabeçada por um aliado de Evo Morales.
Leia mais: “Ernesto Araújo rebate Maia: ‘Só teme a parceria Brasil-EUA quem teme a democracia’”
Além do reconhecimento em si, a chancelaria brasileira direcionou mensagem à dupla vitoriosa e ao povo da Bolívia como um todo. “O governo brasileiro felicita os senhores Luis Alberto Arce Catacora e David Choquehuanca por sua eleição à presidência e vice-presidência do Estado Plurinacional da Bolívia e saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia”, diz trecho do conteúdo divulgado pelo Itamaraty.
“Disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum”
“O governo brasileiro afirma sua disposição de trabalhar com as novas autoridades bolivianas com vistas à implementação de iniciativas de interesse comum e no âmbito dos laços de amizade, vizinhança e de cooperação que unem os dois países e seus povos”, prosseguiu o Ministério das Relações Exteriores, pasta comandada por Ernesto Araújo.
Processo eleitoral
Fora a felicitação e a exposição do interesse em manter relações diplomáticas e comerciais com a Bolívia, o Itamaraty enalteceu como se deu o processo eleitoral do país vizinho. A eleição presidencial boliviana foi acompanhada por órgãos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU).