publicidade
Política

The Fake Judge: documentário sobre Moraes estreia no Brasil em novembro

Produção dirigida pelo jornalista português Sérgio Tavares ficará disponível no dia 1º de novembro

Cartaz do documentário sobre o ministro Alexandre de Moraes
Cartaz do documentário sobre o ministro Alexandre de Moraes | Foto: Reprodução/Instagram

O documentário The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath (O Falso Juiz: A História de uma Nação nas Mãos de um Psicopata, em tradução livre), que aborda a atuação controversa do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), vai estreiar no Brasil em novembro. A produção é dirigida pelo jornalista português Sérgio Tavares.

De acordo com a Media Truth Studios, responsável pelo projeto, a proposta é apresentar depoimentos que, segundo o estúdio, “exponham a ditadura imposta no Brasil” pelo magistrado. Entre os entrevistados, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Bia Kicis (PL-DF).

Receba nossas atualizações

Além de políticos, o longa contará com relatos de Michael Shellenberger, Chris Smith, Allan dos Santos, Paulo Figueiredo, Silas Malafaia, Adalberto Piotto, Ludmilla Grilo, Karina Michelin, Oswaldo Eustáquio e de pessoas identificadas como “refugiados do 8 de Janeiro” que atualmente vivem na Argentina e Itália.

A estreia do filme acontecerá diretamente no canal de Sérgio Tavares no YouTube, a partir de 1º de novembro, com expectativa de repercussão entre apoiadores e opositores do ministro do STF.

Documentário de Moraes conquistou grande público nos Estados Unidos

O ministro Alexandre de Moraes, em sessão da 1ª Turma do STF - 5/8/2025 | Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo
O ministro Alexandre de Moraes, em sessão da 1ª Turma do STF – 5/8/2025 | Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo

De 16 a 19 de agosto, o documentário The Fake Judge foi visto em Orlando, Nova York, Connecticut e Boston, onde registrou grande público. Em Orlando, mais de 200 pessoas acompanharam a estreia, entre elas o jornalista Allan dos Santos e a juíza Ludmila Grillo. Em Nova York, esteve presente o lutador Renzo Gracie.

Já em Boston, 150 espectadores lotaram a sala, e as camisetas “The Fake Judge: eu fui” se esgotaram rapidamente. O diretor anunciou que os próximos eventos também terão venda de produtos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na época, foi anunciado que o filme teria novas sessões em Miami, Dallas, cidades da Califórnia e novamente em Boston, desta vez em um espaço maior para atender à demanda dos imigrantes brasileiros. Na Europa, está programada a volta aos cinemas de Portugal e exibições em Madri, Londres, Barcelona, Paris, Milão, Roma e Berlim.

Durante a turnê nos EUA, Tavares contou que o ex-funcionário do Departamento de Estado Mike Benz demonstrou interesse em assistir à obra. “Ele tem proximidade com a administração norte-americana”, disse o jornalista português. “O que pode levar o documentário rapidamente a Donald Trump.”

Entre os que já assistiram ao documentário está o deputado português Marcus Santos (Chega). “Ele nos alerta para os riscos que a liberdade de expressão enfrenta quando o Judiciário passa a impor censura”, afirmou o parlamentar, que é brasileiro. “A Justiça não pode ser usada como arma para calar vozes discordantes.”

2 comentários
  1. Miklós Battonyai
    Miklós Battonyai

    Quero assistir sabendo que ja sei tudo que será mostrado…entretanto interessante por deixar claro a TODOS um extrato de tudo que estamos sofrendo por intermedio desse despota…

  2. Rosângela Gomes
    Rosângela Gomes

    Será que a nossa pujante democracia permitirá que assistamos ao documentário?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade