O deputado federal André Janones (Avante-MG) emitiu uma nota em que pede desculpas por suas falas homofóbicas na Câmara dos Deputados na quarta-feira 5. As declarações foram dadas depois que o Conselho de Ética da Casa decidiu pelo arquivamento do seu processo de cassação pela suposta prática de “rachadinha”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Janones só decidiu se pronunciar sobre as falas homofóbicas depois que um usuário do Twitter/X criticou o parlamentar pelos ataques a Éder Mauro (PL-PA). “O André Janones vive enfiado em briga usando xingamentos homofóbicos: ‘bichona’, ‘viado’, ‘boiolinha’”, escreveu Bruno Sartori. “Não dá pra passar pano pra isso não.”
O parlamentar comentou o vídeo e concordou que fez falas homofóbicas durante discussões. “Você tem razão, Bruno. Não é justificável e não vai mais acontecer. Peço sinceras desculpas”, disse Janones.
Janones emite nota por falas homofóbicas
Nesta quinta-feira, 6, o deputado decidiu emitir uma nota pública de desculpa à comunidade LGBTQIA+. Alegou que depois de “passado o calor do momento” em que foi “atacado pelo ódio”, por “insultos” e “até ameaças”, refletiu sobre suas atitudes.
“Eu sei que tem gente que passou pano para algumas falas que eu fiz”, falou. “Mas aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e ‘devolver na mesma moeda’, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos.”
Declarou querer se desculpar com “todos que se sentiram ofendidos”. Além disso, fez “o compromisso de não cometer mais esse erro”. “No mais, vamos seguir trabalhando por um Brasil mais justo e por cenas mais honrosas que as promovidas ontem pela truculência dos golpistas de extrema-direita.”
Janones tem mandato salvo
O deputado federal André Janones arrumou confusão com pelo menos três deputados depois de ter tido o mandato salvo pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na quarta-feira 5. Chegou a chamar o parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG) para brigar ao lado de fora da Casa Baixa.
Vídeos mostram momentos depois do encerramento da comissão. Ele aparece sendo segurado e puxado pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) ao partir para cima do presidente da Comissão de Educação, Nikolas Ferreira — que é amparado pelo parlamentar Delegado Caveira (PL-PA).
“Vamos lá fora, vamos nós dois”, disparou Janones a Nikolas durante a discussão. O presidente da Comissão de Educação também chama o acusado de “rachadinha”: “Vem, vamos lá fora”. Ele é apoiado pelo colega Zé Trovão (PL-SC).
Depois de fazer ataques a Nikolas, Janones continua andando para fora do plenário com ajuda de Jack Rocha (PT-ES). O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) começa a filmá-lo e dizer que “ajudaram a liberar a rachadinha”.
+ Saiba quem votou para salvar o mandato de Janones
“Você já matou”, fala Janones para Gayer. “Você matou. Você matou. Você é um assassino”, emenda o parlamentar ao ser puxado para fora do local pela deputada Jack Rocha.
Outros deputados se juntam para seguir o deputado do Avante para fora do plenário. Zé Trovão começa a gritar “rachadinha” e também passa a ser atacado por Janones. Ambos precisam ser contidos por outros parlamentares e pela Polícia Legislativa.
Esse deputado é um rato morto e fétido. Nem urubu quer comer.
Esse deputado jãojão é um cara de pau convicto, protegido pelos compadres e “cumpanheiros” de partido, escora-se nessa turma de passadores de pano pra inventar mentiras mirabolantes, convenientes para o plano de sustentação da esquerda no poder… Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Um apelo ao digno povo mineiro.
Não reelejam esse traste.
Promessa de bandido é até o próximo roubo! SÓ as rosáceas acreditam!
Cadê as rosáceas da Paulista para dizer que foi homofobia? A grobelixeba? Os vagabundos do PT, PSOL e afins….Vão tomar no centro da mãe dos senhores, gente safada!
Isso aí é homofobia, tipificada como crime.
Cadê os supremos “defensores ” do Estado Democrático de Direito para enquadrar esse criminoso?
Cadê a “bancada” do psol, multicolorida como as araras?