O ex-governador paulista João Doria anunciou nesta segunda-feira, 23, que desiste da pré-candidatura à Presidência da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em pronunciamento transmitido por suas redes sociais, o vencedor das prévias tucanas comunicou que abre mão da disputa por não ser o consenso da sigla.
“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB”, afirmou Doria.
“Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano.”
Doria fez um discurso breve, que evitou tom de conflito e exaltou realizações no período como prefeito de São Paulo e, posteriormente, no governo estadual. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, esteve presente no evento, ao lado do ex-governador.
“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve. Com a sensação inequívoca do dever cumprido e missão bem realizada”, declarou.
“Agradeço aos que sempre me defenderam, aos que foram leais e que defenderam a democracia interna do partido. Seguirei como observador sereno do meu país, à disposição para a guerra a que for chamado, seja na vida pública seja na privada. Até breve.”
Relacionadas
Linha do tempo da pré-candidatura de Doria
Doria venceu as prévias do PSDB para as eleições presidenciais em novembro de 2021, com 54% dos votos, derrotando o então governador gaúcho Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. No entanto, o partido pareceu jamais abraçar com convicção a pré-candidatura.
Sem decolar em pesquisas de intenção, o ex-governador paulista passou a ter o nome questionado dentro do PSDB. ‘Caciques’, como o mineiro Aécio Neves, articularam abertamente em favor de uma manobra para emplacar uma candidatura de Eduardo Leite.
Com esse ambiente interno em ebulição, o partido acabou se aproximando aos poucos do chamado bloco de centro democrático, em conversas a respeito de uma chapa de ‘terceira via’ com MDB, Cidadania e União Brasil — este último resolveu abandonar o grupo.
Mesmo com a indefinição, Doria deixou o governo de São Paulo em 31 de março deste ano, passando o bastão para Rodrigo Garcia, para cumprir norma eleitoral que exige que membros do Executivo saiam de seus cargos seis meses antes das eleições.
Neste período, um episódio emblemático do fracasso da pré-candidatura de Doria aconteceu com o rompimento público com Bruno Araújo, presidente do PSDB. Em abril, o dirigente foi trocado da coordenação do projeto por Marco Vinholi e usou as redes sociais para desabafar.
Já em maio, João Doria enviou carta à presidência do partido para denunciar ‘tentativas de golpe’ contra a sua pré-candidatura e sua vitória nas prévias.
A expectativa agora é que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) seja a escolhida como a alternativa do bloco de partidos de centro para as eleições deste ano. O papel de Doria no projeto é ainda indefinido.
“Fique em casa”. Já vai tarde! Sujeito leviano, autoritário, muita fala e pouco fazer….
O Calcinha colhe o que plantou. Traiu todos que o apoiaram. Oportunista, já vai tarde.
Poxa, Calcinha. Tava louco para votar no pai da vacina chinesa, seguidor da ” siensia” que destruiu milhões de empregos e mandou prender pais de familia pelo crime de sair para alimentar seus filhos e só tinha você com essas credenciais
Ex-prefeito incompetente, ex-governador tirano, traidor e oportunista e, como cereja do bolo para completar a biografia, agora um perdedor covarde e rejeitado. Sucesso Calcinha!
Ah, já ia me esquecendo, não vai demorar muito para está ao lado do Luladrão e seu mentor Alckmin picolé de chuchu. Dinheiro e holofotes!
Faço minhas, com a devida licença, suas palavras. 😁👍
Já tem um lugar reservado na lata de lixo da história. Nem mesmo com as vacinas meia boca conseguiu enganar a população. Vai fazer campanha para o ladrão de nove dedos de braços dados com Rodrigo Maia. Fanfarrão!!
Traidor, seu destino é ostracismo politico…eu não tenho vergonha de falar que votei num traste deste, ora, naquele momento era essa porcaria ou a esquerda radical para Estado de SP; pensei, ele apoiava meu candidato a presidência e acreditei que estaríamos convertendo um semi-esquerdinha caviar para o lado certo, engano, com isso vc vai tarde e nunca mais terá meu voto…
Ôooooooh dó!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣😁
PRÓXIMO! 🕳️🕺🕺
Dória traiu Bolsonaro, agora está sentindo o gosto amargo da traição.
Saiu da vida pública para entrar na privada.
Alguém dê descarga, por favor.
Já vai tarde
…o retorno a sua exuberante insignificância…de onde nunca deveria ter saído…já vai tarde…pai da “Çiênsia”…
Está apenas colhendo o que plantou… E ainda tem muito mais pra colher….
Todo aquele papelão para acabar assim?!
Estranho ele agradecer as pessoas que foram leais a ele, coisa que ele nunca foi com ninguém.
O anonimato é o destino do calça apertada
Maricon
João Dória sai da disputa, para ocupar o lugar que merece. O ESQUECIMENTO!
O nojento ditador traiu tanto que acabou traído. Mas enganam-se os que pensam que ele realmente desistiu, podem anotar, ele continua maquinando nas sombras e usará de toda a sua experiênvia em manipular, para tentar ser candidato.
Mais um Vagabundo Esquerdalhar. Que Arregou . Aqui se Faz , Aqui se Pagar , Vagabundos.
Ditadoria caiu… kkkk!
Mais uma traíra na panela.
Moro muda domicílio eleitoral para SP.
Dória desiste de perder eleição para Bolsonaro.
Moro se candidata pelo PSDB, sua antiga paixão.
Bolsonaro vence no primeiro turno, como Moro em segundo, e o ex-presidiário de Luxo da PF fica em quatro lugar.
Tarcísio vence no primeiro turno, finaliza as obras do metrô prometidas pelo Chuchu e o finaliza o Rodoanel, ressuscitando a polícia civil e militar.
Menos um. Vamos esperar aquele outro.
Até quando a figura manterá a palavra ? Agripino não vale centavo. É PhD em mau caratismo e consegue ser diabólico.
A figurinha difícil, até que enfim, caiu na real… Mas é assim mesmo com esse psicopatas, não tem nenhuma auto-crítica. …”deixo a vida pública e vou para a privada”, é bom mesmo ir para a privada e de preferência entrar dentro dela e dar a descarga, seu pateta!
Quem se importa, afinal? Esquerda por esquerda, os extremistas já têm um ladrão para tentar roubar os votos do povo.
Particularmente, eu preferia que Dória permanecesse como pré-candidato. Dória não representava nenhuma ameaça à reeleição de Bolsonaro. Muito pelo contrário. E isso era bom.
A verdade é que o PSDB é um partido moribundo , o Doria pulou no mato , mas qualquer outro indicado não vai vingar .
A ‘terceira via’ sabe que sua chance na disputa é zero, mas há a expectativa que conseguirá votos suficientes para negociar apoio num eventual segundo turno. Será? No Brasil tudo é possível.
JÁ VAI TARDE…..