publicidade
Política

Juiz manda X apagar post em que Nikolas chama PT de 'Partido dos Traficantes'

O prazo estabelecido para a exclusão do conteúdo é de 48 horas a partir da notificação

nikolas ferreira pede impeachmet de lula
Segundo Nikolas, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro orientou os aliados a votarem a favor da medida | Foto: Reprodução/Facebook/@nikolasferreiradm

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) determinou que a plataforma X remova uma publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na qual o parlamentar se refere ao PT como “Partido dos Traficantes”. O prazo estabelecido para a exclusão do conteúdo é de 48 horas a partir da notificação, sob risco de responsabilização civil da rede social em caso de descumprimento.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O juiz Wagner Pessoa Vieira esclareceu que a imunidade parlamentar se restringe a declarações feitas dentro da Câmara dos Deputados ou quando relacionadas diretamente ao mandato. “As assertivas pronunciadas em ambientes externos àquela Casa legislativa, inclusive virtuais, somente estão imunes quando estritamente vinculadas ao exercício do mandato”, afirmou o magistrado.

Decisão judicial aponta dano moral e repercussão midiática em post de Nikolas Ferreira

Segundo a decisão judicial, as afirmações do deputado atingem a honra e a imagem dos envolvidos, configurando dano moral. “A publicação de informações falsas ou desprovidas de autenticidade, imputando aos apelantes apoio a grupo terrorista, configura dano moral, uma vez que atinge diretamente a honra e a imagem deles”, alegou o juiz. “A gravidade do dano é acentuada pelo fato de que os apelados são figuras públicas com amplo alcance midiático.”

A ação judicial foi motivada por cinco processos movidos pelo PT contra parlamentares que associaram o partido ao tráfico. O partido solicita uma indenização de R$ 30 mil para cada réu, incluindo Nikolas Ferreira, Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Uso da imunidade parlamentar e liberdade de expressão em debate

O PT argumenta que as postagens utilizam de modo inadequado a imunidade parlamentar e a liberdade de expressão, buscando manipular a percepção pública ao sugerir falsamente que a legenda apoia ou defende traficantes. O texto da ação destaca que “espera-se a intervenção do Poder Judiciário para poder afastar do cenário do debate público o discurso vazio de conteúdo, sem qualquer ideia, proposta ou crítica fundada, que serve apenas para macular a honra alheia, induzindo o ódio político na população”.

O juiz concluiu que a conduta do deputado ultrapassou os limites da imunidade parlamentar, caracterizando abuso da liberdade de expressão e violação dos direitos de personalidade. “A postagem feita pelo réu, em plataforma digital de comunicação em rede social, não guarda relação com a atividade parlamentar, pois constitui mera opinião pessoal, sem natureza fiscalizatória ou intenção informativa e, portanto, desprovida de proteção pela imunidade parlamentar.”

Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Foro de SP ,farcs,Sendero luminoso,PCC ,CV ,Hamas .
    Nem precisa de um post pra gente reconhecer.🫣🫣🫣🫣🫣🫣

  2. Jussara Maria Ferrari Warlet
    Jussara Maria Ferrari Warlet

    Os brasileiros de bem não podem falar mal. Entremos então com ações quando os petistas se pronunciarem da mesma forma, quero ver se existe a mesma preocupação.

  3. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Advinhem para quem esse juiz votou para presidente ?

  4. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Enquanto a justiça faz das trevas palanque para políticos, enquanto a justiça comete injustiças, o Brasil é calado e amordaçado. 1984 George Orewell.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade