publicidade
Política

Juiz que mandou soltar Lula deve assumir berço da Lava Jato

Mudança foi anunciada pela Justiça Federal de Curitiba, na última quarta-feira, 8

Juiz Lula
O juiz Eduardo Appio, que havia herdado os processos remanescentes da Lava Jato, deve assumir a 18ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam processos previdenciários | Foto: Reprodução/Twitter/X

O juiz Danilo Pereira Júnior, que determinou a soltura de Luiz Inácio Lula da Silva, deve assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba, base da Operação Lava Jato. 

Já o juiz Eduardo Appio, que havia herdado os processos remanescentes da Lava Jato, deve assumir a 18ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam processos previdenciários.  

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícia de Política em Oeste

As possíveis mudanças foram anunciadas pela Justiça Federal de Curitiba na última quarta-feira, 8. 

A Justiça Federal consegue indicar as varas que Appio e Danilo vão assumir, em razão do critério de antiguidade. Essa regra diz que o juiz com mais tempo de carreira tem preferência quando pede para ocupar determinada função. 

Leia também: “OCDE revela preocupação com impunidade da corrupção no Brasil”

Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas e referendadas pelo Conselho Administrativo do Tribunal Regional Federal da 4º Região. 

Além dessas possíveis mudanças, a Justiça Federal do Paraná anunciou que a juíza Bianca Georgia Cruz Arenhart deve assumir a 12ª Vara Federal, responsável pelas execuções penais.

O trabalho do juiz Eduardo Appio na 13ª Vara Federal de Curitiba foi tumultuoso

Eduardo Appio
Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas e referendadas pelo Conselho Administrativo do Tribunal Regional Federal da 4º Região | Foto: Reprodução/Twitter/X

O começo de Appio na 13ª Vara Federal de Curitiba foi tumultuoso. Três meses depois de começar a decidir sobre a Lava Jato, ele foi acusado de ameaçar o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na ocasião, Appio foi afastado. 

A suposta ameaça se deu durante um telefonema para o filho do desembargador, o advogado João Malucelli, genro e sócio de Moro.  

Em outubro, Appio assinou um acordo com o Conselho Nacional de Justiça, e desistiu de reassumir a Lava Jato. 

Leia também: “Juiz Appio admite ‘conduta imprópria’ e desiste de vara da Lava Jato”

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Paulo
    Paulo

    Será que ele já sabia desta desta decisão antes de tomar a decisão de mandar soltar o ex-presidiário ?

  2. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    esse juiz é a cara do nosso atual sistema judiciário, totalmente politizado a partir do STF

  3. Virgílio Maro Sperandio Juliatto
    Virgílio Maro Sperandio Juliatto

    Alguém espera algo diferente sinceramente?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade