publicidade
Política

Juristas criticam condenação de Daniel Silveira pelo STF

Ministro Nunes Marques foi o único a absolver o deputado

daniel silveira
O deputado federal Daniel Silveira, durante protesto que participou contra medidas do ministro Alexandre de Moraes - 30/3/2022 | Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi criticada por juristas. Além de perder o mandato, o parlamentar vai ter de pagar multa e ficará preso por oito anos e nove meses. Apenas Nunes Marques votou pela absolvição do deputado.

Embora discorde do teor da fala de Silveira, o jurista Adilson Dallari considera “um absurdo um processo por crime de opinião”. Dallari lembrou que o artigo 53 da Constituição assegura a inviolabilidade do parlamentar por suas opiniões, palavras e votos. “Em síntese, o processo nasceu nulo”, disse Dallari. “Qualquer condenação por ato que não constitui crime é abusiva. Não concordo com as declarações de Silveira, mas a Carta Magna lhe confere o direito de dizer.”

Receba nossas atualizações

Ivan Sartori, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, vê a sentença “com preocupação”. Segundo Sartori, compete à Câmara punir ou não seus membros. O ex-desembargador criticou ainda o tempo que Silveira vai ficar preso. “Nem em casos mais graves, como tráfico de drogas, o réu pega essa pena”, observou o jurista. “Trata-se de algo totalmente desproporcional que sequer levou em consideração as três fases da dosimetria da pena. O deputado tem bons antecedentes. A condenação mostra que nossa democracia está mal.”

Outro elemento da condenação ressaltado pelo jurista é o fato de os julgadores serem as próprias vítimas, o que dificulta um recurso do réu — que teria de ser apresentado ao próprio STF, tribunal que condenou Silveira. “O deputado é um preso político”, constatou Sartori. “Ele pode solicitar todas as garantias a outros países, de acordo com os tratados internacionais, por sua situação de condenado”, disse. “Vemos claramente a suspeição dos julgadores do STF.”

A multa de quase R$ 200 mil foi um fator repudiado pelo jurista, que a considera “exagerada”. O advogado de Silveira, Paulo Faria, também terá de pagar uma penalidade, de R$ 2 mil. O jurista Dircêo Torrecillas Ramos, membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, afirma que punir o advogado é “um absurdo”. “Isso é cercear o direito de defesa exercido pelo advogado”, observou Dircêo, ao mencionar que o mesmo não ocorreu com advogados do ex-presidente Lula, que apresentaram inúmeros recursos em prol do petista.

Indulto presidencial a Daniel Silveira

Dircêo lembrou ainda que o presidente da República pode conceder um indulto ao deputado Daniel Silveira. “O artigo 84, inciso 12 da Constituição, dá essa competência privativa ao presidente”, argumentou o jurista. “Diz o dispositivo que o presidente da República pode perdoar o condenado da totalidade da pena ou somente efetivar a comutação, reduzindo-a em parcela fixa ou proporcional, fiando a pena que ainda deva ser concretamente cumprida pelo condenado.”

Leia também: “O Congresso se curva”, reportagem publicada na Edição 106 da Revista Oeste

5 comentários
  1. SILVIO TADEU DE AVILA
    SILVIO TADEU DE AVILA

    Foi para isso que votei em Bolsonaro. Para ele peitar essa escumalha que todo dia arrebenta com o estado de direito, para a consecução de objetivos fisiológicos e/ou ideológicos, tipo, “os fins justificam os meios”, pregados pelo comunismo. Ferro neles.

    1. Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim
      Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim

      Senado e congresso, bando de vagabundos covardes !!!! O presidente está sozinho !!!!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.