Publicação retratou o filósofo como bobo da corte e ‘imbecil’
![justiça](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/09/Olavo-de-Carvalho.jpg)
Condenada por danos morais, a revista Istoé terá de pagar R$ 25 mil ao professor e filósofo Olavo de Carvalho. A publicação estampou na capa de uma edição de 2019 o rosto do escritor fantasiado de bobo da corte. Além disso, o título o identificava como “imbecil”, uma alusão a Imbecil Coletivo, livro de Carvalho que se tornou best-seller. O juiz da 4ª Vara Cível de SP Renato Simões entendeu que a revista excedeu a “crítica jornalística, caracterizando claro abuso do direito da liberdade de imprensa” ao tentar retratar Olavo como pessoa “de curta inteligência”.
Leia também: “A direita sob fogo cerrado”, reportagem publicada na edição n° 27 da Revista Oeste
Na ação movida pela defesa do filósofo, o advogado João Vinicius Manssur sustentou que a publicação atingiu “a própria liberdade de expressão do autor”, já que ele se utiliza “de um canal no Twitter para comentar notícias e expor sua opinião de forma respeitosa. Porém, essas ações foram distorcidas pela revista, que o intitulou de ‘imbecil’ por influenciar politicamente a vida de seus seguidores”. Manssur argumentou ainda que Olavo de Carvalho “é jornalista reconhecido internacionalmente, contando com diversas condecorações, além da autoria de vários livros”.
Revista IstoE e uma porcaria esquerdista pq alguem para eles esse Gibi tem que ser desprovido de massa cevalica ou seja de Cerebro
ISTO é “lixo.
Em tempo: depois que a IstoÉ fez aquela capa ridícula e esdruxula com o título Geração Transformadora com equiparando Greta Thunberg e Felipe Neto a Malala Yousafzai….. foi um fiasco histórico!
Vejam as Capas da Revista Piauí sobre o Presidente da República: é muito mais ofensiva.
Infelizmente muitas pessoas confundem liberdade de expessão, com libertinagem no uso das palavras. Esquecem que o seu direito termina, onde começa o do outro.
Muitos também extrapolam seus limites, achando que o pequeno poder que têm é maior do que a essencia humana dos que ofendem.
Justiça para todos é o que precisamos!
Istoé, é porcaria.