Sem nunca ter disputado uma eleição, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por 5 votos a 2, o colegiado entendeu que ele deveria ser condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Com a decisão, Hang não poderá disputar cargos públicos até 2028. Isso porque a Justiça Eleitoral o enquadrou na Lei da Ficha Limpa, que tem pena de oito anos, mas no caso, refere-se ao pleito municipal de Brusque (SC) em 2020.
Leia também:
Para a condenação, a maioria do TSE avaliou que o empresário errou ao usar a estrutura da Havan, com vídeos divulgados nas redes sociais, em favor da candidatura de Ari Vequi (MDB), que venceu a disputa pela prefeitura de Brusque com 40,54% dos votos válidos. Representante do PT, Paulo Eccel ficou na segunda posição, com 19,42% dos votos.
Pela decisão do TSE, Vequi e o vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner (Republicanos), também foram enquadrados pela Lei da Ficha Limpa. Assim, eles tiveram os mandatos cassados e se tornaram inelegíveis até 2028. Dessa forma, uma eleição complementar será realizada — ainda sem data definida — na cidade. Por ora, o presidente da Câmara Municipal, André Vechi (Democracia Cristã), assume a condição de prefeito em exercício.
TSE acatou pedido do PT contra Luciano Hang
Para cassar os mandatos de Vequi e Eccel, além de tornar inelegível Luciano Hang, o TSE acatou pedido feito pelo PT em conjunto com o Podemos, o PSB e o PV. Juntos, os partidos ingressaram com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e alegaram que o abuso de poder econômico se figurou pelo fato de o empresário ter feito “divulgação em massa” em seu perfil no Instagram em favor da campanha de Vequi. As siglas registraram que o dono da Havan filmou o logotipo da empresa e chegou a entrevistar funcionários.
Num primeiro momento, a ação movida pelo PT e por outros partidos contra Hang não teve êxito. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou a ação por avaliar que não houve comprovação de que as postagens de Hang foram determinantes para a eleição do candidato do MDB à prefeitura de Brusque. O TSE, contudo, teve entendimento contrário — e acatou o pedido feito pelos petistas.
Relator do caso envolvendo Luciano Hang no TSE, o ministro Ricardo Lewandowski votou — antes de se aposentar — contra a condenação do empresário e da dupla à frente do Executivo de Brusque. Entretanto, foi voto vencido. Nesse sentido, ele foi acompanhado apenas por Raul Araújo.
Alexandre de Moraes vota por condenar o empresário
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que havia pedido vista, abriu a divergência. Assim, votou pela inelegibilidade de Hang e dos dois políticos. O voto dele foi acompanhado por Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Sergio Banhos e Carlos Horbach.
“Houve uma tentativa de fazer confusão entre pessoa física e pessoa jurídica”, afirmou Moraes ao apresentar seu voto contra Luciano Hang. Segundo o ministro, o empresário colocou a “força da empresa na cidade de Brusque contra a outra candidatura, inclusive com desinformação, com fake news e com várias notícias falsas, pedindo voto.”
Estamos em plena ditadura!
País dominado por gangues e se transformando em uma ditadura comunista é isso, o Brasil vai se acabar com essa corja. Brasileiros se não acordarem…
Parafraseando o inoxidável Augusto Nune:
” O TSE nada mais é que o um puxadinho do PT”.
Quase ninguém prestou atenção nas palavras do bandido Zé Dirceu há tempos atrás: “Desta vez será diferente, vamos tomar o poder, não por eleições justas, simplesmente vamos tomar o poder.”
E o Magazine Luísa? O povo vai deixar de comprar no Magalu?
Inacreditável o cinismo do juizes de nossas corte superiores. Mantem os direitos politicos de uma presidenta impichada mas cassam os direitos politicos de um cidadão comum que nem foi canditado a nada
Dá nojo dessa gente!
TSE, STF, STJ, TCU e PT viraram uma coisa só. O Brasil não tem mais futuro. Tenho pena dos mais jovens que estão começando a vida.
Fujam ,fujam ,quem não tem dinheiro dá pra fugir pro Paraguay ,a Inquisição luloxandrina a todo vapor ! Ruy Barbosa tem razão ! ” A pior ditadura é a judicial pois contra ela não há pra onde recorrer .”
Que legado o vampirão nos deixou. O Brasil não merece.
Espero que ninguém vote nessa nova eleição, O presidente da câmara que continue a exercer o cargo;
Enquanto forem esses lixos de urnas eletrônicas não mais votarei.
Desinformação, com fake news e com várias notícias falsas, partiram de quem o processou e sentenciou no TSE. Tomás de Torquemada estaria se contorcendo de alegria na tumba…
E a mídia que desfavoreceu Bolsonaro, apoiando com toda a estrutura, e as rádios do norte/nordeste que não fez as inserções de propaganda obrigatória do Bolsonaro, nada?!?!?!
Abuso de Poder econômico, NÃO!
Corrupção, lavagem de dinheiro, roubo, SIM!
Abuso se autoridade, SIM!
Estamos F… com as perseguições.
E o grande favorecido é… do PT! Que coincidência!!!
Entao Lula se torna inelegivel também pois MST é uma empresa de produtos organicos, a globo e seus artistas também ajudaram na campanha do molusco, assim como faustão e luciano huck, a folha e o uol.
Vergonha Brasilllllllllll
Que absurdo é esse? Vão condenar o dono da Qualicorp que pagou a campanha do larápio e empresta jatinhos?
Sinceramente, nem dá vontade de ler mais nada. É muita aberração acontecendo neste país. NOJO!!
A partir de agora, Luciano, sua voz tem o peso de qualquer Senador respeitável do Brasil.
Quando é que esses ditadores vão fazer algo de bom para a nação brasileira????….tem 5 anos que esses pustulas não trabalham…só perseguindo quem pensa no melhor para sua nação.
Foi condenado por ser aliado de Bolsonaro, se fosse aliado de Lula seria 7 x 0 contra a condenação.
Concordo