Lei obriga a presença de ascensoristas em elevadores

Medida foi proposta em 1990, no Rio de Janeiro, pelo então vereador Sami Jorge
-Publicidade-
No Rio de Janeiro, a presença de ascensoristas em elevadores comerciais é obrigatória
No Rio de Janeiro, a presença de ascensoristas em elevadores comerciais é obrigatória | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Em 1990, no Rio de Janeiro, o então vereador Sami Jorge propôs a criação da Lei nº 1.626, que tornaria obrigatória a presença de ascensoristas no interior dos elevadores de prédios comerciais e mistos no município. O projeto, claro, foi sancionado pela presidente da Câmara Municipal, Regina Gordilho.

De acordo com o texto, os futuros trabalhadores devem passar por cursos de formação específica, a fim de obter “o devido registro profissional”.

Os órgãos fiscalizadores municipais, por meio do Departamento de Instalações Mecânicas, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, devem zelar pelo cumprimento das novas diretrizes.

-Publicidade-

A transgressão acarretará ao condomínio sanção pecuniária equivalente a 100 Unidades Fiscais de Referência (Ufir), além de responsabilizá-lo por danos causados a terceiros, decorrentes da falta de ascensorista ou de ascensorista não habilitado.

Se não fosse o Estado, como o cidadão saberia utilizar corretamente um elevador?

Leis Absurdas do Brasil

Segundo o economista André Costa, autor do livro Leis Absurdas do Brasil (LVM Editora), existem 180 mil normas vigentes no país. “O Brasil já editou e publicou, desde a Constituição Federal de 1988, mais de 5,4 milhões de textos normativos”, afirmou. “São 769 normas por dia útil.” Ou seja, uma a cada dois minutos.

O economista divulga esses projetos absurdos nas redes sociais desde 2016. Por sugestão do cientista político Adriano Gianturco, professor do Ibmec, ele reuniu no livro os 51 mais esdrúxulos. Em entrevista concedida à Revista Oeste, Costa argumenta que a maioria dessas leis mistura desconhecimento econômico e má-fé.

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro