Líder da ala esquerdista do Partido Democrata, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez protocolou pedidos de impeachment de juízes conservadores da Suprema Corte dos Estados Unidos. Os alvos da parlamentar são os magistrados Clarence Thomas e Samuel Alito.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Motivações da líder esquerdista
A deputada, conhecida como AOC, já havia anunciado que apresentaria os pedidos. A motivação para a ação foi a concessão de imunidade parcial de persecução penal a presidentes. Tal decisão beneficiou o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
AOC também acusa os juízes de receberem milhões de dólares em presentes de indivíduos com interesses em casos perante a Corte.
Leia também: “Biden pode ultrapassar Trump em números de deportações”
“Dada a incapacidade demonstrada da Corte em preservar a própria conduta legítima, cabe ao Congresso conter a ameaça que isso representa para nossa democracia e para as centenas de milhões de norte-americanos prejudicados pela crise de corrupção que se desenrola dentro da Corte”, afirma AOC no pedido.
De acordo com a imprensa norte-americana, Alexandria recebeu apoio de outros oito deputados democratas. São eles: Barbara Lee, Rashida Tlaib, Bonnie Watson Coleman, Delia Ramirez, Maxwell Frost, Ilhan Omar, Jamaal Bowman e Jasmine Crockett.
Confira: “Dez membros do Partido Democrata dos EUA pedem desistência de Biden”