O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou, para a próxima quarta-feira, 8, a instalação da comissão especial que vai analisar emendas para combate a desastres naturais.
Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 44/23). O projeto reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes naturais. Esse valor deverá ser destinado aos respectivos Estados quando houver o desastre.
Caso não haja ocorrências que justifiquem a utilização do dinheiro, o montante será revertido aos parlamentares no quarto ano da legislatura. A comissão especial será composta de 34 parlamentares efetivos e o mesmo número de suplentes.
Arthur Lira quer analisar emendas em meio à chuva no Rio Grande do Sul
A decisão de Arthur Lira ocorre em meio à chuva que atinge o Rio Grande do Sul. Até as 12h desta sexta-feira, 3, o número de mortos por causa da chuva chegou a 37. A Defesa Civil também confirmou 74 feridos e o mesmo número de desaparecidos.
O número de municípios afetados no Estado chega a 235. Ao todo, quase 8 mil pessoas estão em abrigos. Cerca de 23 mil desalojados e 351 mil afetados pelas precipitações. A previsão é que as chuvas continuem a avançar no Rio Grande do Sul até o domingo 5.
As intensas chuvas também resultaram na interrupção do fornecimento de energia elétrica para 300 mil consumidores. Isso ocorreu por causa dos impactos do temporal na rede elétrica e nas usinas hidrelétricas locais.
A Revista Oeste utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de privacidade
Newsletter
Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.
Confirmando-se reativo em detrimento de proativo ou oportunitivo
Com certeza vão usar o menos possível, já que o que não for usado vai ser revertido aos parlamentares!!! Este é o nosso Brasilzão!!!