O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a descartar a abertura de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, não há elementos que justifiquem o afastamento do chefe do Executivo neste momento, principalmente em meio à pandemia de covid-19.
“Quero deixar claro que não podemos institucionalizar o impeachment no Brasil. A gente tem que aprender a discutir com seriedade. O Brasil não pode ser desestabilizado politicamente a cada presidente que é eleito”, afirmou Lira em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan. “Neste momento, não há nenhum fato novo que justifique [o impeachment], que tenha alguma ligação direta com o presidente da República.”
Leia mais: “Lira descarta impeachment e afirma que CPI ‘é um erro’”
Lira disse ainda que o foco principal do Congresso neste momento deve ser o combate à pandemia de covid-19 e o avanço da agenda de reformas. “Com muita tranquilidade, a gente vai tocando a nossa pauta, que são reformas econômicas, de um Estado mais enxuto. A Câmara vem cumprindo seu papel democraticamente”, afirmou. “Não há nada que justifique, pela presidência da Câmara, a abertura do processo de impeachment porque, além de jurídico, ele é absolutamente político e todos sabemos disso.”
Leia também: “Lira define pautas prioritárias de votação antes do recesso”
Há que se respeitar os mandatos eletivos, que devem ser interrompidos somente em flagrante desrespeito à Constituição Federal.