publicidade
Política

Luis Carlos Heinze pede impeachment de Moraes

Senador usou a tribuna para dizer que o presidente do TSE ‘extrapolou todas as barreiras institucionais e legais’

Heinze impeachment Moraes
Foto: Roque de Sá/Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) foi à tribuna na quinta-feira 10 para pedir o impeachment do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Segundo o parlamentar, é preciso “restabelecer o equilíbrio democrático ora perdido por decisões que estão à margem da legislação brasileira e da Constituição”.

“O ministro Alexandre de Moraes extrapolou todas as barreiras institucionais e legais”, afirmou o senador, na tribuna. “Sentenças questionáveis estão sendo publicadas há quase dois anos sem que o assunto seja ao menos discutido nesta Casa. O resultado é uma escalada de atos abusivos, que chega até mesmo à aplicação de censura prévia.”

Receba nossas atualizações

O senador disse que a Constituição é expressa quanto à competência do Senado em processar ministros do STF. Portanto, diz Heinze, não há sentido que não haja deliberação dos “pedidos de impeachment protocolados há mais de um ano e meio”.

“Os desmandos do senhor Alexandre de Moraes têm seguido uma escalada autoritária que precisa ser contida urgentemente”, alertou o parlamentar. “É dever da presidência [do Senado] promover transparência e fazer uso dos freios e dos contrapesos para combater esses excessos.”

Heinze criticou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por não dar prosseguimento aos “numerosos” pedidos de impeachment do presidente do TSE. “Nem mesmo a convocação de esclarecimento ao ministro Alexandre de Moraes foi incluída na pauta de discussões”, observou.

Leia também: “Liberdade perseguida”, reportagem de capa publicada na Edição 138 da Revista Oeste

21 comentários
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Você, como já disse é um desnecessário e um acéfalo!

  2. PAULO CESAR DE MARTIN OLIVEIRA
    PAULO CESAR DE MARTIN OLIVEIRA

    Ele não fez nada errado até calar sua boca também um dia com as canetas inconstitucionais dele

  3. PAULO CESAR DE MARTIN OLIVEIRA
    PAULO CESAR DE MARTIN OLIVEIRA

    Em um país minimamente sério o ministro Alexandre de Moraes jamais estaria ocupando uma cadeira no supremo tribunal federal e muito menos ainda no TSE. É triste ver que apenas alguns senadores estão se manifestando contra estas decisões arbitrárias deste ministro que resolveu ser, como disse o ex-ministro marco Aurélio Mello , o xerife da nação.

  4. Eustaquio Francisco de Carvalho
    Eustaquio Francisco de Carvalho

    Sou mineiro, antes tivesse votado na Dilma, este interesseiro, Rodrigo Pacheco.
    Nunca mais, com meu voto, e de todos que eu puder evitar de cometer este suicídio eleitoral.

  5. Osvaldo Nogueira
    Osvaldo Nogueira

    QUERO VER SE VÃO ESCOLHER UM SENADOR CAPAZ DE SER O PRSIDENTE DO SENADO EM JANEIRO,

  6. Osvaldo Nogueira
    Osvaldo Nogueira

    SENADORES OMISSOS E CAPACHOS DO STF, TODOS COM RABO PRESO.

  7. FABIO LUIS ZAGATTO TIBURCIO
    FABIO LUIS ZAGATTO TIBURCIO

    Demorou pra se manifestar, mas fez!
    E os demais?! Vão ficar olhando???

  8. Pedro Tokunori Hieda
    Pedro Tokunori Hieda

    Quando o PR foi impedido de nomear Ramagem para diretoria geral da PF já seria motivo para impeachment de um ministro. A escalada de interferência do judiciário começou aí. Senado omisso até causar uma enorme convulsão. Será que teremos uma GLO pra remediar?🇧🇷🇧🇷🇧🇷🦆🦆

  9. Gustavo Silva
    Gustavo Silva

    Não vai dar em nada, como sempre. É o povo quem tem que extirpar todos os vermes dali, a intenção do senador é louvável, mas é apenas mais um tiro n’água.

  10. ANTONIO JOAQUIM MOTTA CARVALHO
    ANTONIO JOAQUIM MOTTA CARVALHO

    Já era tempo de alguém no Senado se pronunciar a respeito.

  11. Santilho
    Santilho

    O SENADOR É UMA ANDORINHA FAZENDO SERÃO SOZINHA. OS DEMAIS SENADORES ESTÃO ACOVARDADOS. Só o senador não vê isso. Só ele não vê – também, que o PRESIDENTE DO SENADO TEM PODER DEMAIS e DEVERIA SER IMPICHADO POR PREVARICAÇAO EM NÃO INICIAR O PROCESSO DE IMPEACHMENT DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES E TANTOS OUTROS DO STF. AO INVÉS DO IMPEACHMENT DO ALEXANDRE, INICIEM O IMPEACHMENT DO PRESIDENTE DO SENADO. POR PREVARICAÇAO.

  12. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    O absurdo é o senado ter 81 sendores, mas ficar dependendo da decisão de apenas 1.
    Nota: São Paulo tem 3 senadores, estado mais populoso e rico do Brasil : cadê o Serra, Gabrilli e o substituto do falecido Major Olímpio (não consigo guardar o nome dele).

  13. Paulo
    Paulo

    Só vão dar ouvidos às reinvindicações da população quando começarem a quebrar tudo e a violência descambar, e tá faltando pouco!

  14. Carlos André Da Silva Gomes
    Carlos André Da Silva Gomes

    Onde eu assino pra esse safado ser tirado do poder careca ladrão baba ovo do PT

  15. Zulma Dagostin
    Zulma Dagostin

    Finalmente alguém se levantou em favor do povo…do País. Estamos envergonhados, revoltados e decepcionados com o andamento da desmocracia do Moraes e da inércia do congresso. Nós ajudem pelo amor de Deus.

  16. Amauri Cafaci Colombini
    Amauri Cafaci Colombini

    SE ESTA CASA (SENADO) E A OUTRA (CÂMARA) TIVESSE HONRANDO OS VOTOS DO POVO, JÁ TERIAM TOMADOS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, MAS ESSAS DUAS CASAS SOMENTE SERVEM PARA SUGAR OS TRABALHADORES COM OS IMPOSTOS ABUSIVOS, JÁ FIZERAM AS CONTAS DE QUANTO VCS CUSTAM PARA O POVO BRASILEIRO. . .

  17. perambulando pelo mundo sem ideologias
    perambulando pelo mundo sem ideologias

    primeiro tem de ser do gilmar, ah lembrei, nao pode, o flavio esta com processo dele com o gilmar

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.