Lula anuncia cinco ministros do novo governo

Fernando Haddad e Flávio Dino estão entre os nomes
-Publicidade-
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o anúncio dos primeiros nomes dos ministros
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o anúncio dos primeiros nomes dos ministros | Foto: Reprodução/YouTube

O presidente eleito, Lula, definiu nesta sexta-feira, 9, os nomes de cinco ministros para o seu novo governo. O anúncio ocorreu no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), sede da equipe de transição, em Brasília.

Os cinco primeiros ministros de Lula

    -Publicidade-
  • Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT-SP), ex-prefeito de São Paulo;
  • Casa Civil: Rui Costa (PT-BA), governador da Bahia;
  • Ministério da Defesa: José Múcio, ex-ministro do Tribunal de Contas da União;
  • Ministério da Justiça: Flávio Dino (PSB-MA), senador eleito do Maranhão;
  • Ministério das Relações Exteriores: Flávio Vieira, embaixador.

Durante o pronunciamento, Lula informou que, depois do jogo entre Brasil e Croácia, vai se reunir com Múcio e alguns militares para a definição dos futuros comandantes das Forças Armadas.

Semanas antes de ser oficializado como chefe da pasta da Justiça, Dino defendeu a revogação dos decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que flexibilizou o acesso às armas. O novo ministro ainda sugeriu o recadastramento de clubes de tiro e a revisão dos conceitos de colecionador, atirador e caçador (CAC).

Interpelado por jornalistas sobre a “representatividade” do novo governo, visto que as primeiro cinco indicações dizem respeito a “homens brancos”, Lula afirmou que mulheres, negros e indígenas vão “rechear a nova gestão”. O petista, contudo, não deu pistas de quem serão os próximos titulares.

Na terça-feira 12, Lula e Alckmin serão diplomados no Tribunal Superior Eleitoral. Um dia depois, deve ocorrer o anúncio da segunda leva de ministros. Por fim, o petista explicou por que resolveu antecipar alguns nomes hoje:

“A principal razão é para que vocês, jornalistas, tenham mais pessoas para entrevistar e perguntar”, respondeu o petista. “A partir de agora, vocês podem conversar com cada um desses novos ministros.”

Leia também: “Danem-se todos os Brasis”, artigo de J.R. Guzzo para a Edição 139 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

52 comentários Ver comentários

  1. 168 BILHÕES de Reais dá quase 32 bilhões de DOLARES

    ou 4 anos de Auxilio Brasil ….Tão mentindo para vocês…AGUARDEM INFLAÇÃO e SERVIÇO DA DÍVIDA explodindo….pois o BC vai ter de manter os juros ALTOS
    ALEGRIA DO ITAU,, BRADESCO,, SANTANDER e ,,,CLARO… BTG PACTUAL
    ENTENDERAM AGORA?!
    porque odiavam o Bozo?!?

  2. A roubalheira e corrupção já está em andamento mesmo antes da posse. Pobre Brasil. Pobre país de pobres que vão continuar fazendo ” L” e nunca vão ver uma picanha na vida!!

  3. Eu se fosse os empresários,, investidores e afins… DEIXARIA …OU… NÃO APLICARIA MAIS no Brasil…
    Vai ser uma TRAGÉDIA!!!
    AMPLAMENTE ANUNCIADA.
    OBVIO que vão começar a FRITAR e falar mal do BC… O B V I O.
    Também é óbvio que vão promover os generais “melancias”
    os famosinhos ..”deixa disso! Nos não temos de intervir..deixem roubar…são civis roubando civis..SOMOS MILITARES”; COVARDES Mercenários esses generais.
    No primeiro ano …vão comprar o congresso dito ..”conservados” com promessas…depois de azeitada a nova máquina de corrupção formulada pelos empreiteiros e banqueiros…vão ASSAR no espeto esse congressistas canalhas.
    e o POVO?!?!
    Esse povo vai ser o carvão usado para cozinhar esse congresso corrupto e traidor.
    PREPARENCEM PARA A TRAGÉDIA QUE VAI SER EM 2024

    1. NOVONOR
      Novonor
      É o novo NOME da corrupta Ordebrecht….Emilio Ordebrecht GUARDEM ESSE NOME
      BTG Pactual…Andre Esteves .Guardem esse nome.
      Paraiso FISCAL Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas tudo com nomes cubanos

  4. Dia 09/12/22 vai ficar marcado como um dia negro na história do Brasil:
    1- os malfeitores começam a se instalar no poder
    2- o Brasil perde para Croácia e é eliminado na Copa.

    Mas bola prá frente meus caros Manés

    1. Quanto ao segundo item, não estou nem um pouco preocupado, pois futebol é somente um lazer que está perdendo a relevância. A NBA está muito mais interessante de acompanhar. Agora, quanto ao primeiro ponto, aí sim, temos motivos de sobra para nos preocuparmos. Que comecem os jogos mortais !!!

  5. em 2018 o pessoal ficou zoando o bolsonaro porque ele não sabia o que era tripe economico. Agora o L coloca como ministro um cara que falou que fez 2 meses de economia

  6. Agora que a Copa acabou os COVARDES milicos podem agir.
    Rettardad na Fazenda será tão desastroso quanto Che Guevara o foi no mesmo ministério na Cuba de Fidel.
    Parabéns a todos os JUMENTOS que votaram nesse BANDIDO!

  7. O Brasil trafegava por vias de alta velocidade. Pelo que se vê, no máximo vai cambalear bêbado por ciclovias, dessas que desabam em qualquer marolinha.

  8. Jaiminho no ministério da fazenda, os comunistas/socialistas, ex-governadores do Maranhão e da Bahia (Estados com alto índices de pobreza e desemprego do País)!!! Não tem como dar certo!!!!

  9. Será que vai acontecer isso? Desses bandidos assumirem os destinos do Brasil?
    Eu não quero acreditar que meu voto no Capitão não valeu de novo.

    1. É uma pena certas pessoas pensarem assim, tenha ciência de que o buraco é mais embaixo, se fosse fácil já estaria solucionado.

  10. Eu não estou acreditando que esse ladrão vai colocar a atá do Haddad no ministério da fazenda isso e uma quadrilha pra rouba o Brasil

    1. Show de horror, vivemos o pior pesadelo da história do Brasil, graças a mídia e a nossa omissão… espero que esse despertar do povo, mesmo que tardio, tenha algum resultado, ou todos estaremos condenados a sucumbir.

  11. Todo o sistema jurídico-eleitoral foi articulado para eleger o candidato-ficha suja! Além disso o Judiciário subjugou os outros poderes o que atrai o disposto no art.142. O presidente não atua nas quatro linhas da constituição? Chegou a hora presidente! Não seja covarde!

  12. Show de Horrores…
    Enfim, parabéns aos envolvidos nesse absurdo …
    Fim dos tempos ao país que um dia tinha propensão de ser uma potência.

  13. Ministério da Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo; ((( O melhor Prefeito do Brasil))) Vamos fazer o L coisas piores virão.

  14. Pior é que esses canalhas sabem que vai dar mer.da, então aproveitam a Copa do Mundo para anunciar os comparsas da quadrilha.
    Mas quem se importa? Eles tem os congressistas e os sinistros da justiça no bolso…então, que se f..da o povo brasileiro…

  15. FERNANDO HADDAD MINISTRO DA ECONOMIA?! Fujam do país enquanto há tempo! Só existem duas possibilidades com Haddad no Ministério da Economia: recessão pior que a de Dilma, e a volta da hiperinflação!

    1. Pior é que esses canalhas sabem que vai dar mer.da, então aproveitam a Copa do Mundo para anunciar os comparsas da quadrilha.
      Mas quem se importa? Eles tem os congressistas e os sinistros da justiça no bolso…então, que se f..da o povo brasileiro…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.