O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira, 25, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve realizar a cirurgia para tratar uma artrose no quadril direito na sexta-feira 29.
“O presidente reforçou orientação médica que, durante a semana, ele fique concentrado em Brasília”, afirmou o ministro. “Vai fazer a cirurgia na sexta-feira, já programada.”
+ O pacote ‘anti-invasão’ da CPI do MST a Lira
Diagnosticado com um quadro de artrose, Lula reclama há meses das dores no quadril direito. Por meio das redes sociais, o presidente já havia anunciado que faria o procedimento cirúrgico depois do cumprimento das agendas internacionais.
Desde o ano passado eu tenho um problema na cabeça do fêmur e preciso fazer uma cirurgia. Mas adiei para rodar o Brasil nesses primeiros meses de governo. Depois das agendas internacionais dos próximos dias, irei fazer a tal da cirurgia. Cuidar da saúde porque eu quero percorrer…
— Lula (@LulaOficial) September 1, 2023
Dessa forma, Lula não deve visitar o Rio Grande do Sul. Até o momento, o presidente brasileiro não compareceu ao Estado que, desde o início de setembro, sofre com chuvas e alagamentos. A tragédia climático resultou em 49 mortes e mais de 20 mil desalojados.
Apesar de reclamar de dores no quadril há meses, o petista teve tempo de realizar viagens internacionais. Somente nas duas últimas semanas, ele passou por Índia, Cuba e Estados Unidos.
O petista irá realizar um procedimento chamado artroplastia do quadril, em que é colocado uma prótese na articulação desgastada. Com duração entre uma ou duas horas, o procedimento tem como o objetivo proporcionar a recuperação do movimento da articulação, trazendo alívio da dor e melhor movimentação para o corpo.
+ Barroso determina que União apresente informações sobre medidas de proteção aos Ianomâmis
Cirurgia de Lula será em Brasília
O procedimento acontecerá em Brasília, mas será realizado pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, que acompanha o caso. Enquanto Lula estiver de licença, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comandará o Executivo. A recuperação deve levar cerca de um mês. Enquanto isso, Lula deve despachar do Palácio da Alvorada.
Leia também: Suplente de Flávio Dino gasta verba do Senado com instituto de pesquisa
Pensamento positivo de todo o povo brasileiro. QUE O BRASIL POSSA FICAR LIVRE DOS DEMONIOS QUE DEFENDEM E LUTAM PARA APROVAR O ABORTO, QUE NAO PASSA DE ASSASSINATO DE CRIANÇAS. Que tudo saia bem, Sr Presidente, nao esqueça que Hugo Chaves, Fidel e otras bestas comunistas estao esperando o Sr.
Quadril tem feminino ?
O Adélio está na equipe médica?