O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que a primeira-dama, Rosângela “Janja” da Silva, o convenceu a proibir o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no 8 de janeiro do ano passado. A data foi marcada pelas invasões das sedes dos Três Poderes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Foi a Janja que me alertou: ‘Não aceita GLO, porque GLO é tudo que eles [militares] querem, é tomar conta do governo'”, disse Lula, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo. “Se eu dou autoridade para eles, eu dou o governo para eles.”
Segundo o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), também em entrevista à Globo, Janja foi “enfática” ao rejeitar a possibilidade de GLO. “Quando se abre o debate sobre a GLO, a Janja fica de pé e fala: ‘GLO não, porque isso é entregar [o governo] para os militares'”, descreveu Silva.
Lula estava em Araraquara em 8 de janeiro de 2023. Conforme Oeste, a viagem do presidente à cidade do interior paulista administrada por um petista só foi definida na tarde de 7 de janeiro.
Lula acusou Jair Bolsonaro de provocar o 8 de janeiro
Anteriormente, no sábado 6, Lula afirmou que a culpa dos atos é do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o petista, Bolsonaro planejou e “se escondeu”, ao deixar o Brasil antes de terminar o mandato, em 2022.
“Acredito que tem um responsável direto, que planejou tudo isso e que, covardemente, se escondeu e saiu do Brasil com antecedência, o ex-presidente da República”, disse Lula ao Metrópoles.
Leia também: “Sem provas, Lula diz que havia pacto entre Bolsonaro, Ibaneis e Exército para ‘ataques’ em Brasília”
Lula também afirmou que Bolsonaro não aceitou a vitória do petista nas eleições presidenciais de 2022. “É sabido que ele não aceitou a nossa vitória”, declarou.
“É sabido que ele tentou desmoralizar, o tempo inteiro, a Justiça Eleitoral. Que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis. Ele planejou isso, covardemente, e não teve coragem de assumir. Saiu e deixou os mandantes dele para cumprir o que fez.”
É inacreditável o que se lê.
Prêmio Nobel da Estupidez urgente para esta dupla de papagaios debilóides.
Você lê uma reportagem desta e fica a se perguntar.
O que está acontecendo com o nosso país!?…
Que mulher inteligente não??!!! Contém ironia.
brincadeira tem hora !!!!
Uma vez canalha, sempre canalha.
Já sabia que ela era a vice-presidente do Brasil, mas não sabia que já havia assumido a presidência.
E o programa Fantástico ainda existe ?
Luís Inácio ViaJanjo da Silva caluniosamente xinga Bolsonaro do que ele é. Usa a cartilha de Lênin como o velho e covarde comunista russo elaborou.
Se tem gente que ainda acredita nas lorotas de Viajanjo da Silva é porque está sendo beneficiado financeiramente de alguma forma.
Boa tarde.
Quanta bobagem.
Desde quando os militares precisariam de uma GLO para dar golpe, de onde Eles tiraram que o golpe precisaria da autorização do Lula?
A cabeça desse povo deve esta depois de marte, em relação a Eles a NASA está atrasada.
As vezes eu acho que o Lula deve acordar tranquilo depois de um sonho intimo com Bolsonaro, quem dera minha Esposa me amasse assim.
Que Deus nos abençoe.
A meretriz de cadeia mandando no Brasil… e ninguém vomita!
Pelo fato de terem aceito a vitória do Ladrão mesmo sabendo que as eleições foram roubadas, como confirmou o presidente do STF, somos hoje, uma cultura em colapso.
A civilização brasileira foi virada de cabeça para baixo e em breve teremos um encontro com o que antes era impensável e inimaginável.
Nos últimos doze meses, testemunhamos muitos momentos icónicos que evidenciam o colapso da cultura brasileira.
Estamos definitivamente navegando rumo ao comunismo.
A democracia continua nas urnas, mas ninguém conscientemente não tem como associá-la ao nome Luladrão.
Os que fizeram o “L”, compraram um “L” e estão recebendo um “J”. Que tal? Vejam o que o vosso líder está fazendo com o voto que vocês deram para ele…
Esse deve apanhar de toalha molhada. Velho mequetrefe não honra nem as fraldas que usa.
A herpes ja tem cura. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Esse assunto vem sendo empurrado goela abaixo dos brasileiros há um ano. Quero saber quem foi o homem que queria explodia o aeroporto. Quero saber quem foi o meliante que quebrou o relógio no palácio. Quero saber porque as manifestações pacíficas de uma hora para outra se tornaram violentas. Agora essa história de GLO. A imprensa brasileira perdeu totalmente a vergonha. Divide entre alienados militantes e editores sedentos por dinheiro. E o povo continua trabalhando com os políticos e oligarcas gastando o nosso dinheiro sem o menor pudor. Seis meses de trabalho ao ano para manter esses facínoras.
Esse nine é um fantoche mesmo. Faz e fala tudo que mandam..
Como sempre criando narrativas! Esse é o DNA da esquerda!