O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou medida para ampliar a arrecadação do governo federal. Por meio de decreto publicado nesta terça-feira, 31, o petista decidiu praticamente dobrar o imposto sobre armas de fogo e munições.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
O decreto informa a mudança na chamada Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). No caso de armas de fogo — incluindo revólveres, pistolas, espingardas e carabinas —, a alíquota passa de 29,25% para 55%.
Para munições, o aumento do imposto federal cresceu 12 pontos percentuais. Foi de 13% para 25%.
Leia mais:
Dessa forma, o governo Lula pretende ampliar a arrecadação de forma bilionária. A expectativa é que, com o aumento do Tipi sobre armas de fogo e munições, o incremento nos cofres públicos a partir da medida chegue a R$ 1,1 bilhão até 2026.
Conforme texto presente em edição extra do Diário Oficial da União, a decisão de Lula entra em vigor a partir desta quarta-feira, 1º.
As alíquotas de 29,5% e 13% sobre armas de fogo e munições, respectivamente, estavam em vigor desde abril de 2022. Os percentuais do imposto tinham sido definidos pelo então presidente Jair Bolsonaro.
Tentativas de aumentar a arrecadação vai além da decisão de Lula sobre armas de fogo e munições
O aumento do imposto sobre armas de fogo e munições não é a primeira ação recente do governo Lula na tentativa de aumentar a arrecadação do Executivo federal. Nesta semana, divulgou-se a informação de que a base do petista pretende, via Câmara de Comércio Exterior, apresentar medida para cobrança de imposto sobre a importação de carros elétricos.
Atualmente, esse tipo de veículo é isento da cobrança de taxas. A ideia, contudo, é que a aliquota sobre carros elétricos e híbridos chegue a 35% até 2026. Em estimativas iniciais, o governo federal acredita que a isenção em vigor já fez a União deixar de arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão.
Leia também: “Licença para gastar”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 163 da Revista Oeste
Essa medida só não é melhor que a liberação da maconha, que está sendo incentivada por ele e seus ministros.
O Brasil só afunda…
Esse lixo asqueroso…
Mais impostos, mais grana para ser desviada
Quem só tem armas no brasil, os bandidos aliados do pt e os terroristas do mst
Todas as medidas que possam dificultar, impedir ou até mesmo criminalizar o acesso às armas e munições pelo cidadão comum são tomadas. Porém não se tem notícia de qualquer iniciativa que possa atingir o poderio armado dos traficantes e milicianos do país, cujo arsenal deve rivalizar até o das forças armadas.
Agora o governo zera o rombo fiscal: já imaginou todos os traficantes, assaltantes, milicianos, sequestradores, etc pagando essa taxa toda sobre as armas e as munições ?
Mais um imposto, né? O importante mesmo é garantir a farra da cumpanheirada. Jatinho pra lá, jatinho pra cá, muito vinho e lagosta na barriga, viagens internacionais, etc.
Realmente este país é muita coisa para um povo que não tem idéia do quem tem(em termos de país, território), pois, deixa simplesmente uma pessoa fazer o que quer sem esboçar qualquer reação (democrática).
Então, se este MOLUSCO não tivesse SEGURANÇAS por toda a Parte, será que ele seria a favor deste imposto idiota…Não adianta Hipócrita, o CIDADÃO DE BEM não é mais idiota….
Com a PF fora de circulação, as muambas paraguaias irão aumentar significativamente. Certo? Da mesma forma que vão para a bandidagem, irão para os CAC’s também. Enfim, o que era para ser legal, se tornará ilegal. Certo?
OBS.: Nem CAC eu sou, gostaria muito em ser mas já não dá para mim.
AGORA SIM O CRIME ORGANIZADO ACABA KKKKK , ESSE FDP É UMA PIADA, NOJO DE VER A CARA DESTE VAGABUNDO.
Governo incomPeTente e nefasto. Na ânsia de prejudicar os CACs, não vê que as FFAA terão que rever seus orçamentos para não ficarem reféns dos países socialistas vizinhos.
É óbvio que o Viajanjo Mula da Silva deve estar atendendo ao comunista Zé Dirceu e aos sinistros da Justiça e do STF.
Rumo ao caos.
Escalaria a sanidade social ao ao extender-se às armas lentas letais de papel, buídas esmeramente contrassocial de legis a coercitivas recorrentes correntes eslavizadoras …
Arma de fogo, somente para ele e a gangue dele.
É humanamente impossível esperar algo de útil vindo de um criminoso medíocre e corrupto, e seus asseclas, que fora liberto da prisão em que se encontrava justamente para tomar posse do Brasil, ao invés de alguém que é íntegro, honesto e patriota.
Suprema Corte (STF/TSE), cujos membros cooptados pela socialização da Teoria Critica do Direito, pelos pensamentos da Escola de Frankfurt, vaidosos. megalomaníacos e limitados cognitivamente, culminaram inadequadamente com as mãos no poder!
Libertaram o único criminoso no País que pudesse juntar e conduzir a jumentada ao abismo! Traidores contumazes que, juntos a alguns das FA, levaram e consolidaram a corja, à época encostada, ao pleno e irrestrito poder no Brasil.
Pobre povo, pobre Brasil!
E no contrabando de armas e munições para o tráfico de drogas, também será taxado???????
Ora bolas, só para começar vamos trocar as cortinas …….
sabotando quem tem arma legalizada
Daqui a pouco vão taxar o ar. Governo corrupto e incompetente.