Depois que Lula fez exatamente o que disse que faria, presentear o seu advogado de defesa com uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal, muita gente espantou-se (ou fingiu espanto) por ele ter contrariado o que afirmara na campanha: que não nomearia um chapa seu para a mais alta corte do Judiciário, como fez Jair Bolsonaro (“nomear” é o verbo que corresponde à realidade, “indicar” é o verbo da fantasia constitucional brasileira).
Não há por que espantar-se com Lula. Nunca existiu princípio de impessoalidade para ele. Nem como líder sindical, nem como chefão de partido, nem como presidente da República. Lula é uma pessoa cuja única finalidade está em si mesmo — em atender, acima de tudo, às suas próprias conveniências.
É fato sabido, provado, registrado, mas estranhamente deixado de lado por metade dos brasileiros nas eleições. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, o sociólogo Francisco de Oliveira, que depois se filiaria ao PSol (era de esquerda de verdade), deu uma entrevista ao programa Roda Viva, em 2012, que causou imenso desconforto entre os petistas. Ele disse que “Lula é muito mais esperto do que vocês pensam. O Lula não tem caráter, ele é um oportunista”.
Francisco de Oliveira também afirmou: “Se ele quiser, que me processe. O Lula é uma vocação de caudilho, a antessala do ditador”. Ou seja, a defesa que o atual presidente da República fez do tirano da Venezuela, Nicolás Maduro, é expressão límpida do seu pensamento, do seu desejo nada recôndito. E também das suas ações passadas, ora bolas, porque ele sempre foi apoiador declarado do regime chavista, que causou a diáspora de 7 milhões de venezuelanos. Onde está a surpresa?
Francisco de Oliveira morreu em 2019, na crença de que Lula não havia roubado dinheiro público. Mas, como homem de esquerda experimentado na militância política e provado pela tortura da ditadura militar, ele não nutria muitas ilusões. O seu depoimento para o livro 1964 – Do Golpe à Democracia, organizado por Angela Alonso e Natalia Dolhnikoff, é mais do que o relato de uma testemunha da história. Francisco de Oliveira foi um protagonista da história que, no final da vida, não tinha mais nada a perder porque não tinha nada a ganhar.
O que Francisco de Oliveira falou sobre Lula
Nos trechos que destaco abaixo, o sociólogo desfaz a mitologia criada em torno de Lula e do Comício da Vila Euclides, no final da década de 1970, episódio considerado capital para a luta pela redemocratização e que lançou o então líder metalúrgico Lula para a cena nacional. Entre outras coisas, Francisco de Oliveira diz que “quem derrotou a ditadura foi a classe média”. Sim, a classe média tão espinafrada pelo PT. Leia:
“Nunca achei que o Lula fosse o caminho da revolução, aliás, quem acertava em cheio no Lula era o Roberto Freire, o ‘partidão’ nunca apostou no PT. Um pouco por ciumeira, porque o PT passou o trator. Um pouco porque, como se dizia antigamente, o ‘partidão’ tinha uma teoria sobre o Brasil, coisa que o PT não tem e nunca teve, e nessa teoria sobre o Brasil o Lula não se encaixava bem. Eles nunca apoiaram o PT.”
“Eu estava mais para o lado do ‘partidão’, embora nunca tivesse entrado no partido, achava o Lula um pouco farsante. Para mim era muito estranho que um líder operário não conhecesse a história operária. Ele não conhecia nada, nem conhece, na verdade ele foi empurrado para lá pelo irmão dele, que o povo chamava de Frei Chico. Esse era militante. O Lula não.”
“Direi uma coisa heterodoxa: quem menos liderou a redemocratização foi a classe operária. É que a gente, por causa do velho Marx, tem essa adulação. Quem derrotou a ditadura foi a classe média. Derrotou não como classe, derrotou entrando no MDB, derrotou fazendo todo tipo de política que era possível fazer, não foi a classe operária, isso é uma adulação boba, e já está na hora, não de desfazer qualquer coisa, mas de entender o movimento real da história que houve no Brasil. Você não tinha grandes movimentações.”
“Quando chegou ao auge em que essa panela já borbulhava por fora, aí você tem o Comício de Vila Euclides, mas, se você olhar antes o trajeto, peguem fotografias da época, quem está liderando as passeatas? Ulysses Guimarães, Fernando Henrique, são eles que estão lá na frente. Mesmo porque a visibilidade política dessa fração da classe média sempre foi maior. Mas nos momentos de auge, no famoso Comício da Vila Euclides, aí se projetam também outras imagens. Mas na maior parte dos casos, sem nenhum desdouro, as figuras eram da classe política.”
O que me intriga, e sempre vai me intrigar, é como tanta gente do PT e de fora do PT acredita há tanto tempo piamente em Lula e ainda se espanta (ou acha que dá para fingir espanto) com o que ele diz que vai fazer de errado e faz. Lula é uma alucinação coletiva permanente de um terço dos brasileiros e de metade deles há várias eleições.
Lula é lixo antigo. Oportunista inigualável, mentiroso patológico ao lado da inescrupulosa Janja ( esBanja) … O governo ainda não afundou , graças a herança do Paulo Guedes e a persistência patriótica do presidente do Banco Central, que Lula tanto ataca ,por absoluta falta de caráter…
De onde veio Lula? dos grotões miseráveis do Nordeste que com sua família fez o caminho fde milhares indo ao sul maravilha para “escapar” e venceram sendo assim um produto do seu meio duro, opressivo que viveu sob a miséria… assim forte, inteligente mas deseducado aprendeu no trabalho entendendo a forma semi-escrava clara e óbvia e se fez um líder macunaíma sem caráter algum, oportunista e capaz de qualquer coisa para seus intentos como tantos e na fragilidade politica dos governos militares viu a sua chance e aproveitou bem … sem nenhuma noção de ética sua mente é tôsca e se comporta não como magistrado maior de um Estado e líder de uma nação mas como um faraó ungido por divindades e não por um povo ignorante e dividido e o destino deste tipo de líder é negro basta vermos a história … que Lula não deixe sua insanidade e ignorância matá-lo para que acabe em paz e seja em breve apenas mais um registro em nossa triste história.
Abrindo o código fonte o Sabino reduz de metade para 25% no máximo esse “acreditar em bandido”.
Dando um passeio nos comentários , tem uns infelizes que acreditam no farsante como escreve Sabino e relembra o sociologo que naquele tempo já conhecia bem o mentiroso. Ele, eh ignorante esperto como bebado de boteco, engana gente da laia dele, que não são poucos. Lógico tem os que querem levar vantagem junto com ele, mas a maoria eh burrice mesmo.
LULADRÃO SEU LUGAR É NA PRISÃO.
Há um limite para tudo, inclusive para a tolerância em relação ao comportamento, insólito. Esse sujeito insípido, esse charlatão semi-analfabeto não cessa de assombrar-nos. Tudo o que faz e diz é um disparate, um contrassenso sem precedentes. Esse Luladrão, não tem caráter, ele é um oportunista farsante cuja única finalidade está em si mesmo, uma alucinação utópica que se tornou uma realidade, uma parasita duplo que vive nas feridas dos miseráveis, nas mentes dos beócios e no sangue dos ricos.
E TAO GOSTOSO VER O CHORO DA BOIADA
ESSES DIAS UM BOSTOBOSTA ME PERGUNTOU O QUE LULA TINHA FEITO DE IMPORTANTE ATE AGORA.
DISSE QUE TINHA GANHO DO BOLSONARO
E PARA MIM JA BASTAVA
PERDERAM MANES
Grande parte dos brasileiros admiram a malandragem imaginando que de uma forma ou de outra , ou que de algum jeito levarão alguma vantagem em alguma coisa.
É a famosa ” lei de Gerson ” e o “loola” é simplesmente personificação dessa lei..
E os que apoiam esses pensamentos se iludem achando que um dia chegará a sua vez , só que essa vez não chega nunca e ficam a vida toda admirando os “ixpertos” que gostariam de ser , e não entendem que nunca o serão.
Mas o pensamento dessa gente é sempre o da valorização da malandragem em detrimento da retidão de caráter e ações , e que inclusivee acham essa valorização bonita e que é algo a ser seguido .
Por isso apoiam , votam ,e elegem figuras desse tipo imaginando que tais figuras irão permitir que todos participem da esperteza e que no final todos se saiam bem com a escolha
Ledo engano , mas até agora tem funcionado infelizmente , resta saber até quando.
.
Parabéns presidente Tricampeão ,
Milhões de votos
O GADO continua mugindo,ruminando e defecando
Farmácia Brasil foi show
A festa na montadora em Pernambuco emocionante e original do Povo
Falta o Desenrola e Programa Desenvolvimeto
Os Índices econômicos financeiros de boa
desemprego inflação PIB
VAI PRA FRANCA HEIN!
Dólar a 4,80 é demais
GADO MUGINDO,RUMINANDO E DEFECANDO NO CURRAL
Não esquece de enquadrar o bozoloide Lira
EITA INVEJA
verdade.ganhamos tres vezes ja
o vergonhosso EXCREMENTISSIMO BOSTANARO
PERDEU
CHORA BOIADA
De qual presidio está escrevendo?
Aqui 49 anos de CLt e carteira assinada
Trabalhador
Sem B.O nem pra identidade
Sem filho bastardo
Cristão
CASADO de boa
Machucando a pereba e vendo meme do gado
TOME HEINEKEN
AGORA NAZI FACI comigo não se cria.
Tenho vários clientes do Agro,empresários e Social
Comigo ninguém atenta com nossa democracia
O couro come
LULA É DEMOCRATICO.
NUNCA FALOU EM GOLPE BAIXO E NAO É COVARDE E NEM DEBOCHOU DOS MILHARES DE BRASILEIROS Q MORRERAM NA PANDEMIA
Respeitem ele é vamos pra 2026
Chora q dói menos
Só faltaram ganhar vergonha na cara! Oportunistas,larápios, vendilhões da pátria. Arrumou alguma teta pra mamar? Janja?
Loolah é produto do fla-flu que a mídia suja criou entre Bolsonaro e quem quer que fosse. O atual “presidente” é resultado do ódio ao ex-presidente e urnas com vontade própria. O poder foi tomado, mas será muito difícil manter sem usar a força.
perdeu mane
Excelente artigo do Mário Sabino. Não sei se estou atrasado em saber que ele está publicando também aqui na revista Oeste mas que fique aquí registrada as minhas boas vindas.
Cacilda! O nine nem tem essa estatura política que os babacoides de Banânia lhe atribuem. O cara é, e sempre foi, apenas um agitador de porta de fábrica que, reconheço, soube capitalizar em cima dos recalques de boa parte da população. Lembrem-se do seu grito de guerra, o “nóis contra eles”… Seu legado será o aparteid sob o qual já vivemos.
Lula é aquilo que no nordeste o povo chama de “malandro de fim de feira”: é aquele cara que vende carne de cachorro dizendo que é carneiro. Mas os abestados do sul, cheios de culpa por tratarem tão mal os nordestinos, engoliram a narrativa do “retirante coitadinho que ia acabar com a pobreza”. Lula é um personagem fictício criado pelos “intelequituais e artistas” militantes. Seu antídoto é Bolsonaro. Pena que Mário Sabino, ao demonizar Bolsonaro, tenha contribuído para a volta do vigarista.
Esse Lula é o mal encarnado!
Boneca Anabelle!
It: A Coisa
O coiso ruim que possuiu a Emily Rose!
Só mesmo chamando o Jonh Constantine e o Lucifer pra se livrar desse capiroto dos infernos!
Chama os Winchesters também!