O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou nesta quinta-feira, 25, em entrevista à CNN Brasil, que a decisão do Supremo de anular as sentenças do ex-presidente Lula colocou o petista de volta à corrida eleitoral e causou o derretimento da tal “terceira via”.
“Lula foi ressuscitado politicamente pelo Supremo, fechando as portas para uma terceira via”, disse Mello. “Como cidadão e eleitor, sou favorável a abrir-se o leque e ter-se vários candidatos para escolha pelos eleitores.”
Relacionadas
Na mesma entrevista, Mello afirmou ter se arrependido de assinar a “Carta pela democracia”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Segundo o ministro, o documento foi usado para apoiar Lula.
“Se soubesse que o manifesto seria usado como instrumento político para fustigar o atual governo e apoiar um candidato de oposição, no caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eu não o teria assinado”, disse . “Se arrependimento matasse, vocês estariam encomendando a minha missa de sétimo dia.”
Luciano Hang e STF
O ex-ministro também disse que não viu “com bons olhos” os mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes contra um grupo de empresários, entre eles o dono das lojas Havan, Luciano Hang.
“Não vi com bons olhos o que ocorreu com os empresários. Havia como investigar sem atos tão violentos”, avaliou o ex-ministro. “Em direito penal, não se pune a simples cogitação [de um golpe]. Não temos o crime de opinião. Precisamos de temperança, de entendimento entre os Poderes, cuidar das desigualdades que no país tanto nos envergonham.” Para Mello, cabia a Moraes “ouvir o Ministério Público, ouvir o Estado acusador. O Supremo é simplesmente julgador”.
A alegação de Alexandre de Moraes é que o grupo de empresários compartilhou supostos comentários de teor golpista, em conteúdo exposto pelo jornal Metrópoles na última semana, falando em algum tipo de ação caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições presidenciais deste ano. A conversa aconteceu em um aplicativo de mensagens.
DESCULPE MINISTRO MARCO AURÉLIO, MAS QUEM ENGENDROU ESSE LERO LERO DE JURIDIQUÊS FOI O SENHOR EDSON FACHIN. E EDSON FACHIN NÃO É O STF. O STF NÃO COMETE CRIMES, NÃO CORROMPE E NÃO FRAUDA. QUEM FAZ ISSO SÃO OS SEUS AGENTES. E O SENHOR EDSON FACHIN É UM DELES.
Não tem retórica, o problema é que todos querem assaltar os cofres como sempre assaltaram e Bolsonaro tá empatando
A explicação é óbvia.
Se a direita continuar no poder com o Bolsonaro, e em 2023, nós elegermos um congresso nacional com ampla maioria de direita, algumas reivindicações antigas serão aprovadas, entre elas a revisão da atuação do STF, a exigência do voto impresso e auditavel e a liberação do porte de armas para qualquer cidadão, além do endurecimento da legislação penal.
Outro caso curioso que pode ocorrer é o de finalmente conseguirmos auditar a eleição Dilma x Aécio.
Caso venha a se provar que ela ganhou aquela eleição com auxílio de hackers, suas indicações para o STF se tornarão ilegais, porque realizadas durante um governo ilegítimo, e assim, novas cadeiras poderiam ser preenchidas pela indicação do próximo presidente, tornando o STF muito mais técnico do que político.
Os 3 poderes deve ser harmônicos, porém se assim não são, deve-se convocar o Conselho da República que deve sem proctastinar, re-harmonizar os poderes.
O maior problema é o Gigantismo atavico do supressão associado ao completo nanismo do Pacheco. A presidência do Senado não é o Senado, assim sendo, deve ser colocado em votação o Impeachment de ministros ditos supremos que pensam que estão acima do bem e do mal. O sistema exige pesos e conta-pesos e não uma balança quebrada para a esquerda.
O Senado Federal só tem esquerdistas! Os que não o são, ou são covardes ou lavam as mãos, ou são sufocados pela maioria
Vergonhoso esse ministro que acabou de sair do STF dando uma de isentão. Onde estava Marco Aurélio onde esse inquérito foi aberto e todos os perseguidos e presos eram bolsonaristas? Onde estava Marco Aurélio qdo Daniel foi preso ilegalmente? Não foi por acaso com o voto desse ministro que somaram 9 a 2 contra Daniel silveira?
Rodrigo Pacheco não se envergonha? O que ele faz, além de gastar nosso dinheiro dm absurdos privilégios? Incompetente, desonesto e covarde é o que sabe ser
Votei nesse vagabundo, mas te prometo não votar mais. Sempre a maioria nos engana.
Jamais será reeleito por Minas Gerais.
Cadê o André do Rap, Ministro?
A pressão deve ser no Senado para botar para fora da presidência o bananão do Pacheco. O gargalo de toda este caos está nas mãos deste parasita incompetente.