Lula participa de ato pelo 1º de Maio em São Paulo

Ex-presidente petista pede desculpas por afirmação em que policiais não foram tratados como gente
-Publicidade-
Lula cometeu uma gafe no encontro com lideranças femininas do PT e seu discurso de 1º de Maio virou um pedido de desculpas  | Foto: Ricardo Stuckert/PT
Lula cometeu uma gafe no encontro com lideranças femininas do PT e seu discurso de 1º de Maio virou um pedido de desculpas | Foto: Ricardo Stuckert/PT

Acostumado a partir para a ofensiva nos seus discursos em público, com uma retórica afiada que costuma agitar seus apoiadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou um perfil mais comedido neste domingo, 1º de maio. No ato organizado por centrais sindicais para comemorar o Dia do Trabalhador, na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu em São Paulo, suas palavras mais destacadas se referiram a uma gafe cometida ontem. Num encontro com lideranças femininas no bairro da Brasilândia, periferia da zona norte de São Paulo, ele disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não gosta de gente, mas sim de policiais.

“Quero aproveitar e pedir desculpa aos policiais desse país porque, muitas vezes, cometem erros, mas muitas vezes salvam muita gente do povo trabalhador. Temos que tratá-los como trabalhadores nesse país. Resolvi pedir desculpas junto a vocês porque, nesse país, não é habitual pedir desculpa. Eu, por exemplo, estou esperando que as pessoas que me acusaram o tempo inteiro peçam desculpas”.

-Publicidade-

A gafe viralizou nas redes sociais e chegou a ser criticada por Bolsonaro. Sem citar Lula, o presidente publicou um vídeo antigo no qual fala sobre redução da maioridade penal, chama detentos de “vagabundos” e defende a legítima defesa no campo contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). “Enquanto uns acham que policial não é gente e que tem que soltar jovens ladrões, traficantes e latrocidas, nós sempre defendemos o cidadão de bem.”

Lula atrás de votos

Em sua rotina de ataques, Lula disse que, “quem sabe”, milicianos ligados a Bolsonaro mataram a ex-vereadora carioca Marielle Franco. “Esse atual dirigente, que eu chamo de fascista e genocida, nunca se reuniu com dirigentes sindicais, governadores, prefeitos, movimentos sociais. Esse cidadão só governa para, quem sabe, os milicianos dele e alguns, quem sabe, com responsabilidade pela morte de Marielle.”

Na busca por votos em todas as áreas possíveis, Lula também defendeu a garantia de direitos aos trabalhadores de aplicativo, segundo ele escravizados pelas empresas. “A gente vai ter que sentar numa mesa e regulamentar a vida das pessoas que trabalham com aplicativo. A gente vai ter que dizer que esses companheiros que trabalham com aplicativo não podem ser tratados como se fossem escravos.”

Pela programação inicial, Lula falaria às 13 horas, depois dos discursos dos presidentes de centrais sindicais e representantes de partidos políticos aliados do PT. Mas um fator de especial importância para a organização do evento adiou esse plano. Como havia pouca gente, e o show da cantora baiana Daniela Mercury estava marcado para mais tarde, as lideranças do movimento se reuniram rapidamente ali mesmo, junto ao palco, e decidiram adiar sua participação para as 15h30, mais perto da atração musical, na expectativa de engrossar o público.

 

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

22 comentários Ver comentários

  1. Esse vaga bundo e la dravaz não se emenda e não tem auto-crítica. Já está enterrado politicamente, mas insiste em continuar assombrando o povo brasileiro. Vade retro, Satã… ninguém mais te aguenta la drão.

  2. Que foto é essa? Não é a do dia 1° não, a real de lá foi um total vexame, meia dúzia de sindicalistas e nem a “grande” Daniela Mercury que teve seu último grande sucesso em 1990 😂 não conseguiu chamar público kkkk fracasso para o primeiro das pesquisas 🤭🤣🤣

  3. Esta criatura disse o que pensa, não o que desculpar. Não gosta de policiais, de ordem, de democracia, é só um presidiário que foi solto antes de cumprir sua pena.

  4. Um fiasco e meio … o lixo marcha para o lixo … o país começa a respirar aliviado pois o povo que punirá de vez este criminoso cínico nas urnas

  5. O pedido de desculpa aos policiais foi um “ordem” dos marqueteiros para tentar mascarar o que o “ex-condenado” sente pelos policiais e militares do Brasil.
    Acredito que, todo policial ou militar honesto do Brasil NÃO aceitou tal pedido, pois , sabem perfeitamente que sua MISSÃO é de prender “bandidos” e não aceitar pedidos de desculpas vindos de “párias” da sociedade.

  6. Novamente, a reportagem desta revista é fraca. A ênfase da notícia é que o bode ladrão não leva mais ninguém para as ruas ouvir suas mentiras, no entanto a reportagem fala muito das desculpas do tri condenado em 3 instâncias, mas quase nada da pífia participação do povo! Falta revisor?

    1. Você nunca ouviu o ditado que diz em gato morto não se bate, José Ricardo? A revista – assim como o Bolsonaro se manifestou ontem – está agindo com cautela.

  7. Nunca votei neste homem, mais tenho vergonha de um dia este país ter ter sido administrado por este sujeito.
    Sujeito inescrupuloso.

  8. Fracasso total as manifestações pró-PT. Eles já sabem e visualizam o tamanho da derrota nas urnas, em outubro, no entanto, fazem barulho para iludir seu mentor e guru da mentira e da corrupção, que é o forte deles. Por sua vez, o ultrapassado ex-presidiário patina nas suas vazias declarações, fingindo que quer melhorar o Brasil. Só idiota, maluco e insano poderia acreditar nessas baboseiras. O Brasil já começou a mudar. Nós, brasileiros sérios, trabalhadores e patriotas, não podemos nem pensar que um dia esses comunistas poderão voltar a governar nosso País. Seria o fim! BOLSONARO 2022!

  9. Lula, um sujeito que vive do passado e busca no presente criticar o seu adversário político mais por inveja daquilo que deixou de fazer, nunca se arrependendo da desgraça que causou no país. Um verdadeiro genocida que roubou a saúde do povo mandando dinheiro para o exterior e enchendo de dinheiro seus aliados achando que se perpetuaria no poder.

  10. LULA DISCURSANDO PARA UMA PLATEIA MINGUADA DEMONSTROU, CLARAMENTE, SEU FIM MELANCÓLICO! É UMA CRIATURA RIDÍCULA, COM UMA PALAVRÓRIO QUE SÓ ENGANA TOLOS E QUE FARIA MELHOR FIGURA SE RETIRANDO DA VIDA PÚBLICA!
    ACABOU, FIM DE LINHA!

  11. Lula enche uma quadra, Bolsonaro enche a Paulista e varias grandes avenidas de grandes capitais do País, simples assim. E tem acéfalo que acredita em pesquisas eleitorais.

  12. Sabes algo do Mensalão, do Petrolão, do COVIDÃO, da refinaria Abreu e Lima, da Petrobrás,, dos fundos de pensão, da passageira fantasma nos vôos do aero-rose e da refinaria de Pasadena ?

  13. Está obvio depois do dia de hoje que Daniela Mercury teria mais votos que o Lula, porque o seu “amado povão” só vai para assistir o show de música e não mais para ouvir suas baboseiras…

  14. Pouca gente, ex-presidiáro? Apanhando feio desse jeito de um presidente que você tanto acusa? Puxa, imagine se ele fosse só um pouquinho melhor do que você diz… Mas não se preocupe, algumas pesquisas há pouco diziam que você ia vencer no primeiro turno… Enquanto não acontece a bebedeira pela paz, vai formando seu Ministério, vai…

  15. É sempre assim, ofende e depois pede desculpas. Se Deus quiser, seus dias na vida política estão contados, Ladrão Cachaceiro Vagabundo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.