O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira, 1º,o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para instituir o 2 de Julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A proposta pretende reconhecer oficialmente o papel do povo baiano na expulsão definitiva das tropas portuguesas, em 1823.
“Encaminhamos hoje um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil”, anunciou Lula nas redes sociais. “Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano.”
Receba nossas atualizações
Lula quer reconhecer o papel da Bahia
Segundo o presidente, o tradicional reconhecimento do 7 de Setembro de 1822, com o grito de independência de Dom Pedro I, precisa ser complementado com o protagonismo popular registrado um ano depois, na Bahia.
“Porque é verdade que Dom Pedro faz o grito da independência, todo mundo sabe disso”, argumentou. “Mas pouca gente sabe que no dia 2 de julho de 1823, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula também criticou a ausência do episódio nos livros escolares: “Isso não é conhecido da história porque não está nos livros didáticos brasileiros”.
“A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar ao Brasil inteiro que, além do Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência”, declarou.
Só pode ser demência do descondenado
Se não está nos livros escolares pelo menos já esteve. Sou baiano radicado em São Paulo, estudei em escolas do meu Estado até o segundo grau e aqui vão algumas das pessoas marcantes no combate aos portugueses: Maria Quitéria, Joana Angélica, João das Botas, Maria Felipa, corneteiro Lopes…. Por curiosidade destaco Maria Quitéria, que se disfarçou de homem, serviu ao exército e foi para a frente de batalha até descobrirem que ela não devia estar lá, era proibido e, ainda acho que é, mulheres no front.
Só mesmo os profetas do fracasso, esses esquerdistas de mau agouro, pra tentar reescrever a história do Brasil. Que peguem essa pauta ignóbil, enrolem bem e enfiem onde o sol não bate. E que embarquem juntos na caravela do capeta — de preferência sem volta!
Só faltava essa: o populista oportunista quer criar MAIS UM FERIADO para agradar os imbecis e preguiçosos.
Praga do capeta esse fantoche do