O presidente eleito, Lula (PT), vai ter cerca de 10 mil cargos comissionados para distribuir na Esplanada dos Ministérios. Os dados são do governo federal.
A ferramenta dará ao petista o poder de instalar em postos de chefia pessoas ligadas a partidos, como o próprio PT, alocadas em funções de baixa relevância durante a gestão de Bolsonaro. Em 2023, o número de cargos comissionados deve aumentar, em virtude da criação de mais 14 pastas, totalizando 37.
De acordo com os dados mais recentes do Executivo, o ministério com mais cargos a serem preenchidos é o da Economia, que hoje concentra quase 1,2 mil posições. Em seguida, vem a Presidência da República, com 850 posições; a Agricultura, com 751; e a Cidadania, com 511. Na Advocacia-Geral da União são mais 365 postos e 363 no Ministério da Defesa.
Resumidamente, os ocupantes de cargos comissionados são comprometidos com o projeto político que venceu as eleições e integram a administração pública para ajudar os governantes de turno a adotar a agenda da ocasião.
Cargos comissionados e Judiciário
Além dos cargos comissionados na Esplanada, Lula vai indicar dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Em síntese, a composição da Corte permanecerá tingida de vermelho: sete indicações do PT.
Depois de Lewandowski e Rosa Weber, o próximo ministro a se aposentar é Luiz Fux, em 2028. Do total de integrantes da Corte, Nunes Marques e Mendonça são os ministros mais novos do STF. Também são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte hoje. Ambos se aposentarão em 2047.
Lula indicará ainda 31 magistrados para dez tribunais diferentes, além dos juízes do STF.
Leia também: “O custo da ineficiência”, reportagem publicada na Edição 126 da Revista Oeste
É POUCO!! PRECISA MUITO MAIS PARA DESAPARELHAR OS ÓRGÃOS INFECTADOS COM BOLSOLIXOS DE DIREITA!!!!
KKKKKKKKKKKKKKK
Será que vai sobrar um cargo pra você?
Assistir o País ser TOMADO pelo comunismo e em direção à ruína, sem reação, é prevaricação das autoridades constituídas.
Caso esse pesadelo se materialize, vai aperfeiçoar o APARELHAMENTO DO TOTALITARISMO e acabar de transformar o Brasil numa ditadura comunossocialista/progresssista. É a desgraça para o país!
Com todo esse apetite não dou seis meses para o leitinho secar
MANDAR 10 MIL PARA O INFERNO SERÁ FÁCIL.
Formidáve! Fazendo umas continhas básicas, teremos: 10.000 cargos x R$ 12.000,00 salário médio mensal x 12+1 meses = R$ 1.560.000.000,00 (1,56 bi) a mais no orçamento. Se, antes mesmo de tomar posse ele já se regozijou em fazer aprovar o rombo do teto de gastos, dizendo que mesmo sem estar no cargo, consegue governar e fazer aprovar uma proposta dessas no congresso, imaginem quando estiver com a caneta Montblac na mão?
Você tá agoniado com essa bomba, acho melhor esperar a investigação. Isso é coisa da esquerda, você vai passar vergonha.
O governo tirano atacando novamente.
Ué mas a quadrilha assassina não reclamava pelo “frouxo” indicar seus ex colegas para cargos de confiança? pelo menos não eram ladrões algo que neste país puteiro é muuuuuuuito sim.
As tetas do governo estarão escancaradas para a petralhada roubar a vontade, e o povo que se contente com migalhas…Lamentável.
Um absurdo, a mais nova rachadinha …