Marco Aurélio Mello explica por que Lula não foi absolvido

Ex-ministro do STF disse que a Corte ressuscitou o petista

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O então presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, durante sessão em que anunciou o crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro - 09/05/2014 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O então presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, durante sessão em que anunciou o crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro - 09/05/2014 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que Lula não foi absolvido pela Corte. “Apenas os processos foram anulados pelo STF, a partir de uma visão equivocada, referente à competência territorial”, constatou, em alusão à 13ª Vara Federal de Curitiba.

“Mas sabe-se que a incompetência territorial é relativa”, observou Marco Aurélio Mello, durante entrevista ao podcast CD Talks, do site O Antagonista, publicada no sábado 8. “E ela preclui com o término do processo-crime. Mas o Supremo resolveu ressuscitar politicamente o ex-presidente Lula.”

No segundo turno, o jurista disse que vai escolher o presidente Jair Bolsonaro. “Jamais votaria em alguém que foi presidente durante oito anos, deu as cartas durante seis anos no governo Dilma e que foi condenado em quatro processos-crime por delito contra a administração pública”, disse Marco Aurélio Mello.

-Publicidade-

Lula não foi absolvido

Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações no âmbito da Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, por causa da extinção da punibilidade por prescrição.

Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.

Das 11 acusações mais conhecidas de que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.

Leia também: “Violações cometidas pelo pretório excelso”, reportagem publicada na Edição 130 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Só num país dominado por quadrilhas de bandidos se faz necessário explicar porque um réu condenado por todas as PROVAS foi posto em liberdade para disputar a presidência da república.

  2. Mesmo que vote em Bolsonaro, está parecendo um abutre sobre a carne podre que, no caso, são os processos do bandido. E falar o óbvio, que Lula foi solto por uma canetada do seu protetor, é redundante.

  3. “Mas o Supremo resolveu ressuscitar politicamente o ex-presidente Lula.” M.A. Mello
    Só isso já basta para colocar a eleição deste ano sob suspeita.É como se numa final da copa do mundo entre Brasil x França, a Fifa permitisse que Macron escolhesse o local do jogo,o trio de arbitragem e os operadores do VAR.

  4. Quem comete um crime é criminoso, não interessa o cep nem o país que ele se encontra!
    ( A extradição é pra isso. )
    Aqueles que dissimulam a soltura de um criminoso cometem crime também!

  5. Pois é. Qdo podia ter feito alguma coisa ficou de boca fechada agora que virou um cidadão comum que holofotes. Ele estava lá qdo descondenaram o ladrão e não falou nada. Foi ele tbm que soltou o maior traficante André do Rap, tbm foi ele que concedeu liberdade pro goleiro Bruno, então agora não vem posar de bom moço, ele é uma das hienas que tbm queria destitui o presidente até ontem, como hoje já mudou de ideia?

  6. Por que é que esse IMBECIL não deu um piu quando o FachinORA anulou as condenações do Carniça Maldito?
    É como diz o mestre Augusto Nunes, o Marco Aurélio adora um holofote que o mantenha vivo. Vai ver ele pensa que o Brasil esqueceu que foi ele que soltou um dos maiores traficantes de drogas do país o qual desapareceu e está desfrutando os milhões que amealhou. A gorda aposentadoria que recebe, vinda do dinheiro dos pagadores de impostos, não é suficiente. Poder que é bom não tem mais nenhum. Então porque não cala a porra da boca? Dar pitaco agora vai mandar o molusco fedorento de volta pra cadeia???????

  7. Carta de Luladrão à Revista Oeste:

    A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!

  8. O Pais está na Beira do Abismo. Não merecíamos estar correndo este risco. Até o dia 30 temos de construir uma BARREIRA contra a ditadura, o comunismo e a Mentira.

  9. O STF É O CULPADO POR TODA ESSA CONVULSÃO POLÍTICA QUE VIVEMOS HOJE. O perigo que ronda a nossa Nação, com uma possível ascenção do Comuno-socialismo no governo, vai nos jogar na mesma VALA COMUM de Venezuela, Colômbia e Argentina.
    A CULPA: S T F….

  10. Mesma pergunta deve ser feita a outros ex-juízes com opinião contrária. Não adianta…só quando acabar com o foro privilegiado e quando voltar a prisão em segunda instância haverá alguma esperança. A insegurança jurídica nos mergulha no caos político. Com a palavra o novo Congresso Nacional.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.