O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou, nesta segunda-feira, 5, uma mensagem do Poder Executivo para a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional. O petista não compareceu ao evento.
No texto, o governo de Lula destacou a atuação e a harmonia dos Três Poderes e relembrou os eventos de 8 de janeiro. Para o presidente da República, os Poderes se uniram e “declararam em uma só voz que nossa Constituição é soberana”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, ao longo do ano, mantiveram-se firmes nas respostas aos temas mais urgentes. E, também, no enfrentamento a questões que há tempos aguardavam soluções adequadas”, diz o texto assinado por Lula. “Foi assim no dia 8 de janeiro de 2023, quando nossa resposta à insanidade dos golpistas foi tornar a democracia brasileira ainda mais forte e nossas instituições ainda mais sólidas.”
A mensagem foi entregue pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e lida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE).
Durante a leitura da mensagem de Lula, também foram destacados os projetos aprovados pelo Congresso Nacional em 2023, incluindo a reforma tributária e o marco fiscal.
+ Ministro Padilha nega atrito com Arthur Lira
Ao tratar do compromisso do governo federal com o desmatamento, a mensagem citou a atuação do governo de Jair Bolsonaro frente ao tema.
“Retomamos nosso compromisso de zerar o desmatamento naquela região até 2030 e restabelecemos metas ambiciosas de redução de carbono, após os recuos promovidos pelo governo anterior”, enfatizou a mensagem.
Sobre a economia, o atual governo voltou a fazer acusações ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Conforme a mensagem, o ex-presidente seria o responsável pelo sufocamento financeiro dos Estados.
“O diálogo federativo aparece com força na formatação e na escolha dos projetos prioritários”, diz o texto. “Ele está presente ainda na justa resolução do sufocamento financeiro a que Estados e municípios foram arrastados depois da pandemia e o descaso do governo anterior. E, também, na pronta resposta a desastres e tragédias naturais, cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.”
O documento ainda trouxe algumas prioridades para o governo Lula durante o ano. Entre os temas estão:
- redução das desigualdades;
- educação;
- saúde;
- trabalho e emprego;
- Previdência Social;
- Justiça e Segurança Pública;
- direitos humanos e cidadania;
- mulheres;
- igualdade racial;
- povos indígenas;
- cultura;
- esporte;
- gestão de riscos;
- desenvolvimento econômico e sustentabilidade;
- infraestrutura;
- política externa e soberania;
- defesa da democracia; e
- relação com o Parlamento.
Veja o texto lido no Plenário do Congresso Nacional na íntegra. Clique aqui.
Mensagem de Lula foi enviada para abertura do ano legislativo no Congresso Nacional
A abertura do ano legislativo foi marcada por uma sessão solene nesta segunda-feira, 5. O evento teve início às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados.
Leia também: “Governo Lula libera trabalho em feriados para bares, cabeleireiros, feiras e parques; entenda”
Esse “Duende Megalomaníaco”, mente que nem sente.
A Mãe Natureza está no teu encalço, e não esqueça de levar as moedas para o barqueiro. Hades não vai cair nas tuas lorotas.
É muita cara de pau.
Ué! Cade a ideologia de Gênero do Lules?
Um velhaco sabidamente mentiroso
Nunca em governo nenhum os estados e os municípios receberam tantos recursos como no governo Bolsonaro, prefeitos e governadores honestos são testemunhas disso, nesse governo lulopetista apresentaram essa reforma tributária que só vai aumentar a carga tributária dos trabalhadores autônomos e de setores que mais empregam em por conseguinte as pessoas vão ser penalizadas com o aumento dos serviços, desemprego e inflação. Na verdade essa reforma destruiu o pacto federativo, concentrando mais poder em para o governo federal, a distribuição de dinheiro arrecadado vai ser desigual e os governadores vão ter que ficar na mão do governo federal, vai no sentido inverso de mais Brasil e menos Brasília.
Velho fracassado invejoso falso farsante vagabundo pilantra, que golpe seu merda?
Sempre foi um mentiroso e tapeador! Mensalão e petrolão comprovaram inequivocamente. Pior do que ele é quem o apoia.
Este cara precisa de tratamento psiquiátrico.
Ele sofre de Bolsonarite aguda, não há outra explicação…
Nosso governador Tarcísio de Freitas, que admiro, precisa urgentemente falar para Lula nunca mais falar sobre Bolsonaro e 8 de Janeiro. Entendo o recente convívio e diplomacia de Tarcísio com o Lula na aprovação da parceria para construção do túnel Santos-Guarujá, mas aceitar que Lula continue com essas ofensas não dá para a centro direita ouvir. São Paulo não precisa se humilhar com esse amalucado.