Militares atuam para conter crise entre Moro e Bolsonaro

A tentativa de Bolsonaro em fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal (PF) gerou uma tensão entre ele e Moro.
-Publicidade-
Moro foi cobrado por Bolsonaro pela inação frente aos maus-tratos sofridos pela população durante a pandemia de coronavírus | Foto: Lula Marques/Agência PT
Moro foi cobrado por Bolsonaro pela inação frente aos maus-tratos sofridos pela população durante a pandemia de coronavírus | Foto: Lula Marques/Agência PT

Membros da chamada ala militar do governo federal tem trabalhando intensamente para apaziguar os ânimos entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro

Lula Marques/Agência PT
-Publicidade-

A tentativa de Bolsonaro em fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal (PF) gerou uma tensão entre ele e Moro. Desde quarta-feira à noite, Bolsonaro sinaliza que pretende trocar o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Entretanto, Valeixo é homem de extrema confiança de Sérgio Moro. O ministro da Justiça estuda pedir exoneração do cargo caso as mudanças na PF se efetivem. Até agora, porém, nenhuma medida foi tomada.

Para tentar apaziguar os ânimos, os militares entraram em campo. Os ministros Braga Netto, da Casa Civil e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, tentam achar um meio termo entre Bolsonaro e Moro. O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, também entrou em campo para arrefecer os ânimos.

Uma solução que já está sendo estudada é que Moro aceite a saída de Valeixo e, em troca, o presidente aceite a indicação de um outro nome de confiança do ministro da Justiça. Moro quer manter na PF boa parte da estrutura da Lava Jato que trabalhou com ele na 13ª Vara Federal do Paraná.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

31 comentários

      1. Parece haver um desmentido do ministro Moro já. Jeito de casca de banana da turma da Empiricus.Logo todos vão na onda até a Oeste. Há que se cuidar Oeste!

  1. Essa coisa do Bolsonaro tentar sabotar o trabalho do Moro e da Polícia Federal não dá para desculpar. E não é a primeira vez que ele investe contra Moro e a Polícia Federal. Quando eu vi ele se aproximando do Centrão imaginei que isso iria acontecer. Moro e Valeixo incomodam a muitos dentro e fora do Governo. Sem eles não tem apoio ao Bolsonaro. É o fim.

  2. Essa coisa do Bolsonaro tentar sabotar o trabalho do Moro e da Polícia Federal não dá para desculpar. E não é a primeira vez que ele investe contra Moro e a Polícia Federal. Quando eu vi ele se aproximando do Centrão imaginei que isso iria acontecer. Moro e Valeixo incomodam a muitos dentro e fora do Governo.

    1. Sim, esta é a pergunta principal. A quem incomoda o Valeixo? Se é para trocar por outro da Lava Jato, parece picuinha de quem se sente pessoalmente atingido por ele. O que parece é que alguém importante está exigindo uma contrapartida do Bolsonaro para apoiá-lo.

      1. Tem gente dizendo que é exigência do Centrão. Se for esse o caso, acho que a própria PF pode ser a solução por motivos óbvios. Como eles têm foro privilegiado, tem que ter vazamento. Uma coisa parece certa: ou coloca-se um fim no Centrão, ou eles acabam com.o.país

    2. Se Bolsonaro está trocando Valeixo a pedido do Centrão, o Centrão não vai ficar satisfeito com outro por indicação de Moro.
      Se dobrar ao Centrão é se dobrar a Maia. Por que isso, Bolsonaro? Não faça isso! Tanta luta pra morrer no final?
      Mantenha seus ministros de ouro!!!

  3. Pena que assinei a revista por um ano. Está demonstrando ser a mesma porcaria das demais. Uns dois bons comentaristas cercados por um bando de idiotas.

    1. Já deu pra perceber que temos um esquerdopata infiltrado aqui. Né, Ricardo? Se você está insatisfeito e comete a asnice de comparar a Oeste com as demais, deve simplesmente vazar daqui. Obrigado pelo termo bom comentarista, não sei quem é o outro. Mas acho que há muitos mais. Já você, deve ser o chefe do bando de idiotas. Acertei em cheio.

  4. O Fausto Macedo publicou no Estadão que foi o Valeixo que avisou ao Moro que iria sair… depois o Estadão retirou a matéria é publicou outra, mudando tudo que havia dito… o link até consta entre as mais lidas, mas retiraram do ar

  5. Quando vi o Bolsonaro de conversinha com o Ibaneis já fiquei imaginando que vinham pra cima do Moro. O Ibaneis quer infiltrar o seu secretário de segurança como cavalo de Tróia no lugar do Valeixo.

  6. Bah mas vcs também vão começar com isto ,
    Não tem nada o Valeixo disse a colegas que ia pedir pra sair .
    Nada mais , se forem pro mesmo lado sensacionalista cancelo a assinatura.

  7. Propor trocar alguém de confiança, por outro de igual confiança, pra achar um consenso. Loucura.
    Moro está correto. Não tem que aceitar esse tipo de interferência, principalmente, sem uma justificativa (até onde se sabe).
    Moro não é só um ministro. É uma instituição.

  8. Em quem querem acreditar ? Na Revista Oeste ou em outra publicação ? Minha credibilidade nesta revista é tão grande, que me satisfaz plenamente, a ponto de não aguçar minha curiosidade por outras publicações. Continue assim Revista Oeste bom esta qualidade, a meu ver, insuperável.

  9. Eu votei no Presidente, não no Ministro.
    Estou com ele.

    Ministro, já tentou colocar até abortista e desarmamentista no governo (lembrar caso de Ilana Szavo).

    Ou seja…

    1. Renato, antes de mais nada, qual é o seu nome completo? Identifique-se como os demais que comentam com seus nomes legais.
      Revista Oeste, como é que permitiram o assinante se identificar apenas pelo primeiro nome? Se a filosofia da revista é a transparência, então tá na hora de corrigir. Ou ele se submete ou os senhores cancelam a assinatura e restituem o dinheiro. Ele irá precisar. Logo o estoque de mortadela e Guaraná Tubaína vai acabar.
      Renato, quer dizer que o MINISTRO Moro tem desempenho medíocre? Desempenho bom tiveram os “ministros da justiça” do Carniça e da Cadáver Insepulto, né?

  10. Esta parte da excelente Revista Oeste é um braço do site de fofocas Antagonista?
    Porque, já que a primeira “matéria” não se comprovou, cria-se outra dizendo que “Bolsonaro recuou” ou “os militares atuaram pra conter crise”.
    Isso foi feito pelos fofoqueiros do Antagonista umas oitenta vezes durante 2019.
    Quando eu visitar o site da Revista, passarei reto por aqui…

  11. Meu Deus! O Bolsonaro não consegue passar um dia sem fazer complô, brigar, odiar, se vingar? Um inepto sem noção cheio de ódio no coração e, ainda por cima, voluntarioso. SOCORRO!

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site