Ministério Público pede o afastamento de Helder Barbalho

Governador do Pará teria cometido improbidade administrativa na compra de equipamentos de saúde vindos da China
-Publicidade-
Barbalho supostamente faz parte do Covidão
Barbalho supostamente faz parte do Covidão | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público do Pará (MPPA) pediu à Justiça que afaste o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), por improbidade administrativa. Conforme o órgão, o chefe do Executivo estadual cometeu irregularidades na compra de bombas de infusão chinesas usadas no tratamento da covid-19. Os cofres públicos teriam sido lesados em R$ 3,5 milhões. Na ação protocolada na quarta-feira 31, o MPPA também salienta que a SKN do Brasil, empresa contratada pelo governo, não teria capacidade técnica para o serviço.

Ainda segundo o processo, Barbalho agiu de forma ilegal ao fazer o pagamento de forma adiantada, sem as garantias de entrega e que a Secretaria de Saúde Pública do Estado fechou contrato sem exigir documentações obrigatórias. O MPPA pede indenização por danos morais coletivos; a indisponibilidade dos bens dos acusados e também a quebra dos sigilos bancário e fiscal. Em 2020, o governador e o então secretário da Saúde, Alberto Beltrame (hoje afastado), foram alvos de uma megaoperação da Polícia Federal.

Leia também: “O ataque do Covidão”, reportagem publicada na Edição 7 da Revista Oeste

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

10 comentários Ver comentários

  1. Enquanto isso no alvorada, presidente de férias gasta mais de 2 milhões em praias e passeios de lancha e o a população morrendo de coronavirus. Avante Brasil! 500 mil mortes. Estou colado com nosso presidente 👺💀

  2. 🚔 🚨 REDAÇÃO OESTE,
    O Subprocurador Federal do Estado do Maranhão, Nicolao Dino – irmão do Flávio Dino – ARQUIVOU A DENÚNCIA FEITA PELA PF E CGU, NO DESVIO DE 5 MILHÕES NA COMPRA DE RESPIRADORES. Não é a primeira vez que anula processos e investigações contra o DINOSSAURO.
    👉 Jornalista Jose Linhares Jr
    https://linharesjr.com/2021/03/ministerio-publico-arquiva-investigacao-contra-sumico-de-r-5-milhoes-para-respiradores/

  3. Esta família Barbalho vem metendo o terror a muitos anos na politica Brasileira, são caciques do mal, deveriam ser banidos da politica, não sei como ganham as eleições, devem enganar muito o seu povo com promessas falsas e esmolas aliciadoras.

  4. Tudo que é mal feito será descoberto, portando a hora desses chacais está chegando e juntamente com esse crápula com certeza irão João Agripino, Eduardo Leite, Witzel, Ruim Costa, Wilson Miranda entre outros. TUDO QUE SE LANÇA NO UNIVERSO RETORNARÁ

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.