publicidade
Política

Ministra propõe volta de pagamento a servidor licenciado para atuar em sindicato

Medida depende de aprovação do presidente Lula

Ministra Esther Dweck
Ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o retorno de uma prática extinta pela gestão de Jair Bolsonaro (PL): o pagamento de salário, pelo governo, de servidores federais licenciados para atuar em sindicatos. Com isso, eles voltariam a ter acesso a benefícios como crédito consignado e contribuição previdenciária.

Esther deve apresentar a proposta ainda nesta semana, segundo o jornal O Globo. Caso Lula autorize o procedimento, a entidade sindical na qual o servidor cumpre mandato deverá restituir o valor gasto pelo governo, a cada mês. A exceção é para a contribuição patronal de aposentadoria, de acordo com a minuta da proposta a ser levada ao presidente. A medida beneficiaria servidores com mandatos em confederações, associações nacionais de classe, sindicatos representativos ou entidade fiscalizadora da profissão.

Receba nossas atualizações

“O governo Bolsonaro retirou os trabalhadores que estavam em atividade sindical da folha de pagamentos. Com isso eles perdem a contribuição previdenciária e o tempo de contribuição. Era uma tentativa de coibir a atividade sindical. Isso é um absurdo”, declarou a ministra, em entrevista coletiva na terça-feira 6.

Esther também anunciou ontem a reabertura das negociações permanentes como os servidores federais, mecanismo instituído em 2003 e paralisado no governo de Michel Temer (MDB). O reajuste salarial é uma das principais reivindicações — os sindicalistas defendem reajuste salarial de 27%, para compensar perdas inflacionárias.

Relacionadas

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Pagamento de salário para sindicalista com dinheiro do contribuinte? Cadê nossos senadores e deputados federais? estão de conluio?

  2. Joaquim Francisco Rodrigues Mesquita da Costa
    Joaquim Francisco Rodrigues Mesquita da Costa

    Querem salário para fazerem política com dinheiro público. Quem for para o sistema sindical, que seja sustentado por este sistema.

  3. Luiz
    Luiz

    A ministra da INOVAÇÃO querendo ressuscitar as velhas “peleguices”. Não tem jeito, fazuéli e ladeira abaixo, Brasil!

  4. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Esther Dwec, ministra da Gestão e da Inovação sabe que o que está fazendo é criar emprego sem trabalhar.Os sindicatos brasileiros são um amontoada de pelegos que vive de greves e de aumento salarial. Este governo, dá prosseguimento ao que foi sempre, uma enganação a serviço de classes que somente reivindicam, mas não trabalham senão para seus próprios interesses

  5. Christian
    Christian

    Sindicatos são como gafanhotos, quando um some aparece outros.
    se não está contente de trabalhar em sindicatos, continue funcionário público para receber esta benesses socialistas..

  6. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Esse Jaburu que começar a roubar. Cade nossos VAGABUNDOS do POLÍTICOS para ver isso!

  7. Marildes
    Marildes

    que beleza. Faz pouco no governo e agora vai fazer nada no sindicato mas estará presente em todas as manifestações vermelhas!

  8. principalsuspeito
    principalsuspeito

    Dizem que o governo não fez nada em um mês, a não ser gargantear. Discordo em um ponto: está fazendo. Ampliação da parasitagem a um nível nunca antes visto.

  9. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    E vamos nós a cada dia mais um degrau ladeira abaixo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.