Ministra propõe volta de pagamento a servidor licenciado para atuar em sindicato

Medida depende de aprovação do presidente Lula

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o retorno de uma prática extinta pela gestão de Jair Bolsonaro (PL): o pagamento de salário, pelo governo, de servidores federais licenciados para atuar em sindicatos. Com isso, eles voltariam a ter acesso a benefícios como crédito consignado e contribuição previdenciária.

Esther deve apresentar a proposta ainda nesta semana, segundo o jornal O Globo. Caso Lula autorize o procedimento, a entidade sindical na qual o servidor cumpre mandato deverá restituir o valor gasto pelo governo, a cada mês. A exceção é para a contribuição patronal de aposentadoria, de acordo com a minuta da proposta a ser levada ao presidente. A medida beneficiaria servidores com mandatos em confederações, associações nacionais de classe, sindicatos representativos ou entidade fiscalizadora da profissão.

“O governo Bolsonaro retirou os trabalhadores que estavam em atividade sindical da folha de pagamentos. Com isso eles perdem a contribuição previdenciária e o tempo de contribuição. Era uma tentativa de coibir a atividade sindical. Isso é um absurdo”, declarou a ministra, em entrevista coletiva na terça-feira 6.

-Publicidade-

Esther também anunciou ontem a reabertura das negociações permanentes como os servidores federais, mecanismo instituído em 2003 e paralisado no governo de Michel Temer (MDB). O reajuste salarial é uma das principais reivindicações — os sindicalistas defendem reajuste salarial de 27%, para compensar perdas inflacionárias.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

12 comentários Ver comentários

  1. Querem salário para fazerem política com dinheiro público. Quem for para o sistema sindical, que seja sustentado por este sistema.

  2. Esther Dwec, ministra da Gestão e da Inovação sabe que o que está fazendo é criar emprego sem trabalhar.Os sindicatos brasileiros são um amontoada de pelegos que vive de greves e de aumento salarial. Este governo, dá prosseguimento ao que foi sempre, uma enganação a serviço de classes que somente reivindicam, mas não trabalham senão para seus próprios interesses

  3. Sindicatos são como gafanhotos, quando um some aparece outros.
    se não está contente de trabalhar em sindicatos, continue funcionário público para receber esta benesses socialistas..

  4. Dizem que o governo não fez nada em um mês, a não ser gargantear. Discordo em um ponto: está fazendo. Ampliação da parasitagem a um nível nunca antes visto.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.