Depois de sigilo sobre imagens, deputado quer CPMI das Manifestações

Governo Lula não liberou integralmente as gravações feitas pelo sistema de vigilância em 8 de janeiro

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto (8/1/2023) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto (8/1/2023) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) está recolhendo assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), composta de deputados e senadores, com a finalidade de investigar atos de ação e omissão durante as manifestações que terminaram com a invasão e a depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro.

Na justificativa, o deputado menciona o sigilo decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as imagens gravadas no Palácio do Planalto, durante a invasão. Parte do material, editado, foi disponibilizada à imprensa. Mas, sobre a gravação integral, o governo petista alegou riscos para a segurança das instalações do prédio para negar o conteúdo na íntegra, sem cortes.

“Não é justo que, em um momento de tantas incertezas, o governo federal coloque sigilo nas imagens dos atos do dia 8 de janeiro. Precisamos investigar e apurar com a devida seriedade”, escreveu Fernandes, no Twitter.

-Publicidade-

https://twitter.com/andrefernm/status/1623103052780560386

Na justificativa, o deputado — ele próprio investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposto incentivos às manifestações em razão de publicações em redes sociais — afirma que os autores “devem, rigorosamente, ser identificados e punidos”. “Contudo, ainda pairam no ar as incertezas acerca do ocorrido e quem de fato o planejou, executou e se omitiu, quando por força legal deveria ter agido”.

Fernandes cita o fato de a Agência Brasileira de Informação (Abin) ter alertado o governo federal, na véspera, sobre o perigo dos atos. Além disso, afirma que a CPMI “se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram e não concordaram com os atos de vandalismo”.

A CPMI seria composta de 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes, e teria prazo de 180 dias para entregar o relatório final.

Lula e os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já se manifestaram contra uma CPI para apurar as manifestações de 8 de janeiro. Aliados de Lula, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também são contrários.

No Senado, pelo menos dois pedidos de CPI estão sendo articulados. São necessárias assinaturas de 27 senadores. Na Câmara, além da articulação de Fernandes, pela CPMI, deputados do Psol e um deputado do PSB, Felipe Carreras (PE), também estão colhendo assinaturas — entre os deputados são necessárias 171 para aprovar uma CPI.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

13 comentários Ver comentários

  1. ELES SABEM MUITO BEM QUE TEVE INFILTRADOS DO PT NOS ATOS VANDALICOS E QUE DETRAS DE ISSO DEVEM ESTAR COM CERTEZA O JANONES, O BOULOS E OUTROS DE ESA CALANHA

  2. Se o Molusco, o Dinosauro, a Parrilha de miúdos e a Gazela estão contra, COM CERTEZA TEM COISA AÍ PARA SER ESCONDIDA.
    Esta CPI é imperiosa e não fazê-la é a mais pura declaração de culpa.

  3. Cadê o REI Saltitante das CPIs? O infeliz Randolfe, abre logo a CPI. Cade o restante dos frouxos dos Senadores e Deputados? Houve safadeza, sim!

  4. Essa CPI É irresistível, imperativa, altamente necessária e URGENTE…
    FAÇAM-NA!!!!
    Custe o que custar…É IMPERATIVO Instala-la ….JÁ!
    Vamos conhecer, expurgar e prender os 4-5 generais carreiristas que praticaram PERFÍDIA e descobrir os infiltrados de esquerda e quem os contratou e coordenou.
    Vamos por um fim nisso…de contratar BlackBlock e conturbar o ambiente das cidades com essas passeatas pagas com mortadela que estão prestes a voltar…. Já estão coletando dinheiro de corrupção para isso

  5. UM PAÍS NA BANGUELA ….. se a escória que por longos anos infelicitou o país não for freada iremos ao caos rapidamente e o nosso Natal reafirmo sem receio será um triste Funeral de lágrimas e desespero com imprevisível futuro já que não creio que este país vire uma Venezuela sem um banho de sangue mas uma Argentina poderemos ser e logo … para mim está claro uma vingança sórdida e cruel por parte de um líder esquizofrênico cego e de tudo capaz … juízo senhores !!!

  6. Tá na hora do país mostrar sua transparência que mostrem ao povo as imagens na sua integralidade e não só a empresa que o boner trabalha, que se faça uma CPI séria que stf e pf façam uma investigação profunda doa a quem doer e que a esquerda não venha com os costumeiros kits desculpas.

  7. Obvio q o PRESIDENTE-IMPOSTOR FRAUDADOR EX-PRESIDIARIO DESCONDENADO quer esconder as imagens, pois todo o quebra-quebra foi promovida pelos petistas e muitos ja foram identificados, mas o Dino e sua GESTAPO so querem saber de por a culpa nos ciddas de bem

  8. sempre que a pelegada é contra alguma coisa, é porque o assunto é de interesse público, ou estão querendo ocultar alguma coisa que os incrimine.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.