publicidade
Política

Ministro da AGU e deputado comunista viram notícia no Financial Times depois de pedirem censura ao Twitter/X

Jorge Messias e Orlando Silva defenderam a ‘regulamentação’ das redes sociais e criticaram Elon Musk

Orlando Silva e Jorge Messias não se pronunciaram sobre a reportagem do Finnancial Times | Fotos: Richard Silva/PCdoB na Câmara/José Cruz/Agência Brasil
Orlando Silva e Jorge Messias não se pronunciaram sobre a reportagem do Finnancial Times | Fotos: Richard Silva/PCdoB na Câmara/José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), relator do Projeto de Lei (PL) da Censura, tornaram-se notícia neste domingo, 7, no jornal britânico Finacial Times. Isso porque ambos os políticos defenderam a “regulamentação” das redes sociais e criticaram o dono do Twitter/X, Elon Musk.

Leia mais: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 211 da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades”, escreveu Jorge Messias. A “A paz social é inegociável.”

Já Orlando Silva disse que o dono do Twitter/X ultrapassou os limites. “Agora, Elon Musk sinaliza desrespeitar o Poder Judiciário”, afirmou. “Vou sugerir ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para pautar o PL 2630 e desenvolvermos o regime de responsabilidades dessas plataformas digitais. É resposta em defesa do Brasil.”

A reportagem do Finacial Times é direta: “Brasil ameaça regular redes sociais após embate com Elon Musk”, diz o título. Ao longo do texto, o jornal cita o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos protagonistas do momento de tensão política no país.

O periódico lembra que o magistrado proferiu decisões contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou o bloqueio de perfis brasileiros na rede social. Segundo o Financial Times, essas contas “provavelmente estão ligadas a movimentos de extrema direita, que encontraram terreno fértil no Twitter/X e em outras plataformas de mídia social, incluindo o Telegram”.

Entenda o caso que envolve Elon Musk, Alexandre de Moraes e o Twitter/X

Sábado, às 2h03

O dono do Twitter/X interpela o ministro do STF: “Por que você está determinando tanta censura no Brasil?”.

A indagação de Elon Musk ocorre dias depois da divulgação do Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger.

Sábado, às 19h01

Elon Musk volta a interpelar Alexandre de Moraes. Desta vez, o dono do Twitter/X quis saber a razão de a Justiça do Brasil ter determinado o bloqueio de perfis populares no país.

“Por que você está fazendo isso, Alexandre de Moraes?”, indagou o bilionário, referindo-se à decisão da Justiça.

Na mesma publicação, a plataforma alega ter sido forçada a bloquear os perfis. “Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens foram emitidas”, disse, ao acrescentar que está proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem.

Sábado, às 19h31

Trinta minutos depois, Elon Musk informa que irá retirar as restrições impostas aos perfis brasileiros na plataforma.

“Esse juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortar o acesso ao X no Brasil”, escreveu o bilionário. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    Dois insignificantes que uma hora voltarão à mediocridade que tem direito.

  2. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Nada a estranhar!
    Esse é o nível de mediocridade e ignorância dos que tomaram o poder à força no Brasil via coerção e fraudes; com certeza não reflete a escolha da maioria de nós.
    Uma das coisas tristes nesse cenário, que ainda não atacamos, e precisamos identificar as raízes e consertar, é que, além de ainda se encontrarem aqui destruindo a sociedade e o País, são crias nossas, deixamos ir acontecendo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.