Determinação foi do ministro da Justiça, André Mendonça, com base na Lei de Segurança Nacional
O ministro da Justiça, André Mendonça, determinou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito contra o jornal Folha de S. Paulo após a publicação do artigo “Por que torço para que Bolsonaro morra”, do articulista Hélio Schwartsman. Segundo Mendonça, com a publicação, a Folha infringiu artigos da Lei de Segurança Nacional.
Leia mais: “Twitter deixa mensagens de ódio propagarem contra Bolsonaro”
De acordo com o ministro, o jornal pode ser enquadrado nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional. Para o ministro, ao defender publicamente a morte de um presidente, o colunista da Folha feriu princípios básicos do Estado democrático de direito. “Não há direitos fundamentais absolutos. As liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais.Tais direitos são limitados pela lei”, descreveu o ministro pelas redes sociais.
Diante disso, quem defende a democracia deve repudiar o artigo “Por que torço para que Bolsonaro morra”. Assim, com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito à @policiafederal .
— André Mendonça (@MinAMendonca) July 7, 2020
O artigo
No artigo, Schwartsman foi além de fazer mero questionamento sobre eventuais benefícios relacionados à morte do presidente. De acordo com o articulista, Bolsonaro “prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida”. Ele, que é ex-editor do jornal, afirma ainda que a morte do político salvaria outras vidas.
… tem que ser deferido liminar para mandas trancar as rotativas!!!
Folha de SP é atualmente o melhor jornal do Brasil…para forrar gaiolas….nao é veiculo de informação, é veiculo de opinião
E alguém acha que vai acontecer alguma coisa com esse jornalista comunista safado?
Vamos ver como se posicionarå o STF.
A Folha de São Paulo acabou.
A muito tempo a Folha formou o gabinete do ódio pelo Bolsonaro, ela dissemina fake News e ódio pelo presidente, passou da hora de ser punida .
Espero que processe mesmo. Esse pessoal da Folha de SP não respeita a instituição Presidência da República. Bolsonaro é Presidente do Brasil gostem eles ou não. Perderam credibilidade totalmente, pq não sabem fazer um jornalismo imparcial.
O Governo Bolsonaro ainda não acabou, mas a Folha já . Há muito tempo…
Certamente, o articulista atrai para si parcela da culpa por estar nosso país ainda chafurdando.
Tomara que o STF se redima dos últimos atos e dê guarida ao pedido do Sr. Ministro da Justiça.
Mas, sinceramente, não acredito que isso vá ocorrer.
Agora, se as ofensas tivessem sido direcionadas a um dos ministros do STF…
O certo seria enquadrar num processo duro, o jornalista, e o jornal Folha de São Paulo (que há muito se tornou folhetim político de esquerda), pois ambos se esqueceram à tempos o que é ser e fazer jornalismo sério. Ambos deveriam ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional, sem qualquer hesitação dos Ministros do STF.
A pena e a multa, para ambos, dessa vez, tem que ser exemplar, para frear os abusos que são cometidos diariamente, através desse patético orgão de imprensa !!! Cadeia pro Jornalista e pros Editores Chefes (Diretores) desse jornal chinfrim !!!
O Hélio está em plena decadência e já mostrou em outras oportunidades que é maldoso e um dos membros mais ativos do gabinete do ódio da imprensa mafiosa.
Quero ver qual vai ser a deciçao dos deuses do STF agora vamos quem e o STF se eles blindarem a folha temos que tomar uma deciçao drastica contra essa organizaçao
Uma boa e breve recuperação para o presidente Bolsonaro
A Folha está chegando ao paroxismo. Ainda bem que cancelei minha assinatura que já havia mais de 30 anos. Fui poupado, portanto, de receber em casa tamanha excrescência vomitada pelo blogueiro abjeto Hélio Schwartsman. No lugar da Folha e Veja, estou assinando a Revista Oeste.
Arregaça AGU, tamo junto.
Por muito menos, apoiadores do presidente são enjaulados…
Os políticos conservadores devem adotar a mesma estratégia de marketing da esquerda. Judicializar todas as questões desse tipo ou acusações mentirosas, caluniosas, etc, diariamente, em todas as instâncias da Justiça brasileira e dependendo do caso internacionais para manchete no exterior. Isso vale no minimo ima semana de TV e Jornal. E notícia para mostrar nas eleições. Numa Guerra as armas usadas devem ser equivalentes ou superiores às do oponente. Processo neles!
O problema é que liberdade de imprensa só serve para eles, duvido que o STF mostre sua imparcialidade.
A Folha vai comemorar 100 anos com mais 1 processo. É bem patético.
Isso não é liberdade de imprensa , é discurso de ódio. Se fosse algum jornalista ligado a Bolsonaro já estaria até com tornozeleira mesmo sem ser julgado.e o Twitter? Se fosse alguém da direita já estaria bloqueado na plataforma. Dois pesos e duas medidas. Cuidado seletivo para não propagar o ódio. Da esquerda pode .
Parabéns Bolsonaro 22. O resto é “Folha” virada. Ô André Mendonça, só você tá lendo o Hélio, esse gás nobre q sai pelo traseiro.
É a oportunidade do STF demonstrar a sua imparcialidade.
Pensei exatamente nisso!
A Folha virou folhetim político há muito, não mais faz jornalismo.
Amigo, na minha modesta opinião, agora é que ele vai escancarar a sua PARCIALIDADE…
A que ponto chegamos!!!!! Liberdade de expressão e opinião sim, mas dentro dos limites da lei!!!!! Ministério da Justiça e Polícia Federal devem agir com todo o rigor para que ações como essa nunca mais se repitam, não importa quem seja o presidente de república!
Espero que processe mesmo. Esse pessoal da Folha de SP não respeita a instituição Presidência da República. Bolsonaro é Presidente do Brasil gostem eles ou não. Perderam credibilidade totalmente, pq não sabem fazer um jornalismo imparcial.