Moraes manda prender preventivamente Allan dos Santos

Ministério da Justiça deve iniciar imediatamente o processo de extradição do jornalista, que está nos Estados Unidos
-Publicidade-
Allan dos Santos é um dos alvos de Moraes
Allan dos Santos é um dos alvos de Moraes | Foto: Reprodução/Jovem Pan

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, do canal Terça Livre. Segundo a decisão, o Ministério da Justiça deve iniciar imediatamente o processo de extradição do blogueiro, que está nos Estados Unidos.

Moraes determinou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol para garantir que Allan seja capturado e retorne ao Brasil. A embaixada dos Estados Unidos também foi acionada.

O jornalista é investigado no Supremo em dois inquéritos: (1) o que apura as divulgações de fake news e os ataques aos ministros do STF; e (2) o que identificou a atuação de suposta milícia digital que atua contra a democracia.

-Publicidade-

Efeito Folha

A decisão ocorre 15 dias depois de uma reportagem da Folha de S.Paulo acusar Allan dos Santos de usar Tatiana Garcia Bressan, ex-funcionária do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, como informante. A troca de mensagens, iniciada em 23 de outubro de 2018 e encerrada em 31 de março de 2020, foi coletada pela Polícia Federal.

Colunista de Oeste, Augusto Nunes escreveu sobre o tema em artigo publicado na Edição 82. “Num dos trechos destacados pelo jornal, por exemplo, Tatiana diz que se espantou ao constatar que os ministros mudam frequentemente de ideia quando políticos de estimação necessitam de ajuda”, analisou. “Ganha uma viagem só de ida para a Venezuela quem ainda não sabia disso.”

Um dia depois, a Folha noticiou que a ex-funcionária do gabinete de Lewandowski, qualificada como “informante” pela reportagem, foi anexada ao inquérito das fake news. Com isso, Tatiana entrou na mira da Polícia Federal.

Nesta quinta-feira, Moraes mandou prender Allan dos Santos.

Denúncia

Em relatório enviado ao STF, a Polícia Federal escreve que Allan, a pretexto de atuar como jornalista, assumiu a condição de um dos organizadores de um movimento responsável por ataques à Constituição e aos Poderes de Estado.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

46 comentários Ver comentários

  1. É simplesmente um escárnio o que esse ministro energúmeno faz e nenhum dos poderes faz absolutamente nada… DESGRAÇADOS, ENDEMONIADOS, MISERÁVEIS!

  2. E os jornalistas da esquerda? Que xingam,desejam a morte do presidente quase que diariamente, já pensaram o Xandy na capa da JÁ FOI com a cara do Hitler? o outro lá do MST falou os diabos do STF e ai, vão perseguir a direita e os conservadores na cara dura,chega disto.

  3. Blogueiro? Vá se foder Revista Oeste , o cara é jornalista bando de pau no cu…. Alexandre de Moraes não manda nem na casa dele que dirá prender alguma nós EUA

  4. A Nova Ditadura avança.

    E eu pergunto aos universitários: os EUA vão extraditar alguém para cumprir “prisão preventiva” sem que haja sequer um processo judicial contra a pessoa? Tudo que há são dois inquéritos absurdos.

    Será interessante ver a postura do Biden nesse caso.

    1. Está difícil entender esse país. Tudo pode? Ninguém para o absurdo, um dia atrás do outro? O que é isso? Criminosos sendo soltos, trabalhadores sendo presos, não há autoridade que dê um basta nisso, vamos seguindo em frente apanhando, adoecendo e nada, autoridade nenhuma faz nada? Estão deixando a cobrança da conta nas mãos do povo até a hora que tudo isso explodir? Deus nos ajude!

  5. COMO A PF INSENTA APARECEU ONTEM E HOJE NO NOTICIÁRIO, fazendo o seu devido trabalho e recebendo elogios por isso, o Xande e a Denisse quiseram APARECER TAMBÉM. Vaidade é tudo!!! Constituição é nada pra eles.

  6. Porque o ministro da justiça n dá uma contra ordem a essa aberração jurídica e informa ao Sr Alexandre que o cara n pode ser preso sem nem ter sido julgado e condenado ? Como um cara do STF dá ordens absurdas e o ministério da justiça cumpre ? Passou da hora de bater de frente com esse bando.

  7. O que esperar de um país que tem um sujeito no senado e que tem ligações mais do que suspeitas com o narco-terrorismo internacional e também que está a segurar a indicação de um ministro do STF feita pelo presidente da república e ninguém pode fazer absolutamente nada? Esse pedido de prisão ilegal aí, como já se tornou uma rotina, é apenas um simples cafezinho e será mais um a ir para trás das grades, simples assim.

  8. Que texto, heim Revista Oeste?! Foi assim que deixei de ser assinante de uma outra revista. Chamou o jornalista de blogueiro exatamente como faz a mídia vendida.

  9. 𝐶𝑒𝑠𝑎𝑟 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎  disse:

    Meu Deus! Mais um? Temos que agir! Está tudo acontecendo embaixo de nossos narizes e parece estar tudo normal?

  10. Democracia Defeituosa
    Democracia iliberal: quando os governantes eleitos não estão mais sujeitos aos princípios constitucionais devido à deterioração do Poder Judiciário; a Nação se torna uma democracia iliberal na qual o Estado de Direito é danificado ou falho, e as normas constitucionais têm pouco ou nenhum impacto vinculativo sobre as autoridades eleitas e suas ações, os direitos civis individuais são parcialmente anulados ou não estabelecidos. (Democracia Defeituosa é um conceito que foi proposto pelos cientistas políticos Wolfgang Merkel , Hans-Jürgen Puhle e Aurel S. Croissant no início do século 21)

  11. Como diária um saudoso locutor esportivo:
    -O que vou dizer prós meus filhinhos?

    A ditadura chegou, Allan dos Planos atacou a constituição, que já estava de 4, estuprada por 11, e agora vai o Allan e a ataca.
    Que venha o meteoro, dos grandes, dos rápidos e q caia aqui em Vinhedo, lá bem encima de casa.

  12. Do jeito que as coisas estão indo, não demora tornarem o Presidente inelegível, assim como tornaram o lula legível, essa é a Meta pra continuarem mandatários como eram antes sem que ninguém atrapalhe…. Vamos precisar reagir!

  13. E, MAIS UMA VEZ, o presidenteZINHO não fará NADA. E outro apoiador seu, BRASILEIRO de verdade, será preso arbitrariamente e destruído, enquanto o popularzão passeia pelo país fazendo vídeos e tirando fotos.

    Definitivamente, já deu.

  14. Será que eu ouvi errado ou o Presidente teria dito que não cumpriria mais ordens ilegais e que não haveria mais prisões arbitrárias? Ah, lembrei, depois ele fez um “acordo”….

  15. Porque não? Porque não prender Allan dos Santos? Esse sujeito já prendeu 2 jornalistas por DAREM SUAS OPINIÕES, um deles está paralítico, prendeu um Deputado no exercício de suas funções de PARLAMENTAR, ou seja, aquele que PARLA, que fala, um cara que teoricamente é protegido pela constituição resguardando seus direitos quanto a falas e votos. O Deputado está preso há 3 meses, e o que aconteceu? NADA!!! Em muito pouco tempo esse cara vai mandar prender o Presidente da República, e o que vai acontecer? NADA! Então, porque não prender mais um jornalista? Ninguém vai fazer absolutamente NADA mesmo!

    1. Falou tudo. Daqui uns dias seremos nós. Dizer “filho da p*t4” será motivo mais que suficiente para nos tornar inimigos número um da sociedade, uma vez que se sentirão ofendidinhos.

    2. A Situação tá ficando absurda, não sei que palavra usar pra isso que esse ministro ta fazendo… vc tem toda razão! Quem pode com esse cara??

  16. Aguardamos uma posição do governo federal sobre o assunto. Ninguém entende como toda uma estrutura policial e jurídica encastelada no executivo nao consegue dar um basta nessas aberrações de perseguição da direita por esses caras do STF. O Bolsonaro, para de ficar falando q podemos perder a liberdade isso ja está acontecendo cara. Se vai continuar tentando jogar nas 4 linhas acorda esses seus asseclas ai da AGU,AGI, FAA e o cacete a quatro para q enquadrem esses cretinos do STF. Quem está mandando nesse país são esses caras, isso virou uma ditadura e vc está ai fazendo papel de palhaço nesta questão.

  17. O STF já extrapolou todos os limites plausíveis e toda e qualquer garantia expressa em nossa Constituição.
    Se arvoraram de baluartes da Lei, do que e de como deve ser interpretada a Constituição.
    Alexandre de Moraes, em especial, demonstrou ser um antipatriota, antidemocrático, perverso indivíduo ditatorial no lugar errado, quem sabe com algum transtorno mental.
    Nosso pessoal do Direito carece de iniciativas de oposição, de confronto, para nos ajudar contra essa tirania imposta justamente por aqueles que deveriam defender o povo em suas liberdades basilares.
    Caso o pessoal do Direito não tome a frente, por covardia, claro, fica muito difícil alterarmos esse quadro dentro das quatro linhas!

  18. A polícia federal se prestando a fazer um trabalho típico da gestapo. Uma vergonha a omissão do ministro da Justiça e da superintendência da PF, pior ainda, é a promessa não cumprida do presidente que prometeu que acabaria com essas perseguições. Enquanto isso, jornalistas das mídias tradicionais continuam ofendendo e desejando morte do presidente, colocando o presidente fantasiado de Hitler e nada acontece. Liberdade de expressão só existe para quem é da esquerda. Estamos numa ditadura, esta é a realidade nua e crua, pois os perseguidos não têm a quem recorrer.

    1. José Camargo, o Sr. falou bem, um dia que talvez não esteja muito longe, vamos deixar de ser frangos de granja, como diz Weintraub. Quando esse dia chegar não vai ter esconderijo para esses canalhas. Podem brincar com a nossa cara, mas o ódio vai aumentando, quando não nos restar nenhuma esperança, o desespero vai nos impulsionar para a solução final.

  19. Mas pode fazer isso, sem o devido processo transitado e julgado. E mais, sem nenhum crime que contenha em nossas leis, eles inventam os crimes na hora que quiserem.

  20. É de uma arbitrariedade sem precedentes desse cabeça de ovo, mas que esse blogueiro é um paspalhão é verdade; mas nada para ser preso.

  21. E Segue a Ditadura, com perseguição a Jornalistas, com a repetição de prisões ilegais. Dá-se o Alongamento de prisões ilegais, com a participação ativa e passiva de todos os demais integrantes do sTF… Tempos tristes vivemos no Brasil.
    MAS, Deus é MAis !

  22. O Careca arrumou uma Delegada da PF de estimação que fica fazendo pedidos de prisão a esmo, totalmente ilegais e o Careca manda prender sem passar pelo MP. Além de tudo, em cima de Lei já revogada. Situação insustentável sobre o ponto de vista jurídico, agora ultrapassando as fronteiras

  23. O cabeça de piroca ataca novamente, quem é o verdadeiro estuprador da democracia? Essa resposta todos sabem, menos é claro, os iluminados 👹

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.