publicidade
Política

Moraes nega pedido da PGR para arquivar inquérito contra Bolsonaro

Presidente é investigado por vazamento de dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal sobre o sistema eleitoral

Moraes Bolsonaro
J.R. Guzzo: "O último espasmo dessa aberração é a operação policial contra os “empresários golpistas”, como diz o noticiário, comandada por Moraes" | Foto: SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira, 5, pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivamento de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por vazamento de dados sigilosos de uma investigação da Polícia Federal (PF).

O inquérito apura se o presidente divulgou, no ano passado, dados sigilosos da PF sobre um suposto ataque hacker cometido contra o sistema eleitoral durante as eleições de 2018.

Receba nossas atualizações

No pedido, feito pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, Moraes foi acusado de adentrar “funções precípuas e exclusivas” do Ministério Público e “contaminar” provas da investigação.

Em agosto de 2021, Bolsonaro expôs nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal, três anos antes, que apura suposto ataque ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lei, qualquer servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas, independentemente de hierarquia.

À época, os ministros do TSE enviaram uma notícia-crime endereçada a Alexandre de Moraes relatando a suposta conduta criminosa do presidente. Então o ministro do STF decidiu abrir um inquérito para investigar o caso.

Neste ano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em seu parecer que, mesmo que as informações tenham sido divulgadas pelo presidente de forma ‘distorcida’, não houve crime na conduta.

Já em um relatório preliminar encaminhado pela PF ao Supremo, no começo do ano, a delegada Denisse Ribeiro afirmou que reuniu elementos sobre a ‘atuação direta, voluntária e consciente’ do presidente ao divulgar informações sigilosas de uma investigação em andamento.

A delegada também apontou o envolvimento do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live com o presidente em 2021, além do ajudante de ordens da Presidência, Mauro Cid, que, segundo a investigação, foi o responsável por divulgar o inquérito na internet.

Relacionadas

25 comentários
  1. Henrique Barros
    Henrique Barros

    Tá duro de engolir esse sujeito. Ele faz o que lhe dá na telha e os demais cagam de medo. Pro carequinha não existem limites, o que quiser fazer será feito e aí daquele que piar contra.

  2. Antenor P. Assis
    Antenor P. Assis

    Esse ministro quer mandar em tudo?!
    Agora interfere até em outros tribunais??!! O que ele pensa que é?!
    Precisa respeitar decisões de outros autoridades! Ele não é o dono da verdade. Essa birra não combina com “JUSTIÇA”, Sr. Moraes!

  3. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Com exceção dos poucos de sempre, como Ives Gandra Martins, q já se posicionou claramente, há muitos do setor jurídico brasileiro q também estão contra tudo o q o STF e em especial o careca vem fazendo, mas por falta de cojones, tem um medo eterno de se posicionar contra essas ações inconstitucionais. Alguns advogados e juristas deveriam aproveitar essa super bola pingando e aparecer nas mídias mostrando sua total insatisfação a esse comportamento do STF. Ganhariam muitos pontos da sociedade se assim o fizessem. Se muitos do setor jurídico levantarem suas vozes, o STF não vai ter coragem de contra-atacar e terá de recuar para suas devidas fronteiras constitucionais.

  4. Noel BOLSONARO Brasil
    Noel BOLSONARO Brasil

    Vai ter que arquivar seu RATO PELADO!
    Engula sua arrogância e arquiva que sai mais barato pra voce seu VERME SAFADO!

  5. Henrique Barros
    Henrique Barros

    Ô charco, Ô esgoto esse STF. Enquanto não caçarem o Presidente em todo sentido não vão parar. Agora não respeitam nem decisão da PGR.

  6. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    É só começar a não acatar as ordens dessa corte imperial….que não respeita a constituição.

  7. Remi Backes
    Remi Backes

    Esse é psicopata, normalmente esse tipo de gente quando no serviço público causam grandes tragédias. Ele está preparando o terreno para tornar o Presidente Bolsonaro inelegível. Teve que sentar em cima do rabo no caso Daniel Silveira, agora quer se vingar.

  8. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Enquanto tivermos como presidente do senado um bobalhão, que tem interesses pessoais nas ações dessa pocilga, vai ser difícil este pais ser sério. Pacheco representa que há de pior na politica brasileira, covarde e vendido.

  9. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Só o Art 142 da CF freia o ditador curador do patropi.

  10. Bruno
    Bruno

    Primeiro é afastá-lo do STF por estar sendo parcial e depois é prendê-lo por estar agindo se forma ilegal, contrária a Lei.

  11. PAULO AUGUSTO BARAVELLI
    PAULO AUGUSTO BARAVELLI

    Mais uma pouca vergonha desse ser que se julga supremo acima da lei e do Brasil!! lamentável

  12. Washington Alencar
    Washington Alencar

    NOTEM QUE EM TODAS ELEIÇÕES NAS AMERICAS O ÍNDICE DE ABSTENÇÃO É MUITO GRANDE E NINGUÉM SUSPEITA DISSO,OBSERVEM AS ELEIÇÕES QUE OCORRERAM EM CHILE,ARGENTINA,EQUADOR ETC ABSTENÇÃO ENORME SÃO FATOS.DESCOBRIRAM QUE ABSTENÇÃO E FÁCIL DE DECLARAR.

    CUIDADO MEU PRESIDENTE!! O SR SABE O QUE ESTÃO ARMANDO
    ESSE INQUÉRITO É O QUE MAIS ELE QUER SERÁ DADO O GOLPE E PRENDEM O PRESIDENTE,ALGUEM TEM DÚVIDA?

  13. Renato Zezzi Garcia
    Renato Zezzi Garcia

    Corte comunogolpista. Cade as FAs ??? Bando de covardes. O golpe ja foi dado faz tempo pelos corruptos

  14. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    CONCORDO COM AS CONCLUSÕES DO SENHOR CARLOS. AS AÇÕES DE ALEXANDRE
    SÃO PROPOSITAIS. ESSE SIM É O TAL GOLPE QUE MUITOS FALAM!

  15. José Camargo
    José Camargo

    Essas investigações nunca têm fim.Isto prova de forma cabal o seu caráter puramente politiqueiro.

  16. Alberto
    Alberto

    VAMOS SEPARAR AS SÍLABAS: MO-RA-ES, CA-NA-LHA e VA-GA-BUN-DO.

  17. Paulo
    Paulo

    E agora, como é que fica, Moraes vai continuar a descumprir a lei? Se eu fosse a PGR não participaria mais desse processo, não responderia a nenhum questionamento, da mesma forma a defesa do presidente! E pagaria pra ver o que ia acontecer!

    1. Carlos
      Carlos

      Moraes tá cagando para a lei. O intuito dele é manter vários inquéritos contra o presidente, desconfio que por 2 motivos possíveis: ou pra depois usar tudo pra tornar o presidente inelegível, ou para, caso o Bolsonaro perca as eleições, ser preso baseado nesses inquéritos. Vai vendo.

      1. Paulo
        Paulo

        Também tenho o mesmo entendimento e acrescentaria um terceiro: instigar o presidente a pisar fora das 4 linhas para tentar enquadra-lo na LEI (de verdade, não essas leis que eles dizem que estão cumprindo)!

      2. Renato Zezzi Garcia
        Renato Zezzi Garcia

        Vão fraudar la de dentro do supervibrador ,ops,do supercomputador

      3. Delio Domingos Bortolin
        Delio Domingos Bortolin

        Acertou, a intenção do STF é essa mesma.

      4. R Fortes
        R Fortes

        Esse cidadão não age por vontade própria. É só uma marionete, atuando nesse teatro de horrores para melar as eleições. O art. 142 resolveria dentro da CF, se não surgirem melancias na caserna.
        Porém, o patético Omisso Pacheco, um prevaricador, deverá ser atingido também, arrastando a gang do Senado para não legitimar a reeleição do PR às vistas da comunidade internacional, mesmo conseguindo postergar a data da votação para ter urnas auditáveis.

      5. R Fortes
        R Fortes

        A “banca”, os empresários “campeões” e o narco-negócio estão no topo da cadeia alimentar. Muito poderosos, mas suponho que o peso do agro na estabilidade alimentar mundial vai falar mais alto. Por isso, incapacitar as marionetes via art. 142 já, e COM NOSSO APOIO explícito nas ruas, parece ser o final mais provável.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.