O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e membros responsáveis pela defesa de outros alvos da Operação Tempus Veritatis não se comuniquem entre si. A proibição consta em trecho da decisão que autorizou a deflagração da ação, que foi realizada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na visão de Moraes, diálogos entre advogados poderiam prejudicar as investigações sobre uma suposta organização criminosa que teria sido formada na tentativa de ignorar o resultado eleitoral de 2022. Assim, ao menos na visão da denúncia, Bolsonaro tentaria seguir no poder.
“A medida cautelar de proibição de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de seus advogados, é necessária para garantia da regular colheita de provas durante a investigação”, afirmou Moraes, “Sem que haja interferência no processo investigativo por parte dos mencionados investigados, como já determinei em inúmeras investigações semelhantes.”
A operação deflagrada nesta quinta-feira pela PF mirou justamente Bolsonaro e alguns de seus aliados. O ex-presidente da República, por exemplo, teve de entregar seu passaporte. O presidente nacional do PL e ex-deputado federal por São Paulo, Valdemar Costa Neto, acabou preso em flagrante por porte ilegal de arma.
Leia mais:
Assessor de assuntos internacionais durante parte da gestão Bolsonaro, Filipe Martins foi outro a acabar preso em decorrência da Operação Tempus Veritatis. O mesmo ocorreu com Marcelo Câmara, ex-assessor especial da Presidência.
OAB critica Moraes
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a decisão de Moraes. De acordo com a entidade, o ministro não assegurou as “prerrogativas da advocacia” ao impedir que advogados relacionados a um determinado caso ou processo não possam conversar entre si.
Leia também: “Bolsonaro, sobre operação da Polícia Federal: ‘Acabou a minha folga'”
Na nota enviada ao site Poder360, o presidente da OAB, Beto Simonetti, afirma que o magistrado do STF limitou o trabalho de advogados. Dessa forma, a entidade avisa que vai recorrer de tal entendimento.
A seguir, a íntegra da nota da OAB:
“A OAB vai recorrer ao STF para assegurar as prerrogativas da advocacia e derrubar a proibição de comunicação entre advogados. Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes
Na mesma petição, vamos reiterar a confiança da OAB nas urnas e relembrar todas as ações concretas tomadas pela Ordem para rechaçar as acusações infundadas feitas contra o sistema eleitoral e para defender a Justiça Eleitoral.
A OAB não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica. A atual gestão da Ordem tem como prioridade atuar em temas do dia a dia da advocacia, com prerrogativas da profissão.”
Leia também: “Polícia Federal quer transformar Bolsonaro no grande problema do Brasil”, artigo de J. R. Guzzo publicado no site da Revista Oeste
A OAB está com a credibilidade mais baixa que barriga de cobra.
Esse ser paranoico está sofrendo de delírios persecutorios, é um psicotico. Está na hora de ser interditado
HAHAHAHAHHAH!!!!!! Para quem diz que a ditadura não chegaria, tá ai! Próximo passo CALAR O CONGRESSO (aliás, acho que já calaram!!!!!!)!!!!!!
Perseguição sem fundamento as claras oq está acontecendo com opositores do Lula, não espera Xandao é quem manda no país., sem nenhum voto do povo. Inacreditável ! Brasil = Venezuela.
A culpa é do Temer que não sabe (ou não quer ??!!) segurar seu bulldog ! ( sem querer desprestigiar o cão).
MORAES TEM QUE SER PRESO POR CRIME DE DESCUMPRIMENTO DA CF.
O SENADO TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE PARAR ESTE LOUCO DO MORAES. ELE PERDEU TOTALMENTE A NOÇÃO DE CIVILIDADE, DEMOCRÁCIA E LIBERDADE, PASSOU DOS LIMITES A MUITO TEMPO E ESSE VERME DO PACHECO SENTA EMCIMA DA VONTADE DA MAIORIA DA POPULAÇÃO E COLOCAR EM VOTAÇÃO O IMPEACHEMENT DESSE LUNÁTICO.
O mais impressionante disso tudo. é que não há nenhum plano de contingência para barrar os atos insanos de uma pessoa surtada mentalmente. O Moraes continua gritando suas ordens e encontra muitos subalternos dispostos a executá-las.
O melhor que a insanidade oferece, é acreditar que podemos reinventar a verdade. O pior da insanidade é gastar nossas vidas tentando reinventar a verdade, por que a reinvenção sempre falha. E se há uma verdade que não podemos reinventar, é a verdade de que a nossa sociedade está repleta do melhor e do pior de ambos. Infelizmente os nossos piores fazem parte da política brasileira.
O Brasil foi tomado!
Parte por corruptos, parte por criminosos de outras tipificações, parte por alienados convertidos, parte por psicopatas se sentindo autorizados a liberar suas maledicências e/ou a maltratar terceiros tanto física como mentalmente, para satisfação de suas necessidades de poder e prazer.
Nas escolas, passando pela imprensa, ao Direito, a política, aos MPs, a PF e as FA.
A situação do Brasil talvez seja a mais séria até agora, como jamais vista em todos os tempos, já que os estrangeiros de vários interesses – globalização, comunismo, colonização, agro, … -, injetam dinheiro para sabotagens, traições e alienação dos mais frágeis a se juntar a eles e aos nossos, para destruir nossos valores e, consequentemente, nossa fraca base social mas que nos mantem ainda em pé.
Fato é que, não podemos contar com milhões de nós!
Envolvidos, conscientes ou não, no projeto de nos subjugar!
E Pacheco? E os senadores? E os deputados, e nós, o povo de bem?
Perfeito.
Por que essa coincidência entre as decisões de Moraes e as vontades do Lula? Qual o acordo existente entre eles? Por que ex inimigos agora são aliados? A troco de que? “ah, mas o vice de lula é da turma do Moraes”, alguém pode dizer… ok. Mas o que isso significa na prática? Já pararam para pensar sobre isso?
Se todos os filiados da OAB entupissem a correspondência, virtual e real, talvez eles tomassem vergonha na cara em tomarem uma atitude e serem mais firmes
E o $enado nada faz para conter esse psicopata.
E agora José
A tal oab, minúsculo mesmo, hoje se tornou uma entidade de senhores, a serviço do nada. Não tocou no assunto da louca operação.
Infelizmente, demorou um pouco, mas estamos lá, ditadura…..
Qual o motivo da existência de um órgão como a OAB? Não serve para nada, pois nem protege seus afiliados. Os advogados deveriam parar de pagar a anuidade.