O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) recorreu da decisão do ministro Augusto Nardes e pediu, nesta sexta-feira, 10, que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva, em até cinco dias, as joias dadas pela Arábia Saudita e incorporadas a seu acervo pessoal.
O ministro Augusto Nardes, relator no caso das joias, autorizou, na quinta-feira 9, que o ex-mandatário mantivesse os objetos consigo, mas determinou que não pudessem ser vendidas e que fossem mantidas intactas. O atual pedido, no entanto, é para que, caso Bolsonaro não devolva as artefatos dentro do prazo definido, o salário de ex-presidente seja bloqueado.
“Caso não sejam entregues nesse prazo, seja adotada medida cautelar com natureza de astreinte, no intuito de que o demandado seja compelido a cumprir a obrigação de fazer, consistente na retenção da remuneração a que faz jus o Sr. Jair Messias Bolsonaro, a título de ex-presidente da República”, detalha a decisão.
Bolsonaro deverá depor sobre joias
Nardes, também obrigou o ex-presidente a prestar depoimento. Bolsonaro deverá responder quais presentes foram recebidos pela Arábia Saudita, quais ainda estão sob sua posse , qual o destino que o ele daria para as joias e se elas seriam incorporadas ao acervo do governo ou ao seu acervo pessoal. Caso os presentes tenham sido de caráter pessoal haverá a necessidade de detalhar quais providências adotou para pagar os tributos devidos.
Bolsonaro ficou com um estojo de joias recebidas como presente da Arábia Saudita. Outro pacote, destinado a Michelle, ficou retido na Receita Federal.
“Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz”, disse o ex-presidente à CNN.
Cara, eu acho que se o Bolsonaro quisesse trazer as joias escondido seria muito fácil.
Era só esconder as joias, não contar pra ninguém.
Afinal a Rosemary Noronha viajou escondido inúmeras vezes como concubina do atual presidente e ninguém ( principalmente a imprensa marrom ) nunca notou.
Acredito ser mais fácil esconder umas joias do que aquele canhão da Rosemary.
É apenas uma safadeza para tentar fazer o Bolsonaro retornar ao Brasil e ser preso.
Mais outra narrativa repugnante, para tirar a atenção da opinião pública sobre a roubalheira em andamento promovida por esse Narco Governo petista com o auxílio do judiciário. O Sistema perseguirá Bolsonaro até o fim. Esse foi o preço por ter defendido o País.
Eu entendi que as joias para a Michele estão na receita Federal, como elas são muito valiosas, ouvi do próprio presidente Bolsonaro que ele não tem 8 milhões para pagar os impostos, então, foi solicitado para o acervo da presidência, conforme eu vi o documento. Agora eu entendi que existiu outros presentes, que o presidente colocou no seu acervo pessoal, que provavelmente deve ter pago os impostos, ou o valor dos presentes estão dentro do valor concedido. Vamos aguardar o depoimento do presidente. Ele as vezes deixa correr as matérias da imprensa, depois ele mostra a verdade. Como os sigilos dos cartões.
E por que estas jóias ainda estão em poder do Bolsonaro? É pra dar munição à oposição.?Bolsonaro sempre reagiu com bravatas às provocações dos jornalistas no cercadinho.Calunias e narrativas engoliu tal Geny.Sem esta de que está sendo perseguido, ,vitimismo fora de hora.A mantra de estar “dentro das 4 linhas” serviu para levar um baita rasteira .De quebra não avisou aos seus apoiadores que corriam risco na rua ,a tragédia já de sabe .
Talvez esse barulho todo seja para tirar o foco do desmatamento que atingiu o pico em Fev 2023,sem que haja barulho da imprensa tradicional, dos artistas, do Leonardo di Caprio, da ET Greta, da ET Marina Silva e do próprio Mula Molusco Safado e sua gangue de 37 ladrões
Querem apenas trocar as jóias das mãos de ladrões: sai de Micheque vai para Canja. São todos chorume do mesmo lixo.
Oa militantes de toga fazendo seu papel sujo.
Acorda Brasil!!!
O Bolsonaro deveria autorizar as “autoridades” a devolver as jóias aos presenteadores só para ver o que vai dar.
A questão das joias era só declarar e pagar os impostos.Tudo teris sido resolvido.
Ué, ainda existe ministério público?????
Agora aparece um estojo de jóias com o Bolsonaro? Como assim? Faz parte do mesmo pacote de presente? Ou o que é?
Agora, esse MP gosta de falar grosso com uns e afinar com outros. Que gente ridícula e parcial. Essa estrutura jurídica do país parece uma coisa que apodreceu faz tempo. Isenção, honestidade e correção são tudo.
Cortina de fumaça para CPMI, onde estão os objetos que lula e antecessora da janja levaram? No sítio “de um amigo dele” em Atibaia?
Cada hora a Revista Oeste trás uma notícia diferente sobre essas joias. Em uma delas, a Revista disse que as joias estavam na bagagem do ex-ministro Bento Albuquerque e que a Polícia Federal havia apreendido os objetos por se tratarem de valores muito acima do permitido em lei para entrarem no país. Inclusive, segundo aquela reportagem, o ex-ministro Bento Albuquerque teria dito à Polícia Federal que as joias iriam para o acervo do Património Público da União. Em uma segunda reportagem, a Revista Oeste trouxe uma entrevista dada pelo ex-presidente Bolsonaro ao SBT em que este afirma, categoricamente, que nem ele e nem a ex-primeira dama Michelle ficaram com as referidas joias. Afinal de contas, com quem estão essas joias? Quem está ou não dizendo a verdade? Uma revista sem credibilidade em afirmar a veracidade dos fatos, não tem valor algum. Eu exijo da Revista Oeste um posicionamento firme e verídico sobre esses fatos.
Alô Oeste!! A quantidade de anúncios está atrapalhando a navegação. Me pergunto se vcs ainda precisam de assinantes, pelo menos pagos.
Jota, Oeste agradece por sua mensagem.
Estamos levando sua observação para que a equipe de publicidade da Oeste possa fazer uma reavaliação sobre a questão apresentada.
Atenciosamente,
Revista Oeste
Existe a perseguição e existem os que querem aparecer com a perseguição. Estes são os mais desprezíveis.
Existe a perseguição, e existem os que querem aparex
Achei que as joias não estavam com ele, e sim com a Polícia Federal..
Também não entendo..alguém pode nos ajudar???
Confesso o meu desconhecimento sobre o carácter irregular do presente recebido tendo em vista que foi dirigido a primeira dama, e não ao chefe de Estado. Ora! Vejo tudo isso como uma tempestade em copo d’água para mais vez denegrir a imagem do ex-presidente. Se alguém se isso já aconteceu anteriormente por favor me ajude a entender se é ilegal ou não.
A perseguição ao Bolsonaro não terminou.
Acho que o Aras não ara mais nada