Depois de duas semanas sem atividades em função do recesso parlamentar, a CPI da Covid no Senado retoma os trabalhos nesta terça-feira, 3, mirando as investigações sobre compra de vacinas pelo governo brasileiro em meio à pandemia de covid-19.
O depoimento de hoje será do reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). Ele teria negociado a venda de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca em nome do governo brasileiro.
Leia mais: “CPI retoma os trabalhos e ouve intermediários que negociaram vacinas”
Segundo reportagem exibida pela TV Globo, o reverendo teria recebido aval para que negociasse a aquisição das doses com a empresa intermediária Davati Medical Suplly. Ainda de acordo com a emissora, o valor negociado teria sido de US$ 17,50, três vezes superior ao que o Ministério da Saúde pagou em janeiro deste ano para um laboratório indiano.
Leia também: “Janaina critica CPI da Covid: ‘Não há o que ser investigado’”
A Senah é uma organização fundada em 1999, com sede em Águas Claras (DF), região próxima a Brasília. A entidade desenvolve projetos de ação sociocultural no Distrito Federal e em cidades do entorno.
Leia também: “Heinze: Ciro Nogueira na Casa Civil vai ajudar trabalho de aliados do governo na CPI”