A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou nesta sexta-feira, 11, a nota emitida pelas Forças Armadas sobre a importância da liberdade de expressão. Segundo a deputada federal, o Exército não deveria comentar assuntos políticos.
“Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos a atuação das instituições republicanas”, escreveu a deputada, no Twitter. “O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, que devem ser tratados pelo nome: golpismo. Não são pacíficos nem ordeiros.”
Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos s/ a atuação das instituições republicanas. O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, q devem ser tratados pelo nome: golpismo. E combatidos, ñ são pacíficos nem ordeiros
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 11, 2022
Mais cedo, os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota em que defendem a liberdade de manifestação — desde que ordeiras e pacíficas. O texto, direcionado “às instituições e ao povo brasileiro”, foi entendido como um recado ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral.
Leia a carta completa das Forças Armadas sobre as manifestações
“Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas tradições das Forças Armadas, sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história.
A Constituição Federal estabelece os deveres e os direitos a serem observados por todos os brasileiros e que devem ser assegurados pelas Instituições, especialmente no que tange à livre manifestação do pensamento; à liberdade de reunião, pacificamente; e à liberdade de locomoção no território nacional.
Nesse aspecto, ao regulamentar disposições do texto constitucional, por meio da Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021, o Parlamento Brasileiro foi bastante claro ao estabelecer que: ‘Não constitui crime […] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais’.
Assim, são condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade.
A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que ‘Dele’ emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação.
Da mesma forma, reiteramos a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo, Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade.
A construção da verdadeira Democracia pressupõe o culto à tolerância, à ordem e à paz social. As Forças Armadas permanecem vigilantes, atentas e focadas em seu papel constitucional na garantia de nossa Soberania, da Ordem e do Progresso, sempre em defesa de nosso Povo.
Assim, temos primado pela Legalidade, Legitimidade e Estabilidade, transmitindo a nossos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo. O foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de Soldados Brasileiros, tendo como pilares de nossas convicções a Fé no Brasil e em seu pacífico e admirável Povo.”
Leia também: “A direita está aí”, reportagem publicada na Edição 137 da Revista Oeste
A amante da Odebrecht sentiu a mensagem das FFAA. É pra sentir mesmo pq o recado foi sério.
Não é papel das Forças Armadas opinar sobre Política. Tudo bem, se a Política estiver sendo conduzida com lisura. Se for uma política de roubalheira, de atentado à população, as Forças Armadas, até porque são cidadãos do mesmo barco, devem agir pra não deixar o barco virar.
Eleger-se não significa fazer o que der na telha. Tudo tem limites. Se a população se revolta, cabe, sim, às Forças Armadas, por uma questão moral, botar o vagão nos trilhos, sob pena de se fazer conivente com desmandos incompatíveis com os anseios da Nação.
Não é papel de um partido político apoiar um Ladrão condenado!
Cala a bocaaaaaaaaaaa Gleici. Caladaaaaaa. Vai procurar piolhos em cabeça de prego.
Tu sabe de nada inocente.
Só de olhar dá pra ver que há um ninho de demônios por trás.
Deixa o padre Kelmo cuidar disso.
O que as FFAA ainda estão esperando? Já passou da hora!!!!
Enquanto não ERRADICARMOS essa corja comunista maldita o Brasil não terá conserto.
Essa vagabunda deveria estar presa há muito tempo.
Desde quando amante a sua opinião conta
Côxa
O único papel cabível para essa barbie xing-ling é ver o Alckmin tomando posse ao invés de seu vulgo molusco amigo do alheio.
Quando vejo esta cara de p… eu vomito na hora , costuma dar diarréia também
E o papel do teu partido é qual, além de roubar?
Muito bem pontuado.
Mais uma pilantra descarada do pt. Não vão levar NADA NO GRITO. A fraude já está exposta. Depois da lábia, tem que ter pólvora, e não vai ser do Exército Brasileiro que a terão. A não ser que tenham algum entendimento com a Marinha Brasileira sobre os portos e o narco tráfico. Pessoal: de olho nos almirantes cocaleiros.
Essa ladra é apenas uma comunista que teve a sorte de não viver numa época em que os militares tinham vergonha na cara.
Exato. Covardes
Essa nada de entende de “papel” pois só sabe fazer “PAPELÃO” !
ASCO!
Lixo!💩👹⚔️
Mas quando há políticos Vagabundos e canalhas como você e seus pares dessa quadrilha, deve sim opinar “AMANTE”! LIXO E ESCÓRIA! O QUE É DE CADA UM DE VOCÊS ESTÁ GUARDADO! BANDIDOS!!
O papel da Gleise tá certo, ela ocupa o lugar de rainha no prostíbulo chamado PT. Lugar de galinha é no galinheiro mesmo. Quem é essa pilantra prá dar pitaco sobre FA. Quando a corda rebentar ela vai cair junto com a petralhada.
O único papel cabível para essa aí é prestar serviços em cabarés do porto de Mariel.
Uma pilantrinha, está se achando, cala a boca que é melhor, sem moral…
Querem convencer a gente que sol é quadrado, que o quente é frio, etc etc… haja paciência.
Meretriz de Planalto.
Bandida sem vergonha
AMANTE PETROLÃO:
NÃO FALE MAIS SOBRE FORÇAS ARMADAS, COM O PASSADO QUE VOCÊ TEM.
O COMANDO MILITAR DO SUL É UM DOS MAIS FORTES E A SUA PRESENÇA EM CURITIBA É MARCANTE.
E O FUTURO DOS TEUS DESCENDENTES NÃO SERÁ NO BRASIL.
Criatura nojenta.
Essa rameira que já saiu com o PT inteiro tem alguma moral para falar das Forças Armadas?..O que será que corre nas veias dos generais que aceitam isso
A dúvida é saber dela se o STF e o TSE podem descumprir a constituição como estão fazendo há anos, e a cada dia aumenta a escalada autoritária!
Como não,…..de flango
Primeiro ela tem que aprender a ler e interpretar texto, segundo, tem que ser mais honesta intelectual e moralmente!
Honesta moralmente? Desculpe Sr. Paulo, esta baranga colocou uma galhada no ex-marido, codinome coxa ou amante na lista de propina da Odebrecht, está Barbie é uma rameira.
Se os petistas estão incomodados é porque estamos no caminho certo.
HAHAHHAH
A qué nivel chegou as nossas Forças Armadas que até a Gleisi Hoffmann manda eles ficar quietos.
Desmoralização total.
Essa cretina é uma espuria da sociedade, se (segundo ela) as nossas dignissimas e honradas Forças Armadas não podem falar sobre política, porque o STF e o TSE podem ser ativistas em prol de um único político (descondenado, corrupto e ex-presidiário).
Até quando vai se dar IBOPE , holofotes, para esta figura perniciosa, desqualificada, de baixa moral?
Quem vai dar ouvidos às falas inválidas e estúpidas, desta criatura socialmente inútil?
De fato, deputada, mas em tempos normais.
Quando um Estado Democrático de Direito está em vigor, ninguém sabe os nomes dos comandantes das Forças Armadas. Mas em Estado de Exceção, são as Forças Armadas que têm o poder de fogo para impor a ordem e fazer as coisas caminharem para onde devem. Elas ganham protagonismo.
Se as Forças Armadas estão opinando sobre política, é porque há alguma coisa muito errada na política. E, sinceramente, não percebi um caráter político na carta divulgada, que foi uma manifestação absolutamente institucional e dentro das prescrições constitucionais. Se algo foi posto que não esteja abrigado pela Constituição, que seja apontado especificamente. O problema é que o nosso atual regime está à margem da Constituição. Daí o incômodo da deputada em ver que há quem discorde desse “Estado de Coisas”. E pior! Que quem discorda dispõe de força para pôr as coisas de volta aos seus devidos lugares.
A Gleisi , melhor conhecida como a Amante, não tem condições de opinar sobre nada, é de uma limitação impressionante.
Cala a boca , Magda !!!!!!!!
MANDA SEU AMIGUINHO CABEC
ÇA DE OVO PRENDER O MINISTRO DA DEFESA E OS CHEFES DAS FIRÇAS ARMADAS
ELE NÃO É HOMEM OARA ISTO
Não deveria ser papel de uma Deputada assaltar os cofres públicos!
Sentiu…
Que mulher mais besta. As FFAAs não deveriam opiniar sobre política, tanto quanto o STF tambem não deveria opinar. Golpistas são os vagabundos do MST e MTST. Ladrões como ela é o marido que tiraram dinheiro de aposentados deveriam estar na cadeia.
Ela não teme as forças armadas, só a policia, pois corre o risco de prisão por ser bandida.
Engraçado… juízes do STF podem se manifestar fora dos autos e os militares não podem falar de política? Podem e devem, principalmente quando há desequilíbrio de atuação entre os poderes. Precisam se fazer presentes pra apaziguar os ânimos, principalmente quando o Senado não cumpre seu papel constitucional.
Lula vai assumir e não fica 1 ano. Anotem aí!
Se enganou você num ponto. Lula não vai assumir, motivo do desespero dessa chefa de organização criminosa.
Não é papel da esquerda opinar sobre liberdade
Lugar de bandidos é na cadeia
amante.todo mundo viu ordebrach manda abraço
A amante era para estar presa, e não dando opinião , e só não estar porque temos uma corte suprema vergonhosa .
A nova imperatriz brasileira… Dessa vez germânica.
Vaca ordinária.
Relaxa logo logo vocês traidores encontraram o resultado de tudo que estão fazendo!!
Só não chora tá
Sabe nada inocente, todo governo civil em qualquer país do mundo, é uma concessão de quem tem as armas, precisa desenhar filhote de Paulo Freire?
A deputada Gleisi, deve olhar a Constituição. A Nota dá o recado para que as autoridades “supremas” devem respeitar a Constituição. Senão ….
Não vi como uma manifestação de opinião. Ela deveria ter entendido como sendo um aviso.
Não é papel de bandidos, condenados e cúmplices opinar sobre política.
Soltar um sujeito condenado em todas instâncias, quatro anos após o ultimo julgamento, sob a alegação que ele fora julgado no foro inapropriado, principalmente quando sabiam que ele não poderia mais ser condenado por conta de sua idade, não é golpismo?
Pela Lei da Ficha Limpa, políticos condenados em decisões colegiadas de Segunda Instância são proibidos de se candidatarem. Por outro lado, oferecer Picanha com Cerveja aos eleitores, caracteriza-se como COMPRA DE VOTOS, que pode resultar na CASSAÇÃO DA CHAPA
Tanto é ue botou sua turma pra correr em 64. e está na hora de por de novo.
O papel das Forças Armadas é eliminar os inimigos da nação.