A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu, nesta sexta-feira, 1°, que a vacinação em massa contra a dengue não vai ser possível em 2024.
Conforme Nísia, a melhor saída para o problema será a produção nacional do imunizante, que deve ocorrer por meio do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz, da qual ela era presidente.
De acordo com a ministra, o governo Lula está em contato com o laboratório japonês Qdenga, contudo, enfrenta limitações da empresa.
“O Brasil comprou todo o estoque possível para atender sua população, mas essa produção é pequena”, disse Nísia, em entrevista ao canal GloboNews. “O Ministério da Saúde, a partir da nova política industrial lançada pelo governo Lula e pelo complexo econômico industrial da Saúde, determinou prioridade para que tenhamos autonomia e não fiquemos dependentes de importação numa área tão essencial.”
Aumento de casos aumenta pressão por vacinação contra a dengue
Segundo os dados mais recentes, divulgados hoje, o Brasil registrou 258 mortes causadas pela dengue, portanto, 44 a mais que ontem.
Além disso, foram registrados mais de 21 mil casos e 651 mortes continuam sob investigação.
A taxa de incidência da doença aumentou para 511,4 por 100 mil habitantes.
Espera-se que, neste ano, quase 5 milhões de pessoas se contaminem com a enfermidade.
Nísia responsabiliza também as mudanças climáticas
Em um post no Twitter/X, Nísia voltou a responsabilizar também as mudanças climáticas, pelo aumento de casos de dengue.
“O que temos de diferente este ano para tantos casos?”, interpelou a ministra. “A explicação ambiental é o calor excessivo, chuvas intensas, mudanças climáticas, El Niño. Temos também quatro sorotipos de dengue circulando e estamos vendo o predomínio do 2, contra a qual a população está menos imunizada.”
Leia também: “A política de saúde do governo Lula é uma farsa”, reportagem publicada na Edição 201 da Revista Oeste
Em 2025 (se esse governo existir até lá) inventam outra desculpa.
Essa já tem cara de abortada!
Essa escarrada devia ser banida. Gente desnecessária, infeliz e feia em todos os sentidos. Só carregam energia negativa!
Desgoverno sem compromisso com a saúde
Esta epidemia de dengue já estava anunciada e a incompetência impediu um enfrentamento da doença.
Incompetência a marca registrada do PT.
E o STF não vai dar 24 horas pra Lula se explicar pq não comprou ainda vacina pra população brasileira contra a dengue? Ou agora não tem problemas de morrer um monte de gente por falta da vacina?
Ela deve estar com dificuldades para traduzir a BULA.
Que sem vergonha.
Se cumprisse o cronograma, Lula e Janja ,só poderiam viajar, na terceirona do trem das onze.
Como não é possível ? Na pandemia com muito mais casos diários, essa esquerda podre exigia a vacinação em massa com uma vacina experimental e escassa. Essa epidemia de dengue mostra quem realmente é o governo omisso e genocida, ministério da saúde está comprometido com a morte da população, não com saúde. Não previne, não trata, não vacina mas quer assassinar crianças no ventre.
E então, a imprensa não vai rotular como genocidas?
Pensei que a culpa fosse do Bolsonaro…