O músico Caetano Veloso, a cantora Daniela Mercury e um coletivo de 40 artistas foram ao encontro da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 9 — Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber também estiveram na reunião. A iniciativa antecedeu a participação do grupo no evento “Ato pela terra”, a ser realizado no Congresso.
Caetano entregou um manifesto pedindo que a Corte priorize julgamentos de ações ambientais e de “defesa da população indígena”, como o marco temporal. Na reunião, Daniela Mercury pediu que o STF barre “retrocessos”. “Os povos originários têm direito ao seu território”, afirmou a cantora. “Estamos aqui para dizer que fazemos parte dessa constituinte e estamos aqui para preservá-la.”
Estiveram presentes Nando Reis, Emicida, Criolo, Alessandra Negrini, Cissa Guimarães, Mariana Ximenes, Duda Beat, Christiane Torloni, Bel Coelho, Nathalia Dill e Paola Carosella.
Marco temporal traz segurança jurídica para o campo
Em uma sustentação no STF em setembro deste ano, Rudy Maia Ferraz, advogado da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disse que a tese do marco temporal é o “único instrumento que traz segurança jurídica para as relações sociais no país”. O marco temporal é uma tese jurídica que defende a ideia de que os povos indígenas só têm direito a reivindicar determinada terra caso já estivessem nela quando a Constituição Federal foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
Produtores rurais defendem o entendimento que impõe limites aos territórios passíveis de demarcação. Os donos de terras apontam o risco de desapropriações sem direito à indenização por parte do Estado, além de já conviverem com invasões. Não é uma preocupação só dos ruralistas. Essa é uma questão que pode afetar a vida de milhões de cidadãos brasileiros, uma vez que o direito à propriedade privada está sob ameaça.
Para a advogada e mestre em Direito Constitucional Luana Ruiz, a Constituição é clara ao definir como critério para que seja considerada terra indígena o caráter permanente da ocupação. “Terra indígena é o local onde os índios estavam e de onde nunca saíram”, afirmou. “O verbo ‘ocupar’ está no presente”, disse, referindo-se ao texto constitucional.
Tamanho das terras indígenas atuais
Caso as terras destinadas aos povos indígenas brasileiros formassem um país, ocupariam quase 1,20 milhão de quilômetros quadrados — o que corresponde a cerca de 13% do território brasileiro. Se fosse um Estado, seria o terceiro maior da Federação, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia.
Para ter ideia, a área é maior que a França e a Alemanha juntas — países que, somados, possuem aproximadamente 150 milhões de habitantes (o que corresponde a mais de 120 pessoas por quilômetro quadrado). Por aqui, de acordo com o portal Terras Indígenas no Brasil, menos de 680 mil índios vivem hoje em aldeias legalmente reconhecidas. Sem considerar a demarcação de mais nenhuma área além das atuais, é como se cada indígena tivesse direito a quase 2 quilômetros quadrados só para si — área equivalente a 242 campos de futebol.
Congresso Nacional
Depois do encontro no STF, os artistas seguiram para o Congresso Nacional, onde apresentaram as reivindicações ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Ao discursar, Caetano Veloso disse que a Casa “tem o poder e a responsabilidade de impedir mudanças legislativas irreversíveis”.
Leia também: “Soberania ameaçada”, reportagem publicada na Edição 76 da Revista Oeste
Arautos do atraso ! Saudades da lei Rouanet e do “chefe” Luladrão ! Saudades da $$$
fácil, teta que secou !!!
Brilhantes comentarios. Vou me permitir colocar mais um: o cabeça dessa corja * Caetano* foi um dos que foi exilado na época da revolução que brecou a implantação do comunismo no Brasil. Grande erro da epoca da abertura foi anistiar todos comunas. Voltaram, ficaram milionários e continuam pregando a mesma merda de 50 anos atrás, comunismo para o povão e capitalismo para eles.
Os artistas deveriam ir à casa de uma família pobre, e entender, pelo cardápio básico (arroz, feijão, legumes e carne), que dependemos exclusivamente do agro para acabar com a fome do mundo. E todo o alimento do mundo depende de fertilizantes! Aí, vai da escolha do estado, comprar do outro lado do mundo, ou plantar com o que temos aqui, em abundância e mais barato.
Este é o ponto, eles não estão aí para ajudar no futuro do índio, do negro, do pobre, do necessitado, ou algo assim. Estão aí para que o governo fique de fora das terras que são exploradas por outros países do mundo (Canadá, França, Alemanha, China, Austrália, etc), e que fazem isso há séculos, e sempre dão uma gorjeta para os partidos imundos aos quais esta gente representa. Mas é claro, está tudo sob uma máscara de bondade, virtude, beleza, liberdade e socialismo. Gente suja e miserável …
E quem se importa com estas atrizes e cantoras que se tornaram peças descartadas da globolixo? Se elas se importassem mesmo com os indígenas, estariam sempre fazendo apresentações de graça nas aldeias. Doariam parte dos seus ganhos para as causas indígenas. Mas que nada né?
Estes inúteis passaram a vida toda no ócio infernizando os que trabalham para o país e dona Carosella que vá protestar na pátria dela que exterminou os indígenas ,qual brasileiro normal tem dinheiro e tempo para este tipo de manifestação, a muito tempo deveríamos recusar qualquer tipo de consumo de produção deles.
Bando de desocupados. Deveriam ter sido levados a Ucrania no aviao da FAB e la deixados para entenderem um pouco de vida e luta pela vida. Imbecis!!
Façam um favor ao mundo: cometam suicídio coletivo em frente as cameras.
Boa tarde, Essa é classe artística que se dizem intelectuais e porta voz da verdade e a favor do povo; São tudo uma cambada de hipócrita, mentirosos, são pessoas idologizadas e travestidos de artistas, fingindo lutar pelo uma classe que eles nunca tiram da situação que vivem…Uma cambada de viciados e dependentes do dinheiro público….
Ess grupo de aloprados já foi bem maior.Muita gente já percebeu o engodo e deu o fora.A tendência é que desapareça sem deixar saudade.
A hora da bancada ruralista se mexer chegou. Não podem dar mole. Tem que se contrapor a esse bando de parasitas. Os proprios indios ja entenderam que, eles produzindo, terão uma vida melhor do que depender das benesses do Estado. As sinistras do STF que participaram desse evento, se tiverem um pingo de vergonha na cara, tem que se declarar suspeitos para julgar o caso, pois são ativistas e não defensores da Constituição
Uma minoria contra os interesses da MAIORIA
no meu tempo de menino , quando o pipa estava assim como nessa foto, eu tinha que colocar uma fitinha do lado direito , para nao ficar pendido para esquerda , kkkkk
O agronegócio e empresas do setor que patrocinam esta coisa toda têm que começar a colocar pressão contra esta palhaçada. O agronegócio é uma das únicas coisas que impedem que este país vire uma Argentina.
Parem de patrocinar novelas e shows com estes palhaços, quase todos podre de ricos.
quem sao esses maconheiros pra questionar nada a terra de muro baixo
Cambada de vagabundos!
Uma alcatéia de toxicomanos
Uma trupe de desocupados, mamadores chapa branca. Fingem defender indígenas! Vagabundos de plantão, é isso que são!
Um bando de escrotos, vagabundos da pior espécie. Lixos humanos vagando pela terra para atrapalhar quem trabalha.
Vermes asfixiados pela falta de dinheiro público
Vermes asfixiados pela falta de dinheiro da LEI ROUANET.
OS INÚTEIS!
Cambada de desocupados e hipócritas. Esse bando se tornou tão repugnante quanto o ladrão que eles idolatram. Não podemos esperar nada que preste desses petralhas doentes.
Com artistas como esses montes de porcaria consagrada certamente não sairemos NUNCA do status de país dependente. E qual o tipo de dependência eles querem? Fácil! De países dominados por tiranos ditadores, coniventes com oligopolios político-empresarial, que despeje rios de dinheiro público em leis como a vergonhosa rouanet. Porcos! Na hora de comprarem seus carros e casarões estão acima do respeito ao direito de propriedade para todos.
ALGUÉM POR FAVOR DÊ A DESCARGA !!!
Artistas !
Onde ?
Primeiramente vi a foto e fiquei com dúvida? Uma das senhoras é a ninistra Carmen Lúcia??? Ao ler o texto vi que era a própria… Como assim, uma das pessoas que podem julgar o caso, se chegar até lá, tira foto com interessados no caso??? Seria ético? Com a palavra os “especialistas”!
Observem a “india” de cocar” na foto. Esta tirando foto com um celular. Verdadeira índia de Jean Jacques Rousseau. 😂
A demarcação já foi realizada em 1988, esse bando de inúteis nem sabem o que estão pedindo a uma corte que não observa a CF.
Um absurdo pago com o dinheiro do contribuinte.
Só pode se esperar M**DA de um monte de estrume como esse bando de hipócritas interesseiros 🤮
É muito alucinógeno reunido num só lugar. Quando vejo uma cena patética dessas, uma velharada ignorante,vivendo no mundo da lua, sempre se metendo no que não lhe diz respeito, não tendo a mínima ideia de como se produz comida pra quase 8 bilhões de SERES HUMANOS no planeta.
Defesa do meio ambiente coisa nenhuma, querem atrapalhar o progresso dos índios e do país. Onde estavam essa turma quando o Lula ladrão saqueva o país.
Querem é vender o Brasil para os estrangeiros globalistas que enchem nossas terras de ongs financiadas de dinheiro internacional que estão aqui para roubar nossas riquezas e esses imbecis comprados fazendo o jogo sujo! Pior é saber que esse supremo tão sujo quanto esse bando é quem vai decidir se o Brasil é de toda nós ou se acabam de colocar tudo nas mãos dos índios, que é o mesmo que entregar para os globalistas! Porquê será que eles só estão em terras com riquezas? E apoiados pela esquerda suja, mas o Brasil é nosso e temos que mostrar essa verdade para o mundo inteiro!
Essa é a gente que arruinou o projeto de Belo Monte. São esquerda festiva sem responsabilidade com os 210 milhões de brasileiros. Quem paga essa turma? 15% do território já são reservas indígenas. Onde existe isso no mundo?
Cambada de vagabundos mamadores.
A classe artística, como qualquer outra classe, tem todo o direito de manifestação. Podem ir às ruas, pressionar o legislativo….. Mas ir até um tribunal para pressionar juiz ? Se for assim, eu também vou querer . Quando for do meu interesse, como autor ou réu, irei procurar juízes da forma que eu bem entender ! Que esses vagabundos desses artistas e os juízes que os receberam, vão pra puta que os pariu !!!
Ah ! Cae… que gente mais feia…
Sobre esses “artistas”… como diria um velho sábio, “se trocar por merda ainda sai caro”.
Todos juntos transformando o país em zoologico do 1 mundo
os artistas mostram que não conhecem do que falam.
eles devem ir ao local, visitar os indios, avaliar o que se explora e mormente O QUE OS INDIOS QUEREM.
Até tu, Nando Reis!? Riscado!
A segurança nacional tem que estar acima de qualquer outra consideração. Simples assim. Precisamos de fertilizantes e o mundo tem que comer.
Isso aí é o ajuntamento de gente atoa com a vagabundagem.
Bando de vagabundos drogados!
O que essa pô… dessa CNBB tem que se meter nesse assunto, heim?!11
Pode anotar os nomes e pesquisar: todos têm rabo preso com algum ‘dono do mundo’, como Soros e outros demônios.
Ô turminha de desocupados, adoram passear, arrumar um pretexto para se encontrarem, etc. Faltou o Gilberto Gil para dar um selinho no Caetano. Obviamente que o principal objetivo dessa turma é reclamar que não entra mais cachê. Completamente alienados e antipatriotas.
O PT, sabemos, é organização criminosa. Outros partidos também. Temos gangues dentro do Judiciário. Por que não teríamos uma gangue de sanguessugas ruanentos descarados e travestidos de artistas?
Em tempo – CAETANO ESTUPRADOR E PEDÓFILO. Não se deve esquecer JAMAIS.
Caretado Seboso é um lixo.
Mas que bando de VAGABUNDOS asquerosos, heim?!?! Trabalhar que é bom, NADA. Se tivessem mesmo o talento que pensam ter, não precisariam bajular poder nenhum, ou esmolar benesses de políticos, mas viveriam HONESTAMENTE de sua arte. Entretanto…
NÃO VÍ NA FOTO:
O MILTON NASCIMENTO,
O SÉRGIO REIS,
O AMADO BATISTA,
O PAULINHO DA VIOLA,
O zé de abreu com certeza tava na presidência do senado cagando!
Vão amolar o boi imprestáveis e oportunistas rouanetes!!!Incompetentes.
Um bando que não tem o que fazer.
Ok, já são nossos conhecidos, um pouco mais velhos, mas ainda rijos. O que falam, o que pedem, o que defendem também é sabido. Nada de novo. Agora, que essa classe privilegiada consiga impor retrocesso aos outros com posições que não a afetam em nada (no skin in the game), é curioso. Parece inclusive que é a mesma bandeira de Leonardo di Caprio. Confesso isso tudo é muito chic, mas não vai dar em nada!
Tudo bosta. Não produzem nada de útil, pelo contrário, vivem na veia dos pagadores de impostos!
Artista é quem faz arte! O que esse pessoal tem produzido de arte? Só querem a volta de governo corrupto prá poder levar o seu dindim… você não pode falar de mulher se é homem, não pode falar de homossexual se não for, etc, mas esses idiotas podem falar do que acham melhor para os índios sem o serem e sem levar em consideração o que pensam pois muitos gostariam de poder extrair o que tem no solo. Isso não é artista é apenas um aglomerado de simpatizante de bandido.
Vão trabalhar vagabundos ….artistas? lixo … cuspe.
Cambada de safados só querem dinheiro do governo.vai lavar uma troca de roupa
Um bando de idiotas, desocupados, vagabundos que junto aos sinistros do stf não têm o que fazer. Morte a todos eles. Inúteis, imprestáveis, desprezíveis. Gente da pior espécie.
Bando de cretinos vão pra pqp…
A ralé que nada produz além do velho e tradicional blá, blá, blá, bem como de forçar o País ao atraso por lhe ser conveniente, faz o que só sabe fazer.
Juntos aos alienados militantes do STF e ao infeliz Presidente do Senado, fazem um show, um espetáculo a altura dos mais idiotas-úteis e estrangeiros desejosos de não evoluirmos.
Muito triste ver esse bando de militantes que nos atrapalham diariamente, com força para em muito prejudicar o Brasil!
E aí vemos mais uma vez o Ativismo Judicial de mãos dadas com Presidente do Senado; que covardia com o Brasil!!!
Eles nem sabem o que significa marco temporal. Não tem noção das consequências, são burros, uma classe inútil, que vive numa bolha no mundo de Alice!
Será que perguntaram para os indios o que acham?
Dependendo de como for feito a exploração pode ser vantajoso para eles….
BANDO DE COMUNISTAS QUE VIVEM ÀS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO. FORA ESQUERDALHA VAGABUNDA.
Caetano seboso e essa trupe de idiotas, vão carpir um lote !
“Artistas” da Rouanet ainda portando essas máscaras imbecis?
Um bando de parasitas, chupins inúteis ….vão trabalhar seus vagabundos.
Deixem o Brasil crescer , parasitas !!!! Vão trabalhar !!!!!
Falta do que fazer !vão rachar uma lenha.
Que brasileiros inúteis.
Deve ser complicado, mas não dá para trocar essas áreas por outras que os índios escolham? Se os incêndios que esses artistas denunciavam na Amazônia tivessem existido, hoje não haveria índios por lá: ou queimados ou fugidos! A lei Rouanet parece doer em alguns mais do que queimaduras de terceiro grau…
Os magoadinhos do contra fazendo papel diante de holofotes. Nenhuma novidade debaixo do sol.
Indias!!!! ESCONDAM seus indinhos…..papa anjos na área”
Coisa mais absurda e abjeta, esses parasitas, até então, em ato de vingança barata, querendo se unir ao já aloprado STF, para travar o governo nas questões de exploração de fertilizantes e outros insumos de interesse nacional, inclusive deles. São insanos, imorais, apátridas, pulhas mesmo, sem caráter e agem sem rumo, com a ideia fixa de militar pelo socialismo ladrão. Tenho, definitivamente, nojo dessa classe, parasitas, socialistas de bolsos cheios, de caviar e champagnes legítima.
Recadinho à esquerdalha charmosa e órfã da Lei Rouanet que reúne os sabotadores da nossa pátria:
“Quando você perceber que para produzir, precisa pedir licença a quem não produz coisa alguma; quando perceber que o dinheiro flui mais para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando perceber que, mais do que pelo trabalho, muitos enriquecem com o suborno e tráfico de influência, quando perceber que as leis não nos protegem deles, mas, ao contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor algum de errar, que a sua sociedade está condenada”.
Ayn Rand, 1905 – 1982, escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa.
SÃO SEMPRE OS MESMOS INÚTEIS!!!
Que put@ circo virou Brasília
eles que tem dinheiro, deveriam comprar áreas e doar aos índios
É impressionante esse Chico Buarque, comprador de letras de musica, não tem o que fazer, só quer atrapalhar o governo, junto com os outros vagabundos. Vão cantar em outra freguesia, não atrapalhe o Brasil