O prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo (PSD), tomou posse há dois meses. Em meio ao turbilhão de casos de infecção por coronavírus e seguidas medidas restritivas impostas por governadores, o prefeito da cidade, no sul de Minas Gerais, optou por uma estratégia diferente na contenção do avanço da doença: não fechar comércios e estabelecimentos.
“Nós não fechamos loja alguma. Apenas restringimos o horário de funcionamento dos bares, que hoje ficam abertos até as 23 horas”, explicou Carielo, durante entrevista concedida ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan.
Em 24 de fevereiro, Oeste falou em primeira mão com o prefeito, leia a entrevista: ‘Fechamento do comércio não resolve’, diz prefeito que adotou outra estratégia.
Segundo Carielo, o município obteve resultados positivos no combate à covid-19 porque atacou o verdadeiro problema: as aglomerações. “[Restringimos] festas de fim de semana, festas de rancho e áreas de recreação”, disse. Junto a essas medidas, Carielo afirma que a conscientização das pessoas foi essencial no enfrentamento da doença.
“Graças a isso [colaboração do povo], reduzimos o número de contaminações, mas sem fechar os comércios.” Com essas políticas, o prefeito de Carmo do Rio Claro diz ter provado a ineficácia das medidas restritivas. “Nós mostramos, estatisticamente, que o lockdown não resolve [o problema]. Saímos de 82 casos ativos, em uma população de 20 mil habitantes, para apenas 11 casos ativos”, concluiu.
Leia também: “‘Até quando podemos aguentar essa irresponsabilidade do ‘lockdown’?’, questiona Bolsonaro”
Não é o único a ter sucesso com estratégia inteligente.
Até quando a burrice vai reinar?
Simples assim. Parabéns ao Prefeito, que tomou a decisão correta, sem afetar o comércio! É engraçado que nenhum governo tenta fazer o mesmo, porque estão mais preocupados em fazer politica em prejudicar o Governo Federal, para depois alegarem que ele é o culpado.
Prefeito sério trabalhando para os seus eleitores.
Já CHEGA! Todos já sabemos a realidade, a doença existe com letalidade igual a qualquer outra doença, ponto final! Já passou da hora de VIRAR essa página! Estamos assistindo o CAOS humano devido a uma GUERRA ECONÔMICA ! As pessoas de bem precisam AGIR e desmascarar os responsáveis por esse caos absurdo!
Prefeitos Covardes e os focados em fazer política de oposição optam por trancamento e restrição às liberdades e ao trabalho.
Mesmo sendo uma cidade pequena, o prefeito trabalhou a conscientização da população, com vigilância de eventuais festas e aglomerações, impróprias nessa hora.
Parabéns ao Prefeito!
Parabéns prefeito e prefeitos que têm independência intelectual e não seguem as incoerências de governadores que não entendem nada de coisa alguma. Dória é tão incoerente que autorizou o setor da construção a funcionar. Todavia, depois proibiu o funcionamento das lojas de material de construção!!!????? Quer dizer então que se faltar material no meio do andamento da obra quem vai arcar com o prejuízo é o proprietário da obra?????!!!! Em benefício da própria imagem Dória deveria renunciar!
Ele fez o básico em gestão : Identificou a causa principal de transmissão do vírus (problema) e atacou. Quem faz lockdown desconhece o problema e ao atacar tudo não ataca nada. Aqui na minha cidade no Sul de Minas , o prefeito fez a mesma coisa.
Parabéns
Quando se quer trabalhar para conter o vírus e assim que trabalha.
Mas esse não está preocupado em derrubar o governo federal! Aplausos.