‘O Brasil não pode retroceder’, afirma Moro sobre decisão do STF

Ex-juiz diz ter 'absoluta tranquilidade' quanto às decisões tomadas por ele nos processos que envolvem o ex-presidente Lula
-Publicidade-
Ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-juiz da Operação Lava Jato em Curitiba, Sergio Moro, manifestou-se nesta quarta-feira, 24, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou que ele foi parcial ao condenar o ex-presidente Lula (PT) no caso do tríplex do Guarujá.

Em nota enviada à imprensa, Moro diz ter “absoluta tranquilidade” sobre as decisões tomadas por ele nos processos envolvendo o petista e lembra que a condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Leia mais: “Ao mudar voto, Cármen Lúcia pode ser enquadrada em crime de responsabilidade, diz Janaina Paschoal”

-Publicidade-

“O Brasil não pode retroceder e destruir o passado recente de combate à corrupção e à impunidade e pelo qual foi elogiado internacionalmente”, diz o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

Leia nota na íntegra

“Sobre o julgamento da 2ª Turma do STF que, por três votos a dois, anulou a condenação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro:

A Operação Lava Jato foi um marco no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil e, de certo modo, em outros países, especialmente da América Latina, colocando fim à generalizada impunidade desses crimes. Mais de quatro bilhões de reais pagos em subornos foram recuperados aos cofres públicos e quase duas centenas de pessoas foram condenadas por corrupção e lavagem de dinheiro.

Todos os acusados foram tratados nos processos e julgamentos com o devido respeito, com imparcialidade e sem qualquer animosidade da minha parte, como juiz do caso.

Apesar da decisão da Segunda Turma do STF, tenho absoluta tranquilidade em relação aos acertos das minhas decisões, todas fundamentadas, nos processos judiciais, inclusive quanto àqueles que tinham como acusado o ex-Presidente.

A sentença condenatória contra o ex-Presidente foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça, que, igualmente, rejeitaram as alegações de falta de imparcialidade. O ex-Presidente só teve a prisão ordenada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em 2018, após ter habeas corpus denegado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

O Brasil não pode retroceder e destruir o passado recente de combate à corrupção e à impunidade e pelo qual foi elogiado internacionalmente.

A preocupação deve ser com o presente e com o futuro para aprimorar os mecanismos de prevenção e combate à corrupção e com isso construir um país melhor e mais justo para todos.

Curitiba, 24 de março de 2021.

Sergio Fernando Moro”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

14 comentários

  1. Como a Operação Mãos Limpas na Itália, a Operação Lava Jato está sendo engolida pelo sistema, e o ambiente de impunidade está se restabelecendo.

  2. As decisões dos Ministros do STF são cada vez mais políticas do que jurídicas.
    Infelizmente, não há nada mais INSTÁVEL do que os resultados e pareceres dessa “Corte Suprema”!

  3. Outrora admirado por todos, alguma coisa estranha aconteceu com Moro. O único poder que o prestigiou foi o Executivo com Bolsonaro pois tanto o Legislativo quanto o STF o odiavam. Chutou o pau da barraca do Bolsonaro e agora levou uma rasteira do STF, inclusive do seu “amigo” Fachin que petista ferrenho, simuladamente o cancelou.
    Mas ainda assim, logo após ser defenestrado por Fachin disse: “repudio ofensas, ataques pessoais ao ministro Edson Fachin, do STF, magistrado TÉCNICO e com atuação DESTACADA na LAVA JATO. Qualquer discordância quanto a decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição”.
    Esse é o Moro atual, que talvez venha adquirir alguns pontos para sua candidatura em 2022 com estas decisões de Fachin, Gilmar e a gentil Carmem Lucia.

    1. Ele foi absolutamente boçal em sua atitude para com Bolsonaro – agora sua única esperança é dar a impressão de que é a opção “moderada” para Presidente. Já reparou como ele evita criticar diretamente o STF?

  4. O JUIZ SERGIO FERNANDO MORO FOI DO CEU AO INFERNO COMO DIZIA MINHA AVÓ.
    PRO CEU: 1)- EVITOU QUE LULA FOSSE NOMEADO MINISTRO DA DILMA (POSTERIORMENTE ESTARIAMOS NA PIOR)2)- PRENDEU LULA E UM MONTE DE BANDIDOS FAZENDO A POPULAÇÃO CRER QUE ESTARIAMOS LIVRES DESSAS MAZELAS.
    PRO INFERNO: A) COLOCAR LULA NUMA SELA ESPECIAL(DEVERIA ESTAR PRESO EM SELA COMUM, E JAMAIS SAIR)- B)- SER PICADO PELA MOSCA AZUL(DEIXAR O MINISTERIO DAQUELA FORMA) E TALVEZ POR INGENUIDADE ACREDITAR EM FHC ETCATERVA). AGORA FALAR QUE FOI PARCIAL SÓ NA CABEÇA DE IDIOTAS E PETRALHAS. QUEM SABE DEPOIS DESSAS TRAIÇÕES TENHA MAIS ATENÇÃO NOS PROXIMOS DESAFIOS.

  5. DIZ UM VELHO DITADO QUE NÃO SE DEVE IR COM MUITA SEDE AO POTE, POIS PODE QUEBRAR. SE MORO TIVESSE PERMANECIDO NA MAGISTRATURA, ATÉ A ABERTURA DA VAGA DEIXADA POR CELSO DE MELLO, CERTAMENTE HOJE SERIA MINISTRO DO STF, E SEU PRESTÍGIO CONTINUARIA INABALADO! TODAVIA, NÃO ACREDITO QUE TENHA SIDO PARCIAL.

  6. Caro Dr. Moro, você foi um excelente juiz. Tomou as ações corretas, éticas e cumpriu seu dever com acerto e firmeza! Seu erro foi ter se transformado em um péssimo político e ter favorecido os inimigos se voltando contra o Bolsonaro. Outro erro é seguir os conselhos da Sra. sua esposa. Ela é muito eficiente em errar todas as estratégias. Esses dois erros te jogaram às hienas. Lamento de todo o coração…

  7. Isso é para que o Moro aprenda a ser vaidoso. Saiu do Governo porque tomou um pito do chefe na frente de todo mundo na reunião ministerial. Agora, virou vítima do establishment. Se achava o herói adorado por todos, mas parece que a capa furou e deu de cara no chão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site