Cármen Lúcia muda voto, e Moro é considerado suspeito pelo STF

Com o novo entendimento da ministra, Segunda Turma decide, por 3 votos a 2, que ex-juiz da Lava Jato foi parcial ao julgar ex-presidente Lula
-Publicidade-
Com mudança de voto de Cármen Lúcia, Sergio Moro foi considerado suspeito em processos sobre o ex-presidente Lula
Com mudança de voto de Cármen Lúcia, Sergio Moro foi considerado suspeito em processos sobre o ex-presidente Lula | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), mudou seu entendimento inicial e votou pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo relacionado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que envolve o tríplex do Guarujá (SP). Com isso, ela virou o placar na Segunda Turma da Corte, que ficou em 3 a 2 a favor da suspeição de Moro.

Leia mais: “Gilmar Mendes põe em pauta processo de suspeição de Moro”

Nunes Marques e Edson Fachin votaram contra o pedido de suspeição de Moro, e Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia foram favoráveis. O julgamento havia sido interrompido no dia 9 de março, após um pedido de vista de Nunes Marques.

-Publicidade-

Durante a leitura de seu novo voto, Cármen disse que “todos têm direito a um julgamento justo”. “Naquele primeiro momento [quando votou contra a suspeição], a mim não se mostraram suficientes os dados avulsos pelos quais se buscava o reconhecimento da suspeição do juiz processante”, afirmou a ministra.

Leia mais: “Nunes Marques vota contra suspeição de Moro em processos sobre Lula”

“Daquele período inicial até agora, os indícios adquiriram a combinação entre os autores processuais, que conduziram o paciente na forma de investigação e processamento, o que na minha compreensão pode significar a quebra de parcialidade do juiz”, prosseguiu.

Segundo o novo entendimento da magistrada, “a parcialidade comprovada precisa ser, evidentemente, afastada”. Segundo Cármen, os argumentos apresentados pela defesa de Lula acabaram se comprovando, e “isso torna suspeito o julgamento, o próprio resultado julgado”.

Nunes Marques

Antes do novo voto de Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques se manifestou e rejeitou a tese da suspeição de Moro. Ele citou uma frase usada pelo colega Gilmar Mendes — “crime não se combate com crime” — para condenar o uso de material obtido ilegalmente, por meio de hackers, nas acusações contra Moro. “Dois erros não fazem um acerto”, afirmou.

“No meu entendimento, todos esses fatos já foram objeto de análise em todas as instâncias do Poder Judiciário. É inviável a reanálise de três fundamentos nesta via eleita. Na hipótese de suspeição, é preciso provas”, disse Nunes Marques ao ler seu voto.

Ainda falta a conclusão do voto do ministro Edson Fachin, que já se manifestou contra a suspeição de Moro. Com o resultado do julgamento na Segunda Turma do STF — e Moro considerado suspeito —, todas as provas colhidas no processo relacionado ao apartamento do Guarujá podem ser anuladas. Em tese, as investigações teriam de recomeçar do zero.

Leia também: “Farra na republiqueta”, reportagem publicada na Edição 51 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

23 comentários Ver comentários

  1. Uma total inversão de valores neste país: Somente bandidos tem direitos, e são defendidos com unhas e dentes por seus pares no STF.
    O cidadão de bem que se lasque. Corja, a hora de vocês chegará, a conta será alta e dolorosa.

  2. Bom dia! Juiz Sergio Moro se perdeu diante de um país quando os olhos brilharam diante de um PSDB , sua biografia não estava a altura do clamor da sociedade trabalhadora, ou de um Presidente não corrupto, ou seja ,sua imagem não está em uma latinha de lixo, hoje dia 24/03/2021 ,”o rolo compressor sem freio STF” passou por cima da democracia, da ética e colocou sua imagem em um grande aterro sanitário.

  3. A Terra é Redonda. Independentemente da opinião da oposição, a Terra é Redonda. INOCENTES SÃO INOCENTES E CULPADOS SÃO CULPADOS.

  4. Viram o vídeo mostrando a choradeira do Gilmar Mendes em plenário, em verdadeiro DELÍRIO ao elogiar o advogado do ladrão?
    Imagino como foi a noite anterior so combibado?
    Quanta sede!!!

  5. Acorda PRESIDENTE! Está esperando o que, ser deposto? A ministra carmem lucia acabou de jogar de vez, como os ministros queriam, a Constituição na lata do lixo. Falta apenas a “pá de terra”. Vai esperar ou reagir? O Sr. foi posto no cargo para evitar o que não está evitando, mesmo respaldado na Lei. ARTIGO 142 JÁ!

  6. O Brasil assiste de camarote mais uma panaceia desvairada da maior instância da Justiça brasileira, o STF. Acho que toda classe de juristas brasileiros, o Congresso Nacional e toda sociedade devem se unir e enfrentar estas aberrações jurídicas que chegam a seu ápice. Quanto à decisão de ontem, dessa tal 2ª Turma, não há mais o que se questionar: O STF quer trazer de volta o Lula e sua quadrilha para governar o Brasil, de novo! Alguém tem mais dúvida quanto a isso? Com a palavra (decisão) o povo brasileiro não votando em políticos canalhas; o Congresso aprovando voto impresso (para evitar ordem contrária do TSE, dando vitória à esquerda), e mudando a lei para designar ministros para o STF.

  7. o STF ou melhor o SVN (Suprema Vergonha Nacional) se arvorou em Ministério da Verdade (1984 George Orwell), pousem o avião que eu quero descer.

  8. Enquanto isso, as PM dos governadores ditadores do lockdawn estão barbarizando enquanto os “democratas” e os “defensores dos direitos humanos” estão com os bicos bem fechadinhos. Tudo graças aos supremos knalhas.

  9. Sinceramente, até mudar voto foi necessário para livrar o maior ladrão do Brasil? Não existe mais nenhum preso ou condenado com justiça nesse país. Temos que soltar todos os presos do Brasil e acabar com a justiça criminal desse país.

  10. O objetivo dessa chincana é liberar o vigarista de nove dedos para ser candidato a presidente. No entender da quadrilha tucano-petralha, ele é o único que tem chance de derrotar Bolsonaro. Pior, graças aos isentões que têm nojinho do Capitão e não cessam de vomitar seus preconceitos, há sério risco do larápio ser eleito. E não duvido que, no segundo turno, até Sérgio Moro esteja no palanque do Lula…

  11. Penso o contrário.
    Tô de saco cheio de gente ao meu lado, parentes que vivem pedindo dinheiro porque trabalham pouco, miseráveis que nunca gostaram de por a mão na massa, botequeiros que vivem de esmolas, barbas mal feitas e filosofias baratas, dizendo que esse FDP nos merece!!!
    Que venha o julgamento.
    Que Lula acione os bandidos da Odebrech, o Palozzi e essa vagabundada que declara em alto e bom tom que esse bandido nada vale.
    Que passemos este País à limpo.
    Parabéns Mineira Carmen Lúcia, parabens Ministros que querem ver a coisa sendo passada à limpo.
    Que se culpem os juízes que comeram dinheiro público durante anos, nos tapeando. São todos do PSDB? Porque não pegaram o Mântega e toda a quadrilha só o Lula, tão querido pela esquerda? Briga entre facções PT, PSDB, PSOL, MDB, PP, toda essa corja?
    Então foi mentira o que a Rede globolixo, enquanto recebia dinheiro público para sobreviver, nos contava na TV?
    Obrigado competentes ministros do STF. Que seja breve o desenrolar da coisa!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.