Momentos antes da soltura de Capitão Assumção (PL-ES), o deputado federal Gilvan da Federal, também do Partido Liberal (PL), afirmou que o crime do parlamentar foi defender seu país. A declaração foi feita durante uma entrevista exclusiva a Oeste, na noite da quinta-feira 7.
Gilvan disse estar feliz com a soltura do colega de partido, visto que a prisão, ao seu ver, foi injusta. Ele também ressaltou que criminosos, presos por crimes hediondos, são soltos de forma recorrente, enquanto Assumção teve de permanecer encarcerado por um suposto crime de opinião.
“Estou feliz, foi uma prisão injusta”, disse Gilvan. “Vemos aí traficante, pedófilo, estuprador sendo solto… E, no caso do deputado Capitão Assumção, o crime dele é defender seu país, defender sua pátria.”
Para ele, as acusações de “crime de opinião” contra Capitão Assumção são absurdas. Em sua visão, todos os cidadãos têm direito de fazer críticas a figuras públicas, independentemente de sua relevância no cenário político brasileiro.
Leia também: “EXCLUSIVO: liberdade de Capitão Assumção é ‘ponto de inflexão’ para o país, avalia Magno Malta”
Gilvan disse que recebe críticas recorrentes de políticos e militantes dos partidos PT e Psol, que “defendem os bandidos e a legalização das drogas”. Ressalvou, no entanto, que não se importa por ter consciência de que políticos são “funcionários” da sociedade e de que “supremo é o povo”.
Gilvan da Federal comemorou soltura de Capitão Assumção e criticou Câmara dos Deputados
O deputado federal também parabenizou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e criticou colegas da Câmara dos Deputados. Para ele, os parlamentares se “acovardaram” ao votar pela prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira.
“Hoje foi feita a justiça”, disse Gilvan. “Parabéns à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Sou deputado federal, mas se hoje Daniel Silveira está preso, é porque os deputados da Câmara se acovardaram e não defenderam o colega.”
Gilvan afirmou que há uma grande diferença entre os parlamentares da Câmara e os deputados estaduais da Ales, que votaram a favor da liberdade de Capitão Assumção.
Ele também afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), precisa sofrer um impeachment. “Quem dera se o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendesse os parlamentares que estão lá e colocasse o ministro Alexandre de Moraes em seu devido lugar”, disse o deputado. “Porque esse ministro tem de ter um impeachment“.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Não sei porque estão comemorando, pois o deputado continua preso, quem usa tornozeleira eletrônica, não pode se manifestar nas redes sociais, e está proibido de dar entrevistas, não é uma pessoa iivre.