publicidade
Política

O que será servido no almoço de posse de Donald Trump?

Banquete remonta a uma tradição que teve início em 1953

Donald Trump vai assumir a Presidência dos Estados Unidos na próxima semana | Foto: Brian Snyder/Reuters
Donald Trump vai assumir a Presidência dos Estados Unidos na próxima semana | Foto: Brian Snyder/Reuters

Depois de empossado em novo mandato na Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump participará de um tradicional almoço servido ao presidente no Capitólio dos EUA. O evento é organizado pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Inauguração.

O ato é uma tradição que remonta a 1953. Embora ainda não tenham divulgado o cardápio para o evento de 2025, o histórico dá uma pista do que está à mesa. Habitualmente, são três pratos: um de frutos do mar, uma carne bovina e uma sobremesa — que, da última vez, foi acompanhada de sorvete.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em 2017, quando Trump tomou posse pela primeira vez, cerca de 200 convidados saborearam um banquete cujo prato de entrada foi lagosta do Maine e camarões do golfo cobertos com molho de açafrão e crumble de amendoim. Na sequência, houve carne Angus Seven Hills grelhada com molho de chocolate amargo e zimbro, acompanhada de gratinado de batata. Para finalizar, o menu incluía um suflê de chocolate com sorvete de cereja e baunilha.

O tema do almoço do presidente Donald Trump

Para 2025, o tema da posse é “Nossa Democracia Duradoura: Uma Promessa Constitucional”, que “reconhece o compromisso dos Fundadores com as futuras gerações de americanos para preservar a continuidade e a estabilidade do nosso sistema democrático de governo”, de acordo com o comitê organizador. O evento é uma oportunidade de celebrar essa herança, com pratos que podem trazer influências da Flórida, onde Trump reside, e de Ohio, lar do vice-presidente J.D. Vance.

Donald Trump e J. D. Vance
Fotografias oficiais de Donald Trump e J. D. Vance, seu vice| Foto: Reprodução

O almoço ocorre no Salão das Estátuas e inclui não apenas uma refeição, mas também discursos, apresentações de presentes e brindes à nova administração. O menu costuma espelhar as origens dos líderes, além de estar alinhado com o tema da cerimônia.

Cardápios anteriores

Comparando com eventos passados, em 2013, durante a segunda posse de Barack Obama, os convidados desfrutaram de lagosta cozida, chowder da Nova Inglaterra, bisão grelhado e uma sobremesa de torta de maçã do Vale do Hudson. Na segunda inauguração de George W. Bush em 2005, a sobremesa foi pudim de limão cozido no vapor e compota de cereja selvagem com maçã, sem incluir sorvete.

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade