O ministro Luís Roberto Barroso e os seus pares usam da fórmula “o STF é o guardião da democracia” sempre que o tribunal se vê sob o que julga ser ameaça.
De fato, o STF é guardião da democracia, mas esta não é uma exclusividade dos seus ministros. Todos nós o somos.
O STF é guardião de democracia quando julga conforme as leis, não a despeito delas, extravasando das suas funções constitucionais.
O Legislativo é guardião da democracia quando elabora leis do interesse da nação, não apenas em causa própria ou de grupos poderosos, e defende a separação entre os poderes.
O Executivo é guardião da democracia quando implementa políticas para o bem de todos, não para satisfazer apetites eleitoreiros e espúrios.
O trabalhador é guardião da democracia quando luta pelos seus direitos, não quando atenta contra a ordem econômico-social.
O empresário é guardião da democracia quando reivindica uma carga fiscal menos onerosa, não quando sonega impostos ou compra políticos e juízes.
A imprensa é guardiã da democracia quando fiscaliza o poder, não quando se acumplicia com ele.
O jornalista é guardião da democracia quando publica o que apura e escreve o que pensa, sem medo de ter a cabeça cortada a pedido de um figurão que se acha acima do bem e do mal.
O cidadão, não importa a sua classe social ou a ideologia que professa, é guardião da democracia quando faz pleno uso da liberdade de expressão, conforme está na Constituição, não quando depreda patrimônio público.
Os guardiões da democracia são todos aqueles que entendem que democracia não significa a paz dos cemitérios, o silêncio dos adversários, mas o conflito inerente a uma sociedade diversa mediado pela política.
Leia também: “Michel Temer: ‘Quanto antes acabar o inquérito das fake news, melhor'”, entrevista publicada na Edição 238 da Revista Oeste
A mais alta fossa fecal do Brasil!
Perfeito seu final : ” Perdeu mané ” ; ” Missão dada ” ; ” Cala boca já morreu fake de minsitra ” – são mais que exemplos que alguns devem ser expurgados.
A Constituição não pode é não deve dar tantos poderes a um grupo de 11 vitalícios.
Tem que corrigir distorções sérias. Pra mim dos 11 pelo menos 3 deveriam ser exonerados. O Senado é que me representa e não isso aí.
Perdeu Mane, Missão dada é Cala Boca já Morreu não servem pra mim.
IIncrédulo em relação ao título da matéria: =>”O STF não é o único guardião da Democracia”<=.
Ora, quem pensa assim, seja lá em que instância ou segmento da sociedade, desconhece que a Constituição é uma obra do povo; logo, os reais guardiões dela somos nós, o povo, sendo os demais com tal atribuição temporária, apenas outorgados em potencial para tanto!
Esse ministro Roberto Barroso, além de ser um verdadeiro militante no STF, já conceder-se-á um indulto individual ao réu Zé Dirceu, de uma decisão injustificável da presidente Dilma Rousseff, e atualmente esse famigerado ministro do STF, vem causando todas decisões antidemocráticas no país.
Ministros Barroso então o senhor cabe nesse pacote e todos da sua classe, eu não pensei que o senhor fosse tão mal caráter por tal atitude tudo pode pior o senhor tem que ser um lixo, quem ganha um salário mínimo, vocês são capazes de fazer essa putaria o senhor não merece estar aí que despalterio desumano está quase morrendo do seu próprio veneno.
Gostei muito do artigo. O último parágrafo encerra o texto de modo primoroso! De fato, todos nós somos guardiões da democracia, desde que entendamos exatamente o que isso significa. Parabéns ao Mário Sabino!
São guardiões da DITADURA
O QUÊ É a Tal “Direita Permitida” do Silas Malafai o Pastor que NÃO guarda segredos de confissões….Trouxa de quem acredita nesse farsante, …do Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes, do Caiado dentre outros que CAÍRAM a MASCARA recentemente…
Direita permitida é o grupo politico reciclado PSDB…
Que toleram Nóias Cracudos e Cracolândia, pois são vítimas do sistema,
Dos Menores Infratores, pois não tiveram chances na vida,
Que são amigos e trabalham juntinhos de padres e pastores pedófilos em suas ONGS para “salvar” os 2 grupos acima,
DIREITA PERMITIDA Faz vistas grossas para o crime organizado, apoia a saidinha de presos, adoram pagar hotéis e 6 meses de salário mínimo para os presos soltos,
Direita permitida É unha e carne com os PTRALHAS…e adoram soltarem enterrar crimes dos notórios Criminosos do BOSTIL…
NÃO DEIXEM BOLSONARO SÓ meu povo….a DIREITA PERMITIDA é composta pela MARGINALIDADE Tucana PSDB, PSD PSB…São Esquerda.
Excelente artigo! Importante chamamento!!!! Obrigada!
Parabéns, Mário!
Finalmente um artigo seu sem mencionar “você sabe quem”! Sem o fígado atrapalhando!
Esses senhores e essa senhora da foto, até agora, apenas têm cuidado de seus interesses pessoais: Lisboa, cônjuges advogados beneficiados, políticos de estimação, contratos com escolas de sua propriedade, cancelamento da Lava-jato em troca sabe-se lá de quê, perseguição implacável a pessoas inocentes, demonstrações absurdas de poder (achando que o povo os teme). É um bando, uma corja – são bandidos piores que aqueles a quem protegem. Enquanto isso, milhares de processos de interesse da população amontoam-se nos gavetões do STF.
Parabéns, Mário!! Excelente artigo !! Esses espertinhos do STF acham que são os únicos baluartes da modalidade!
Moralidade.